logo

Telefone: (11) 3024-9500

Escolha o seu passeio ecológico na Flórida | Qual Viagem Logo

unnamed-2021-04-30t145606-319

Escolha o seu passeio ecológico na Flórida

30 de abril de 2021

Os destinos eco-friendly se destacam pelos cuidados com a preservação da natureza e também em promover o turismo com o menor impacto possível ao meio ambiente. A Flórida tem uma grande variedade de opções de passeios ecológicos, em que os visitantes não apenas admiram as belezas naturais, mas também se conscientizam da importância de contribuir com o desenvolvimento do turismo sustentável. Inspire-se nas sugestões abaixo para planejar seu roteiro quando as viagens forem retomadas.

Admire a vida marinha de Lauderdale-By-The-Sea

Lauderdale-By-The-Sea é uma pequena cidade à beira-mar na costa leste da Flórida, ao norte de Fort Lauderdale. Ali vivem cerca de 6 mil pessoas e, por não ser permitida a construção de edifícios altos ao longo da orla, a cidade manteve o charme da Flórida da década de 1950. Basta uma pequena caminhada para chegar a qualquer lugar: à praia, ao Anglin´s Fishing Pier e aos restaurantes e lojas do Commercial Boulevard. Por isso, os visitantes podem deixar o carro parado durante sua estada na cidade, contribuindo para a redução da pegada de carbono.unnamed-2021-04-30t150049-443

Conhecida como a “capital do mergulho de praia do Sul da Flórida”, Lauderdale-By-The-Sea proporciona aos mergulhadores a oportunidade de nadar facilmente até os recifes de coral – eles estão a uma distância de apenas 100 metros da praia. Há vários projetos sustentáveis e voltados à preservação do meio ambiente e vida animal, como o que prevê a recuperação de 4 mil corais do tipo chifre-de-veado; a plantação, nos últimos 5 anos, de mais de 200 mil sementes de aveia-do-mar, um tipo de grama que promove o crescimento das dunas, e o programa de conservação de tartarugas marinhas, monitorando as praias de desova.

Além disso, os moradores participam do programa Butterflies by the Sea, que incentiva o cultivo de plantas que atraem borboletas. A cidade ainda abriga um pequeno apiário na prefeitura – são as abelhas que polinizam as palmeiras, árvore tão característica da Flórida.

Hospede-se em uma casa na árvore em Santa Rosa

O condado de Santa Rosa, um dos destinos mais intocados da Flórida, oferece aos visitantes a oportunidade de explorar dois ecossistemas únicos: a costa protegida das ilhas do Golfo do México, com suas dunas de areia branca e águas em tons de esmeralda, e as vastas florestas de pinheiros que margeiam os rios Blackwater e Coldwater Creek. Localizada no noroeste do Estado, essa região é ideal para atividades em meio à natureza, como caminhadas, tubing (descida de rio em boias), passeios de caiaque, mergulho e natação.

Uma das opções de hospedagem sustentável é Coldwater Gardens, onde os hóspedes são convidados a conhecer os métodos de cultivo de cogumelos em toras de madeira, técnicas de aquaponia e hidroponia, além de apicultura. Entre os tipos de acomodações disponíveis estão tendas que seguem o conceito de glamping (acampamento com conforto), chalés, cabanas e até uma casa na árvore, com vista privilegiada para o pôr do sol.

Explore a imensidão dos Everglades

A região de Miami é mais conhecida por seu sofisticado ambiente cosmopolita, mas basta uma hora de carro para chegar ao Parque Nacional Everglades, um tesouro natural não apenas para a Flórida, mas também para o mundo. Formado por pradarias de grama, manguezais, selva subtropical e as águas quentes da Baía da Flórida, este Patrimônio Mundial da UNESCO abriga uma comunidade rara de plantas e animais em extinção.unnamed-2021-04-30t150046-937

Uma das maneiras mais emocionantes de percorrer os Everglades é a bordo de um aerobarco, um barco ideal para este tipo de pântano. Com a ajuda de um guia, você poderá aprender sobre a vegetação e ver de perto alguns dos animais do parque, como garças e jacarés. A combinação de água doce, salgada e salobra torna a Baía da Flórida o único lugar na terra onde jacarés de água doce e crocodilos-americanos de água salgada coexistem, algumas vezes se aventurando nos territórios uns dos outros. Com sorte, os visitantes podem ter um raro vislumbre dessas criaturas tomando sol juntas em uma margem!

