logo

Telefone: (11) 3024-9500

Música, turismo contemplativo e cultura alemã em Frutillar, no sul do Chile | Qual Viagem Logo

Música, turismo contemplativo e cultura alemã em Frutillar, no sul do Chile

11 de maio de 2022

Localizada bem em frente aos cumes dos vulcões Osorno, Putiagudo e Morro Tronador, a cidade de Frutillar é um cartão-postal do sul chileno e merece uma visita de pelo menos dois dias.

A cidadezinha, que mais parece uma maquete de tão perfeita, tem enorme influência alemã, desde as características de sua arquitetura até a gastronomia. Aliás foram eles que colonizaram a região em meados do século XIX. Outro destaque é que, como em Puerto Varas, fica à beira do Lago Llanquihue, com vistas igualmente (ou até mais) incríveis dos vulcões Osorno e Calbuco no horizonte. É mesmo um passeio lindo e que realmente vale a pena fazer.

O turismo gastronômico e cultural pode ser completado pelo turismo contemplativo, pois essa região é um verdadeiro colírio para os olhos e um dos cenários preferidos para boas fotos.

Para se chegar a Frutillar pode se alugar um carro em Puerto Varas ou usar transporte público, através de micro-ônibus que servem a região. Esse tem o nome de “Thaebus” e saem do centro de Puerto Varas. Há um site muito útil do governo sobre o transporte na região dos Lagos Andinos, no qual é possível conferir os horários de saída, trajeto e chegada desses ônibus.

O nome Frutillar vem de “frutilla”, que em português significa morango. Muitas construções em madeira e esculturas de notas musicais, ao longo do Lago Llanquihue, deixam o clima da cidade especial. Aliás, Frutillar é muito famosa na região por sediar um dos eventos de música mais importantes de todo o Chile, o Semanas Musicales, que acontece desde 1968. Por essa razão também a cidade possui o moderno e inspirador Teatro Del Lago, onde é possível realizar visitas e ver apresentações o ano todo.

Contudo, a maior razão para visitar Frutillar é mesmo as vistas belíssimas que se tem do Lago Llanquihue e a influência alemã observada por todos os lados. No primeiro caso, uma volta na principal avenida (beirando o lago), especialmente num dia de tempo aberto, já é de impressionar: impossível não ficar abismado com a beleza dos vulcões Osorno e Cabulco no horizonte. No verão, um belo calçadão, um píer e até uma praia servem de local ideal para turistas e locais relaxarem, fazerem atividades ao ar livre e até tomarem um banho de lago.

Não dá para deixar de experimentar em Frutillar a Kuchen, uma torta de creme e frutas de origem alemã, encontrada em vários cafés e restaurantes na cidade. Quem tiver com mais tempo, vale a pena conhecer também o Museu Colonial Alemão, mostrando melhor a influência da cultura germânica na cidade. Na rua Philippi, por exemplo, estão os restaurantes e empórios, hotéis boutique e salões de chá, com deliciosos strudels, tortas e outras guloseimas consideradas as melhores de todo o Chile. Para conferir a história e o legado dos colonos alemães, uma visita obrigatória é o Museu Colonial Alemão.

Mas nem tudo é história e comida nessa cidade, ainda mais durante o verão, quando se comemoram as Semanas Musicais de Frutillar. É a desculpa perfeita para desfrutar de espetáculos de música clássica, rock, jazz e novas tendências no Teatro Del Lago, uma obra imponente não só pela arquitetura, mas também pelo seu vínculo com a comunidade.

Outro passeio que pode ser feito a partir de Frutillar é o caminho costeiro do lago Llanquihue para o sul, margeando Punta Larga numa rota de 12 km que corre pela península junto ao lago, com vistas espetaculares, serviços e atrações para a prática de esportes náuticos e pesca. Visite também o monumento dos colonos, onde aparecem placas de bronze com os nomes dos pioneiros alemães que deram origem em 1852 ao povoado que mais tarde se transformou na cidade de Llanquihue, um importante centro industrial localizado na foz do lago de mesmo nome.

Já rumo ao norte, outra alternativa de passeio é visitar e explorar as belezas de Octay. Depois de 18 km se chega a Los Bajos, um antigo porto lacustre. Seguindo pela rota começa a despontar a península de Centinela com o imponente vulcão Osorno que domina as paisagens, ícone completo deste belo canto do sul do Chile.

Quem leva

Você pode comprar pacotes para o sul do Chile diretamente com as seguintes empresas no Brasil: cvc.com.br, flot.com.br e adventureclub.com.br. Ou, se desejar um roteiro mais personalizado, pode contar com todo o expertise da patagoniaexperience.com.br.

Onde ficar

Cabanã del Lago, em Puerto Mont – hotelcabanadellago.cl

Mais informações em: chile.travel / sernatur.cl

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. O jornalista viajou a convite da Sernatur e do Governo Regional de Los Lagos, com a proteção do seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

Fotos por: Cláudio Lacerda Oliva

Comentários