logo

Telefone: (11) 3024-9500

Curitiba: a nova capital brasileira da cultura | Qual Viagem Logo

image4-1

Curitiba: a nova capital brasileira da cultura

5 de outubro de 2018

Curitiba é conhecida por suas soluções urbanas, sendo referência nacional quando o assunto é smart city. Recentemente, a cidade levou outro título: a de nova capital da cultura. E esse ano, recebe a Bienal Internacional de Curitiba, a segunda maior de arte contemporânea no Brasil, e que em 2018 comemora os 25 anos.

A capital paranaense respira cultura. Além dos muitos museus, ruas como a São Francisco, Largo da Ordem e Saldanha Marinho, reúnem galerias e artes a céu aberto assinadas por artistas locais, além de bares boêmios e arquitetura preservada das décadas passadas.image3

A Galeria AIREZ, por exemplo, fica em um edifício de dois andares com arquitetura dos anos 50, na Rua Saldanha Marinho. Com curadorias de Guilherme Zawa, a galeria de arte processual lens-based representa artistas no mercado nacional e internacional. O hub, onde fica a AIREZ, também comporta o Ginger Bar, a Editora Barbante e a Galeria Ponto de Fuga.

A cidade também é anfitriã do Festival de Teatro de Curitiba, o maior do país , além de receber o Festival de Cinema Internacional e a Oficina da Música, e abrigar o Museu da Fotografia, o primeiro do gênero no Brasil e o segundo da América Latina. E não é de hoje que Curitiba pode ser considerada uma meca da cultura, pois até os anos 90, a metrópole recebia a Bienal de Fotografia.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Fotos: Divulgação

Comentários