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Curitiba recebe título de Capital do Turismo Ferroviário em ano histórico para o Paraná

Na última terça-feira, 7 de outubro, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o Projeto de Lei nº 156/2025, que concede ao município de Curitiba o título de Capital do Turismo Ferroviário. A decisão ocorre no mesmo ano em que o Estado celebra os 140 anos da Estrada de Ferro Paranaguá–Curitiba, uma das obras mais importantes da engenharia nacional e símbolo do desenvolvimento econômico e cultural do Paraná.

Proposta pelo deputado estadual Anibelli Neto, a iniciativa reconhece a importância da ferrovia como patrimônio histórico e motor do turismo sustentável. “O título é um reconhecimento à contribuição de Curitiba e do Paraná para o desenvolvimento do turismo ferroviário brasileiro e à relevância cultural da Estrada de Ferro Paranaguá–Curitiba, uma das mais antigas e emblemáticas do país”, afirmou o parlamentar.

O projeto também estabelece que o dia 5 de fevereiro, data de inauguração da ferrovia em 1885, passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado, como efeméride comemorativa à capital paranaense. O texto aprovado segue agora para sanção do governador do Paraná, Ratinho Junior.

Serra Verde Express: 28 anos de turismo ferroviário

Desde que assumiu a operação turística da linha, em 1997, a Serra Verde Express já transportou mais de 4,5 milhões de passageiros entre Curitiba e o Litoral e deve chegar à marca de 5 milhões em maio de 2026. A empresa consolidou o passeio como um dos mais belos do mundo, transformando a viagem em uma experiência que une história, natureza e cultura. 

Atualmente, a operadora dispõe de 28 vagões, com capacidade para 1.238 pessoas por viagem, configurando a maior composição turística do país. O trajeto percorre 70 quilômetros pela Serra do Mar, em meio à Mata Atlântica, passando por 13 túneis, 30 pontes e viadutos e 10 estações intermediárias, em um dos trechos ferroviários mais preservados do Brasil.

Um dos passeios de trem mais bonitos do planeta

O roteiro paranaense foi eleito pela editora britânica Lonely Planet como uma das 60 viagens de trem mais impressionantes do mundo, sendo o único representante brasileiro na publicação Amazing Train Journeys 2025. O passeio também ganhou destaque em veículos internacionais como The Guardian e The Wall Street Journal, que o classificaram entre os trajetos mais espetaculares do planeta.

Para o presidente da Serra Verde Express, Adonai Arruda, o reconhecimento chega em um momento simbólico. “O título de Capital do Turismo Ferroviário é uma conquista de toda a sociedade paranaense. Representa o valor histórico da ferrovia, a força do turismo sustentável e o potencial de Curitiba como destino de experiências únicas também sobre trilhos”, destacou.

Desenvolvimento sustentável e valorização do patrimônio

A nova lei autoriza o Poder Executivo a incluir os trechos ferroviários turísticos em programas de aproveitamento socioeconômico de bens públicos, abrindo espaço para parcerias e investimentos que visam ampliar a infraestrutura e garantir a preservação do patrimônio histórico.

Entre as possibilidades previstas estão o uso de naming rights, ações publicitárias e adoção social de espaços, com a garantia de que as receitas obtidas sejam revertidas em melhorias na própria ferrovia, promovendo o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da função social dos bens públicos.

Turismo ferroviário como vetor econômico

Com a aprovação do projeto, Curitiba reforça sua posição estratégica no mapa do turismo brasileiro. O passeio de trem, aliado à história e à natureza exuberante da Serra do Mar, coloca o Paraná ao lado de destinos icônicos como Foz do Iguaçu, consolidando o Estado como referência em experiências turísticas únicas e de alto valor histórico.

“Mais do que uma homenagem, o reconhecimento oficial aprovado nesta terça-feira celebra um legado que atravessa séculos e continua em movimento — sobre trilhos que unem passado, presente e futuro do turismo no Brasil”, completou Arruda.

Texto por: Agência com edição de Cláudia Costa

Foto destaque por: Carlos Renato Fernandes

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