logo

Telefone: (11) 3024-9500

Luxemburgo: encanto e história no coração da Europa | Qual Viagem Logo

Old Part of Luxembourg City

Luxemburgo: encanto e história no coração da Europa

24 de junho de 2016

Entre a Bélgica, a França e a Alemanha encontra-se o único Grão-Ducado do mundo: Luxemburgo. Com apenas 2.500 km² e cerca de 500 mil habitantes, o país tem um IDH elevado e um dos maiores PIB per capita do mundo. Apesar do pequeno território, Luxemburgo possui uma história rica e muita cultura, além de ter três línguas oficiais: luxemburguês, de origem germânica, alemão e francês.

Luxembourg City

Foto por iStock / Joris Van Ostaeyen

Quase 40% dos residentes no país são imigrantes, o que significa que dá para conhecer gente de tudo quanto é canto do mundo. O curioso é que Luxemburgo recebeu muitos imigrantes portugueses, que representam mais de 15% de sua população total. O português, inclusive, é uma das línguas mais faladas em todo o país.

Luxembourg

Foto por iStock / PocholoCalapre

A capital e principal cidade também tem o nome de Luxemburgo. É tipicamente europeia, com um cenário que lembra um conto de fadas, além de tudo ser muito limpo, tranquilo e organizado. Próximo à praça central da cidade, a Place Guillaume II, fica o Palácio dos Grã-Duques. Perca-se pelas belas ruas do centro histórico e visite também a Catedral de Notre Dame, a Praça da Constituição e o Museu Histórico da Cidade de Luxemburgo. Aproveite a gastronomia local, com uma mistura entre pratos belgas, franceses e alemães, nos diversos restaurantes, cafés e lojas de chocolate do centro.

Grund district of Luxembourg City seen with Neumuenster Abbey and Alzette river

Foto por iStock / Serbek

Um dos passeios mais imperdíveis é o Chemin de La Corniche, no qual você vai caminhar pelas antigas fortificações da cidade e apreciar vistas incríveis. As Casemates são as partes mais antigas, com túneis de pedra e câmaras subterrâneas. Outro lugar surpreendente é o Viaduc, com seus grandes arcos. Depois de aproveitar as vistas do alto das muralhas antigas, desça até o Barrio Grund, com belas árvores, casas em estilo germânico e canais.

"Castle in Vianden, Luxembourg on a summers morning"

Foto por iStock / Destonian

O interior do país encanta por seus castelos e florestas. Como o país é pequeno, é muito fácil viajar para outras cidades a partir da capital, seja de trem ou de carro. Faça trilhas em meio à natureza e visite lugares incríveis, como o Castelo de Vianden, o Castelo de Bourscheid, o centro antigo da cidade de Vianden e muito mais. As pequenas vilas do interior costumam organizar festas populares, com muita música e comida.

Como chegar

A KLM oferece voos de São Paulo a Luxemburgo, com uma escala em Amsterdã. Outra opção é voar até uma das principais cidades da região, como Paris e Bruxelas, e, então, pegar um trem até a Cidade de Luxemburgo.

Onde ficar

Meliá Luxembourg – melia.com/en/hotels/luxembourg/luxembourg/melia-luxembourg/index.html

Park Inn by Radisson Luxembourg City – parkinn.com/hotel-luxembourg

Novotel Luxembourg Centre – novotel.com/gb/hotel-5556-novotel-luxembourg-centre/index.shtml

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / interlight

Comentários