logo

Telefone: (11) 3024-9500

Pedra Pintada, seria aqui a entrada para El Dorado? | Qual Viagem Logo

Pedra Pintada Roraima

Pedra Pintada, seria aqui a entrada para El Dorado?

23 de junho de 2020

Localizada no estado de Roraima, a Pedra Pintada faz parte de um sítio arqueológico, em terras da reserva indígena de São Marcos e está a 140 Km de distância de Boa Vista.

Com cerca de quinze metros de altura, está representada em forma ondulada uma grande serpente, que pelo tamanho dá a impressão de serem duas, uma sobre a outra, e seguem em um padrão lógico até encontrar abaixo desenhos de sóis brilhantes e figuras com riscos justapostos. Seria um imponente portão de entrada para algum lugar?

Um dos grandes mistérios que envolvem a Pedra Pintada é a própria localização, pois está assentada sobre uma extensa planície, como se fosse um monumental megalítico, às margens do Rio Parimé, com a aparência de um ovo gigante. Diz a lenda que a região foi um lago, chamado Lago Manoa, e que seria também nessa região a entrada da cidade de ouro, que acreditam estar desaparecida em meio à floresta amazônica, procurada exaustivamente por muitos exploradores ao longo do tempo, chamada de El Dorado.Pedra Pintada

Com apenas trinta e cinco metros de altura, o lado exterior apresenta pinturas em cor branca rosada e, no interior, pinturas rupestres, algumas com quinze metros de altura. Foram encontrados ainda pedaços de cerâmica, machadinhas, contas de colar e outros artefatos; segundo arqueólogos, as inscrições datam de quatro mil anos. Muitos dos signos marcados nas paredes são bastante parecidos com encontrados nas civilizações egípcias, fenícias, grega, etrusca e hebraica.

Como explicar que em plena selva amazônica apareçam setenta e cinco letras e símbolos que foram utilizados por antigas civilizações europeias e asiáticas, até mesmo, muito antes da existência destas? No interior da Pedra Pintada, aparentemente, existe apenas um grande salão!

Quem leva

Roraima Adventures organiza esta viagem mediante autorizações da Comunidade Indígena e da FUNAI.

Mais informações: roraimaadventures.com.br

Texto por: Patrícia de Campos

Comentários