logo

Telefone: (11) 3024-9500

Dark Sky Alqueva é destino premiado de astroturismo em Portugal | Qual Viagem Logo

noudar-touchingthesky_0422-up-net_credito-miguel-claro

Dark Sky Alqueva é destino premiado de astroturismo em Portugal

14 de dezembro de 2020

A reserva Dark Sky Alqueva, primeiro destino de astroturismo português, recebeu o título de Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico do Mundo nos World Travel Awards 2020. Na etapa europeia da premiação a reserva já havia ganhado os prêmios de Melhor Turismo Responsável da Europa e de Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico da Europa. O destino está situado no Alentejo, maior região de Portugal, e a cerca de 180 km de Lisboa.

Foto por Miguel Claro / Divulgação

Foto por Miguel Claro / Divulgação

“As belezas naturais do Alentejo sempre foram um diferencial para o turismo. Mas este prêmio mostra também a qualidade dos projetos e conceitos que desenvolvemos com nosso patrimônio natural, e isso nos deixa extremamente felizes”, comenta Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. “Com a Dark Sky Alqueva, criamos um atrativo turístico único no mundo, e o fizemos de forma sustentável e positiva para o meio ambiente, preservando uma grande riqueza da nossa região”, finaliza o executivo.

Foto por Divulgação Reserva Dark Sky Alqueva

Foto por Divulgação Reserva Dark Sky Alqueva

A reserva Dark Sky Alqueva foi o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo, certificação da UNESCO que atesta a sua qualidade para observação de estrelas. Por ser um local com pouquíssima poluição luminosa, o céu noturno da região em torno do lago Alqueva é um convite aos olhos, garantindo uma visibilidade ideal para observar os mistérios do universo, seja a olho nu ou com ajuda de equipamentos específicos.

Foto por Miguel Claro / Divulgação

Foto por Miguel Claro / Divulgação

A reserva integra dez cidades alentejanas e oferece atividades diversas aos viajantes, que incluem observação astronômica com telescópios, trilhas, passeios de canoa e workshops fotográficos noturnos, entre outros. Aliado à oferta turística, o projeto visa também proteger o céu noturno da região, mantendo a poluição luminosa local próxima de zero.

Mais informações em: darkskyalqueva.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Miguel Claro / Divulgação

Comentários