Um encontro mágico com os peixes-bois

Ver ou nadar ao lado dos peixes-bois é uma das experiências mais inesquecíveis para quem visita a Flórida. Os manatees podem ser vistos em nascentes, oceanos, rios e nos vários outros cursos de água que cercam o “Sunshine State”. Mas, em Crystal River, você realmente pode nadar com eles em seu habitat natural. Empresas locais de passeios atuam como guardiãs dos simpáticos animais, permitindo aos turistas fazer mergulho de snorkel nos rios e nascentes, mas garantindo que a presença humana não perturbe os peixes-bois.

Foto por Maurice Rivenbark/Visit Florida

Foto por Maurice Rivenbark/Visit Florida

Os manatees são protegidos por uma lei federal e no financiamento suplementar deste ano, a Câmara dos Representantes do governo da Flórida incluiu um subsídio de US$ 8 milhões para a restauração do acesso dos animais às nascentes e melhorias do habitat nas áreas de concentração de peixes-bois. Outros locais para observar os mamíferos marinhos na Flórida são Blue Spring State Park (Orange City), TECO Manatee Viewing Center (Apolo Beach), Lee County Manatee Park (Fort Myers), Merritt Island National Wildlife Refuge (Titusville) e Manatee Lagoon (Riviera Beach).

Conheça a grandiosidade da floresta Withlaoochee

Trilhas, nascentes, rios, florestas e vida selvagem caracterizam a Adventure Coast, região formada pelas cidades de Brookesville e Weeki Wachee, a uma hora de carro de Orlando. É aqui que fica a terceira maior floresta estadual da Flórida, a Withlacoochee State Forest, com 637 km2 e repleta de atrações para os amantes da natureza.

A extensa rede de trilhas oferece muitas oportunidades para observar a fauna nativa, como águias, esquilos e o pica-pau-de-crista-vermelho ameaçado de extinção. A trilha Florida National Scenic Trail (também conhecida como Florida Trail), de 2 mil quilômetros de extensão, atravessa a vasta floresta, enquanto locais como a Silver Lake Recreation Area possibilitam caminhadas mais curtas. A trilha pavimentada mais longa da Flórida, a Withlacoochee State Trail, de 74 quilômetros, também cruza uma parte da floresta estadual, e pode ser percorrida por ciclistas de todos os níveis de habilidade.

Navegue pelas águas de Silver River

Que tal praticar canoagem em um rio cristalino em meio a uma ampla floresta de pinheiros? Seu destino para isso é o condado de Marion, onde fica Silver Springs State Park. O local já foi cenário de uma centena de produções de cinema, incluindo filmes de Tarzan e James Bond. Embora não seja permitido pescar ou nadar em Silver Springs, medida adotada para garantir a preservação da área, os visitantes podem usar caiaque ao longo dos 8 quilômetros do Silver River e fazer passeios de barco com fundo de vidro. Esse tipo de embarcação permite observar uma das maiores formações de nascentes artesianas do mundo, além de peixes e fósseis abaixo da superfície.

No Silver Springs State Park também é possível fazer outras atividades, como caminhadas, passeios de bicicleta e observação de pássaros. Para conhecer um pouco da história da região, visite o Silver River Museum, que tem exposições relacionadas à geologia, paleontologia e arqueologia, e a Cracker Village, réplica de um assentamento do século 19.

Para mais informações relacionadas ao turismo na Flórida, acesse o site VISIT FLORIDA em português: visitflorida.com/pt

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Fotos por: Divulgação

Comentários