logo

Telefone: (11) 3024-9500

Temporada das jubartes: opções de destinos para ver baleias de perto no Brasil | Qual Viagem Logo

Temporada das jubartes: opções de destinos para ver baleias de perto no Brasil

25 de julho de 2025

Ainda dá tempo de ver de perto um dos espetáculos mais incríveis da natureza: a migração das baleias-jubarte pelo litoral brasileiro. Entre junho e agosto, esses gigantes do mar saem das águas geladas da Antártida em direção ao Brasil para procriar e cuidar dos filhotes – e quem estiver no lugar certo, na hora certa, pode vê-las saltar a poucos metros de distância.

Pensando nisso, a Civitatis, plataforma de passeios e experiências em mais de 160 países, selecionou quatro destinos no Brasil onde você ainda pode vivenciar o avistamento das baleias-jubarte nesta temporada, com segurança, guias especializados e roteiros pensados para aproveitar cada momento do passeio.

Rio de Janeiro

Na capital fluminense, a travessia parte da Marina da Glória e oferece vistas únicas do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar antes de adentrar o mar aberto. O avistamento de baleias no Rio de Janeiro com a Civitatis ocorre entre junho e agosto, período em que as jubartes costumam passar pela região. Além dos cetáceos, é comum avistar golfinhos, tartarugas e aves marinhas durante o trajeto.

Ilha de Boipeba (BA)

Na tranquila e preservada ilha baiana, o passeio de barco com avistamento de baleias-jubarte inclui uma breve palestra com oceanógrafos e navegação segura até o ponto de observação, onde o visitante tem a chance de ver jubartes de até 15 metros de comprimento emergindo da água. Após o avistamento, ainda é possível mergulhar nas águas calmas e cristalinas do Atlântico antes de retornar à ilha.

Abrolhos (BA)

O arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia, é considerado o maior berçário das baleias-jubarte no Atlântico Sul. A temporada de avistamento é intensa e reúne pesquisadores, mergulhadores e viajantes que saem em embarcações autorizadas da cidade de Caravelas, na Bahia, rumo ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos para ver as baleias no local em que elas se reproduzem.

Ilhabela (SP)

A pouco mais de três horas de São Paulo, Ilhabela também se tornou ponto estratégico para avistar jubartes. As chances de encontro com os cetáceos são altas entre os meses de junho e agosto. A combinação entre observação marinha e mergulhos de snorkel em águas cristalinas atrai visitantes interessados em ecoturismo e contato com a natureza.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / blake81

Comentários