Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo PAC
No próximo dia 14 de setembro, a comunidade de Ouro Preto terá a oportunidade de conhecer de perto o processo de restauração em curso da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos. O bem, tombado em nível federal desde 1939, está em obras conduzidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura. O investimento é de cerca de R$ 3,7 milhões no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
A oficina “O Patrimônio em Obras: A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas”, promovida pela Prefeitura, insere-se no contexto de celebrações do Bom Jesus e integra a programação de educação patrimonial voltada para moradores, devotos, comunidade escolar e demais interessados.
Aberta ao público, a atividade gratuita inclui visitas guiadas em pequenos grupos de até 20 pessoas às obras de restauração, além de acolhida e contextualização histórica. A oficina conta ainda com exposição dialogada sobre técnicas e etapas de preservação, dinâmica de observação dos elementos arquitetônicos e artísticos e roda de conversa com restauradores, técnicos e representantes locais.
Serviço:
Oficina “O Patrimônio em Obras: A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas”
Data: 14 de setembro
Hora: das 14h às 16h
Local: Igreja do Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas, Ouro Preto (MG)
Entrada gratuita por ordem de chegada
Imagem destaque por Pedro Vilela
Texto por agência com edição de Isadora Lacerda