logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra os sítios arqueológicos de Lima | Qual Viagem Logo

Lima, Peru. November 10, 2015. Side view of the pyramid called Huaca Huallamarca and its gardens. It is circa 2000 years old.  In the district of San Isidro in Lima this important archaeological complex is located in the center of the district surrounded by modern buildings and houses. This photo was taken by a Lumix camera equipped with a Leica lens.

Descubra os sítios arqueológicos de Lima

1 de setembro de 2016

O Peru é destino conhecido entre os amantes de história e arqueologia. São diversos sítios arqueológicos incríveis da civilização inca e de outras ainda mais antigas. Esses resquícios dos séculos e milênios passados estão preservados em diversas partes do país, inclusive na capital, Lima. Em pleno perímetro urbano, entre o centro histórico e as praias, há dois sítios arqueológicos que valem a visita.

The Huaca Pucllana is a great adobe and clay pyramid located in Lima

Foto por iStock / Ryszard Stelmachowicz

Graças a essas e a outras evidências do passado, Lima é uma das cidades milenares do Peru. Várias civilizações pré-hispânicas habitaram o local – há vestígios de construções feitas há mais de quatro mil anos. Em alguns lugares do centro de Lima, onde hoje, por exemplo, estão a Catedral e o Palácio do Governo, já existiram grandes templos.

Scenic view of the pyramid called Huaca Huallamarca with c. 2200 years old located in the center of San Isidro District in Lima, Peru. As a Background, there are modern buildings. This huaca is surrounded by buildings and houses.

Foto por iStock / ManuelGonzalezOlaecheaFranco

Nem todas essas antigas edificações se perderam com o tempo. Em alguns distritos, no meio dos prédios modernos, estão preservadas ruínas de civilizações pré-incas: são as huacas, sítios arqueológicos no meio da cidade. Um deles é a Huaca Huallamarca, em San Isidro. Trata-se de uma pirâmide de 35 metros de altura, feita de tijolos de adobe (uma mistura de barro e palha). Arqueólogos encontraram no local túmulos, cerâmicas e outros instrumentos, exibidos no museu ao lado.

Partial view of a 1700 years old ceremonial archaeological site with anti quake adobe bricks located in Miraflores district of Lima, Peru, and surrounded by modern buildings

Foto por iStock / ManuelGonzalezOlaecheaFranco

O outro sítio em Lima é a Huaca Puccllana, no bairro de Miraflores. Também exibe uma grande pirâmide, um antigo templo dos povos pré-incas que habitavam o local. O sítio arqueológico ainda está em processo de restauro e parte dele está soterrada. Vale ressaltar que essas pirâmides conseguiram permanecer de pé ao longo do tempo graças a uma técnica de construção que a tornaram resistentes aos terremotos, comuns na região.

Mais informações em: peru.travel

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / ManuelGonzalezOlaecheaFranco

Comentários