logo

Telefone: (11) 3024-9500

Julho marca início da temporada de observação de baleias Franca em SC | Qual Viagem Logo

baleias-franca-instituto-australis-2019

Julho marca início da temporada de observação de baleias Franca em SC

22 de junho de 2021

Mais uma temporada de observação de baleias franca está chegando. A última, em 2020, foi marcada pelo auge da pandemia do novo coronavírus, modificando o perfil de turismo realizado no Brasil e no mundo. Com o isolamento e distanciamento social, houve aumento na procura por roteiros de ecoturismo, em espaços ao ar livre, com muita natureza.

Nesse novo cenário, a Rota da Baleia Franca se destaca pelo perfil de destinos procurado pelos turistas, pós pandemia. Formada pelas cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba, a RBF possui todas as características de um roteiro seguro para viajar neste contexto.

Oficialmente, julho é o mês de abertura da temporada das baleias franca no litoral sul de Santa Catarina, quando essas gigantes migram em busca de águas mais quentes e calmas para parir e amamentar seus filhotes.

As três cidades se destacam por concentrarem os melhores pontos para observação de baleias por terra. Aliás, essa é uma característica ímpar do roteiro. O principal local do Brasil em que é possível avistar baleias por terra, bem próximo da praia (em costões, dunas ou até da areia da praia). Um turismo responsável, sem impacto ao berçário natural das baleias franca.

“Como tivemos a incidência de um grande número de Baleias Jubarte passando por aqui, algo inédito para nossa região, pois elas se concentram na região nordeste do Brasil. Estamos com a expectativa de muitas baleias franca também. Já estamos sentindo o movimento deste turismo pós quarentena, pois estamos com recorde de cotações para o período”, destacou o coordenador da Rota, Felipe Uzascki.

Ao todo, as três cidades possuem mais de 35 praias, roteiros de observação de baleias franca e botos pescadores, diversos pontos turísticos ao ar livre, trilhas de diferentes níveis e distâncias, patrimônios históricos e culturais tombados pelo IPHAN, passeios de barco, restaurantes especializados em frutos do mar, hotelaria e pousadas diversificadas para viajantes de todos os perfis.

Além disso, a região está a menos de 50 quilômetros da região de águas termais de Termas do Gravatal, próximo ao aeroporto de Jaguaruna e à Serra Catarinense.

“Um destino ideal que une serra, mar e águas termais, numa só viagem”, destacou a empresária e proprietária do Hotel e Restaurante Atlântico Sul, em Laguna, Jane Vieira.

Agências de turismo estão com boas expectativas

A agência Amo Garopaba, que integra o núcelo de empresários da Rota da Baleia Franca, confirma o otimismo para a temporada 2021. “Nossa expectativa quanto a temporada de baleias é muito boa. Esse ano oferecemos o passeio principal, que é a Expedição Baleia Franca, consiste na busca pelas mamães e filhotes, percorrendo praias com maior índice de avistagem, dentro da Rota da Baleia Franca (Garopaba, Imbituba, Laguna), fazendo paradas para observação em mirantes naturais, visita técnica no Instituto Australis (se tudo der certo, e estiver aberto), e oferecemos um almoço com gastronomia típica da região”, destaca a proprietária, Caroline xxx.

Além disso, a empresa tem outros roteiros, confira:

Para os mais aventureiros, será ofertada uma trilha pelos berçários da baleia franca. Percurso médio de 11km, percorrendo os costões de 5 praias da região. E ainda, a opção de conciliar um passeio à cavalo, unindo o roteiro até a praia de Ibiraquera, com a possibilidade de avistagem das mamães e filhotes.

“A Expedição e a trilha pelos berçários podemos adaptar e personalizar conforme cada cliente. E a cavalgada por se tratar de percurso longo, de 3hs de roteiro, não aconselhamos fazer com crianças, e nem pessoas que nunca cavalgaram. Então, estamos com tudo pronto! Esperando as Baleias Franca”, ressaltou Caroline.

A Rota da Baleia Franca

A Rota da Baleia Franca (RBF) é um destino de ecoturismo no litoral sul de Santa Catarina, com foco em observação de Baleias Franca. É desenvolvida por empreendedores de três cidades (Laguna, Imbituba e Garopaba) com o objetivo de fortalecer um roteiro de inverno, na baixa temporada.

Além do destino se enquadrar num novo contexto de turismo, devido à pandemia do novo Coronavírus, que prevê distanciamento social e atividades na natureza, a RBF não se resume às baleias, alia também esportes de aventura, trilhas, praia, cultura, história, observação de aves e outros cetáceos, como os Botos Pescadores de Laguna.

O grupo, formado por guias de turismo, condutores ambientais, artesãos, proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, representantes de associações, instituições e do poder público, com apoio do Sebrae e Prefeituras, está se desenvolvendo, desde 2015, baseado em diretrizes de sustentabilidade, governança, melhoria do ambiente de negócios e representatividade.

Mais informações: rotabaleiafranca.com.br

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto: Divulgação/ Instituto Australis

Comentários