logo

Telefone: (11) 3024-9500

Dubai lidera a recuperação do turismo global | Qual Viagem Logo

Photo of Dubai skyline

Dubai lidera a recuperação do turismo global

27 de julho de 2021

Em julho, Dubai celebra um ano da reabertura de suas fronteiras para turistas internacionais, inclusive os do Brasil. Dados publicados pelo Departamento de Turismo e Marketing Comercial de Dubai mostram que a cidade recebeu 3,7 milhões de visitantes entre julho de 2020 e maio de 2021. O desempenho positivo reforça o papel de liderança que o emirado está desempenhando na recuperação do turismo global, destacando o posicionamento da cidade como um destino de visita obrigatória e reafirmando seu compromisso em garantir a saúde e a segurança de todos os residentes e visitantes.

Entre julho e dezembro de 2020, o emirado recebeu mais de 1,7 milhão de visitantes de mercados que estavam abertos, e mais dois milhões de visitantes nos primeiros cinco meses de 2021. O Brasil contribuiu com esses números, ficando entre os 10 países que mais enviaram turistas a Dubai em junho.

Os requisitos para brasileiros entrarem no emirado são simples e padrão: um teste PCR negativo válido feito 72 horas antes da viagem, teste na chegada em Dubai e contratação de um seguro médico com cobertura para Covid-19. Com uma posição geográfica privilegiada, a cidade está conectada com o mundo inteiro e existem diversas opções para chegar no emirado. A companhia aérea Emirates oferece voos diretos para Dubai saindo do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Também é possível voar para o emirado por outras companhias aéreas, mas será necessário fazer escalas em outros destinos.

Para Helal Saeed Almarri, diretor geral do Turismo de Dubai, a série de medidas estratégicas rápidas tomadas pela liderança do emirado permitiu à cidade demonstrar um alto nível de resiliência e agilidade na gestão da pandemia para, eventualmente, assumir a liderança na retomada do turismo internacional. “Essa retomada demonstra nosso compromisso com uma estratégia de mercado diversificada, a capacidade de nosso setor de turismo de se adaptar e responder com agilidade em todos os nossos mercados, o apelo duradouro de nossas múltiplas ofertas e a confiança que os visitantes depositam em Dubai como um destino seguro”, completa Helal.

Além disso, Helal também pontua que o desempenho positivo do emirado valida a eficácia do modelo de parceria público-privada e as robustas campanhas de marketing internacional projetadas para sustentar o apelo de Dubai como destino de escolha para viajantes globais. “O papel desempenhado por nossos parceiros estratégicos, como Emirates, flydubai, Dubai Airports e outras partes interessadas da indústria, transmitiram consistentemente a mensagem de que Dubai é aberta e segura para todos os viajantes e contribuiu imensamente para a estabilização da indústria”, afirma.

A estratégia de recuperação de Dubai provou ser crucial para revigorar o mercado de hospitalidade nacional em maio de 2020, preparando o terreno para o retorno de visitantes internacionais à cidade em julho de 2020. A demanda por staycations entre os residentes dos Emirados Árabes Unidos impulsionaram o crescimento do turismo com a ocupação hoteleira aumentando significativamente de 35% em julho de 2020 para 58% em maio de 2021. A ocupação de hotéis em Dubai atingiu o pico em dezembro de 2020 (69%) e em janeiro de 2021 (66%), com a cidade ocupando o segundo lugar globalmente em termos de ocupação, depois de Cingapura e à frente de Paris e Londres, de acordo com dados da empresa de análise de gestão hoteleira STR.

Segurança garantida

Enquanto os turistas voltam a Dubai para desfrutar suas atrações e experiências únicas – incluindo praias, shoppings, restaurantes, parques temáticos e campos de golfe – o Turismo de Dubai permaneceu focado em priorizar a segurança de turistas desde a chegada até a partida. Uma série de iniciativas de segurança foi lançada com base nas diretrizes do Comitê Supremo de Gestão de Crises e Desastres de Dubai, incluindo uma ampla gama de medidas de precaução, além de testes eficazes e programas de vacinação. A campanha de vacinação também incluiu funcionários em hotéis, considerados a linha de frente da indústria do turismo, começando com um programa piloto que viu mais de 10 mil funcionários dos principais hotéis em The Palm Jumeirah recebendo as vacinas.

Os Emirados Árabes Unidos estão atualmente classificados entre as cinco maiores nações do mundo em termos de distribuição de vacinas. As rigorosas medidas são sustentadas pelo selo DUBAI ASSURED, um protocolo de conformidade que certifica os estabelecimentos turísticos que aderem aos protocolos de saúde e segurança impostos pelo governo. Os esforços contínuos de Dubai para conter a pandemia ganharam reconhecimento internacional com o World Travel & Tourism Council (WTTC), que premiou a cidade com o selo de ‘Safe Travels’, um endosso da forte cooperação global do emirado no combate à pandemia com medidas abrangentes e eficazes para garantir a saúde e segurança dos hóspedes.

Caminhos alternativos para impulsionar o crescimento do turismo

A cidade aproveitou caminhos alternativos inovadores para captar novos segmentos de visitantes. Em 2020, o Turismo de Dubai lançou o programa Retire in Dubai, que oferece a oportunidade de uma pessoa acima de 55 anos se aposentar e desfrutar de um estilo de vida distinto no emirado, e o programa de Trabalho Remoto que possibilitou a profissionais estrangeiros trabalharem remotamente da cidade. Essas duas novas iniciativas seguiram a implementação do programa Golden Visa em 2019, direcionado a investidores, empresários, talentos nas áreas das artes, medicina e ciência.

Dubai também lançou outros projetos e programas pioneiros que apoiarão o crescimento do turismo, incluindo o Al Quoz Creative Zone, um centro dinâmico para artistas e designers, a Ain Dubai, roda gigante de observação mais alta do mundo e o Museu do Futuro. Estes irão contribuir e reforçar ainda mais a posição de Dubai como um centro de negócios com liderança mundial, que tem sido corroborado pelo número crescente de multinacionais e startups que escolhem a cidade como sua base de operações.

Mais informações em: visitdubai.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Varijanta

Comentários