Monte Verde, localizada no Sul de Minas Gerais, é conhecida como “Suíça Mineira” graças ao clima frio e à arquitetura que faz referência aos vilarejos alpinos da Europa. Entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, o charmoso vilarejo é um destino que une natureza, gastronomia e tradições europeias importadas durante a colonização de imigrantes da Letônia.
Além das belas paisagens e atmosfera acolhedora, o destino fica próximo de Camanducaia e Extrema, com fácil acesso também a São Paulo e Campos do Jordão. Nessa bela cidade você também pode desbravar trilhas e conhecer mirantes com vistas impressionantes da região.
O distrito, sinônimo de tranquilidade e contato com a natureza, é um dos destinos de inverno mais procurados no Brasil. É nesse período que acontecem as geadas e o Festival de Inverno, que une o melhor da música, cultura e gastronomia. No entanto, também é recomendado conhecer Monte Verde na primavera, estação que encanta com jardins floridos e clima agradável.
Conheça algumas das atividades disponíveis
- Trilha do Pinheiro Velho e Pedra Redonda
- Parque Oschin e o Orquidário MV
- Mirante do Aeroporto, com vista panorâmica da serra
- Produção local de cervejas artesanais
- Avenida Monte Verde: coração turístico com lojas e restaurantes
Entre as diversas trilhas da região, a Trilha da Pedra Redonda se destaca como uma das mais populares e acessíveis da região, sua vista é perfeita para admirar o horizonte. Já a Trilha do Pinheiro Velho, com 1.2 km de extensão e nível de dificuldade fácil, é ideal para quem deseja explorar a Mata Atlântica e observar o esplendoroso pinheiro de 500 anos de idade. O Parque Oschin, por sua vez, possui 500 mil metros de área verde e opções gastronômicas muito atrativas.
O Orquidário MV é imperdível para os visitantes de Monte Verde. Lá você tem a oportunidade de observar orquídeas magníficas e conhecer de perto curiosidades sobre plantas carnívoras: são mais de 1500 espécies de orquídeas e 150 carnívoras, além de cactos, bromélias, suculentas e muitas outras coleções. Monte Verde também abriga um mirante de visitação gratuíta e diversas lojas perfeitas para quem adora compras e moda.
Gastronomia que mescla sabores mineiros e europeus
Em Monte Verde você encontra variados e charmosos restaurantes, bistrôs, cantinas italianas, botecos e restaurantes mineiros. Uma das opções é o Boteco Vila Germânica, que se destaca pela atmosfera rústica e aconchegante. O cardápio mescla pratos típicos, como trutas e fondue e o atendimento é sempre atencioso. Essa incrível experiência é complementada pela presença de música ao vivo e a inclusão de um espaço amigável para animais de estimação.
O Fritz Cervejaria Artesanal, próximo da Trilha do Pinheiro Velho, é aberto ao público de quarta a sexta à partir das 19 horas e aos sábados à partir das 13 horas e oferece uma verdadeira culinária alemã. Também é possível visitar a fábrica da autêntica cerveja artesanal alemã em uma experiência única entre os tonéis de lúpulo e malte.
Onde se hospedar em Monte Verde

A Pousada Jardim da Mantiqueira dispõe de Wi-Fi gratuito e estacionamento privativo, um belo jardim, além de um buffet de café da manhã e banheira de hidromassagem. É uma ótima opção de hospedagem devido à sua localização privilegiada e serviços espetaculares. As acomodações são equipadas com uma área de estar, TV de tela plana a cabo , banheiro privativo com produtos de banho de cortesia e um guarda-roupa.
Na Pousada Pedras e Sonhos, todos os quartos dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana, um banheiro privativo que conta com roupões de banho, amenidades de banho L’Occitane de cortesia e um secador de cabelo. A Pousada também dispõe de estacionamento privativo gratuito, WiFi, um spa panorâmico e varandas nos chalés.
Mais informações: www.pedrasesonhos.com.br e www.pousadajardimdamantiqueira.com.br
Foto destaque por Marcio Masulino
Texto por agência