logo

Telefone: (11) 3024-9500

Riviera Maia: passeios para descobrir a cultura local | Qual Viagem Logo

Popular resort Playa del Carmen, Mexico

Riviera Maia: passeios para descobrir a cultura local

1 de outubro de 2021

Caminhar entre as lojas nos mercados da Riviera Maia é entrar num mundo de novos aromas, formas e cores. Nesses locais é possível descobrir os frutos da região e sentir-se à vontade para tirar dúvidas com seus gentis vendedores.

A cultura local floresce entre as coloridas barracas, e é possível comprar produtos naturais e comidas feitas em estilo caseiro. Em cada conversa, consulta ou compra é possível perceber a hospitalidade característica de todo o México.

Os mercados acontecem ao longo da semana, sendo portanto possível encontrar um ou mais deles num determinado dia. Isso permite ao viajante descobrir esses lugares com espontaneidade, ou organizar um itinerário de visitas de acordo com o seu próprio interesse.

De segunda a sexta, as opções incluem o Mercado Akumal, localizado na entrada principal da aldeia, que possui produtos frescos como abacaxis, papaias e mangas. Um passeio por ali também leva à descoberta dos murais espalhados pelas ruas.

Cenário artístico

Já para se aprofundar no cenário artístico, nada melhor do que visitar as exposições localizadas ao longo da Riviera Maia. Há muitos espaços dedicados à pintura e à escultura para o visitante escolher.

A Casa de Arte Popular Mexicana é uma das propostas mais completas dedicadas à estética típica deste lugar. Localizado na zona do Parque Xcaret, apresenta uma colecão de obras de todo o México, tais como máscaras e instrumentos musicais.

Nessa mesma linha, a região permite aos seus visitantes ficar em espaços inspirados na tradição local, como o UNICO 20°87° Hotel Riviera Maya, onde é possível deleitar-se com cocktails e pratos concebidos a partir de ingredientes característicos.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Além disso, o resort da rede de hotéis RCD tem quartos decorados na estética local para continuar esta experiência imersiva nesta cultura até mesmo nas horas de descanso, além das caminhadas e passeios ao longo das praias caribenhas.

Quinta Avenida

Nesse roteiro, não podia faltar a Quinta Avenida de Playa del Carmen, uma rua que corre paralela ao mar e que possui diversos restaurantes, boutiques, barracas de artesanato e galerias de arte.

Foto por iStock / ronniechua

Foto por iStock / ronniechua

Andar pela Quinta é encontrar espetáculos repentinos. Naturalmente, é também uma oportunidade de conhecer os diferentes artigos oferecidos nas suas lojas, tais como as árvores da vida ou os chapéus e sarongs.

Outra boa opção é visitar as instalações de “Ah Cacao” para saborear preparações feitas à mão, com a possibilidade de aprender sobre a história do cacau dentro da cultura maia.

Foto por iStock / James Kelley

Foto por iStock / James Kelley

Finalmente, vale a pena mencionar o Paseo de Murais da Avenida 10, nas proximidades da Quinta, uma área pouco conhecida, mas onde é possível apreciar a sensibilidade de diferentes artistas que abordaram temas tradicionais para ornamentar a cidade.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Iren_Key

Comentários