logo

Telefone: (11) 3024-9500

Reveillon, Carnaval e outras festas em Morro de São Paulo Logo

Reveillon, Carnaval e outras festas em Morro de São Paulo

28 de outubro de 2015

Nem tudo é tranquilidade nesse paraíso baiano. Morro de São Paulo atrai também quem não deixa de lado as festas. A agitação noturna não tem hora para terminar e reúne muita gente nas baladas com música para todos os gostos. Os principais points são a rua principal – Caminho da Praia –, a Segunda Praia e a Praça Aureliano Lima, no centrinho da vila.

A vocação para as festas fez de Morro de São Paulo um destino muito procurado durante o carnaval. Diferentemente da capital baiana, a festa na ilha dispensa o uso de abadás e não tem blocos e nem camarotes e acontece nas casas noturnas. E até o tranquilo povoado da Gamboa se transforma durante o carnaval, quando um trio elétrico anima os foliões na sua rua principal.

Os cinco dias após o carnaval – terça a domingo – são conhecidos como Ressaca de Carnaval e atrai muita gente para Morro de São Paulo. Depois de curtir os blocos e trios elétricos em Salvador, os foliões continuam a festa na ilha.

Já as comemorações do Reveillon são muito animadas e a maior festa acontece na Segunda Praia com muita gente vestida de branco para assistir à queima de fogos. Logo depois, o agito é no Village Paraíso Tropical, na Terceira Praia.

Foto: 8213erika via Istock

Foto: 8213erika via Istock

Outro concorrido evento é o Cortejo de São Benedito. Realizado no fim do mês de dezembro – geralmente dia 26 -, é bastante animado. Um morador é escolhido para representar a figura do santo e precisa se pintar de preto. O cortejo foi criado por antigos moradores descendentes dos portugueses para homenagear o santo que teria impedido o naufrágio de um navio negreiro. A grande procissão percorre praia e ruas do povoado ao som de batuque e cantos, além de arrecadar doações para a igreja.

Herança dos negros africanos, os congos dominam Cairu durante os festejos do Cortejo de São Benedito. Formado por um grupo entre 12 e 24 integrantes, que usam um figurino com camisa e calça branca, saia rodada à altura dos joelhos e uma coroa na cabeça enfeitada por lantejoulas. O ritmo é ditado pelos ganzás, instrumento feito de bambu.

No feriadão de 15 de novembro é realizado o Festival da Primavera. São quatro noites de shows e intensa programação cultural com renomados artistas. Já se apresentaram por lá nomes como Carlinhos Brown, Maria Gadú, Nando Reis, Capital Inicial entre outros.

Como em todo o estado da Bahia, os festejos de São João também acontecem em Morro de São Paulo ao longo de todo o mês de junho. As ruas são enfeitadas com bandeirinhas, shows são realizados na Praça Aureliano Lima e banquinhas vendem comidas tradicionais e licores.

Texto por: Tino Simões

Foto destacada:  Rawpixel-Ltd via Istock

Comentários