O Consórcio Turístico Intermunicipal do Circuito Litoral Norte de São Paulo realizou, de 30 de agosto a 4 de setembro, um famtour que reuniu operadores de turismo de importantes players do mercado para vivenciar de perto o potencial do destino em ecoturismo e turismo de natureza. O roteiro passou por Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, destacando experiências ligadas à aventura, natureza, cultura e gastronomia.
Entre os participantes estiveram representantes da BWT Operadora, TBO Holidays, Ecossistema BeFly – Desviantes, GRUPO EHTL, Decolar.com e Orinter Tour & Travel. A ação foi programada para acontecer em paralelo ao Abeta Summit 2025, que neste ano escolheu Caraguatatuba como sede e acontece até o dia 6 de setembro, ampliando a visibilidade da Região Turística junto ao trade nacional e internacional.
“Essa é uma grande oportunidade de mostrar ao trade turístico que o Litoral Norte é muito mais do que sol e praia. Temos uma diversidade de atrativos culturais, de aventura, de ecoturismo e de gastronomia que tornam a região única no Brasil. Acreditamos que, ao apresentar esse leque de experiências, fortalecemos nosso posicionamento como um destino completo, capaz de atrair visitantes durante o ano todo”, destaca o presidente do Circuito Litoral Norte, Toninho Colucci.
O grupo pôde vivenciar experiências como: canoagem no Rio Jaguareguava (Bertioga), Turismo de Base Comunitária na Fazenda de Mariscos da Cocanha (Caraguatatuba), Projeto Tamar (Ubatuba) e Cachoeira das Sete Quedas (São Sebastião), entre outras.

“Essa iniciativa evidencia a força das parcerias estratégicas, que aproveitam eventos como o Abeta Summit para ampliar a visibilidade dos destinos brasileiros. Para a Braztoa, é fundamental apoiar ações que aproximem destinos e operadoras, criando oportunidades reais de conexão com o mercado. Neste ano, firmamos uma parceria com a Abeta para apoiar institucionalmente o Summit e também o famtour pelo Litoral Norte, que possibilitou que alguns de nossos associados conhecessem de perto as possibilidades e potenciais da região. Iniciativas como essa fortalecem o turismo de natureza, geram novos negócios e contribuem para ampliar a oferta de produtos diferenciados para os viajantes”, disse a presidente Executiva da Braztoa, Marina Figueiredo.
Abeta Summit reforça protagonismo do Litoral Norte no turismo de natureza
O Abeta Summit chega à sua 22ª edição consolidado como o principal congresso do ecoturismo brasileiro. Anual e itinerante, o encontro reúne empresários, especialistas e gestores públicos para debater os caminhos do setor com foco em sustentabilidade, segurança e inovação.
Com uma extensa programação que combina debates técnicos, encontros de negócios e experiências práticas, o evento coloca em evidência o papel do Litoral Norte de São Paulo como destino estratégico para o turismo de natureza. “Caraguatatuba é a casa da Abeta agora. Este evento consolida o Litoral Norte como a joia que é para o Estado de São Paulo, uma região com o maior índice de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e vocação natural para o ecoturismo e o turismo de aventura”, afirmou o prefeito Mateus Silva durante a abertura oficial.
Já o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, destacou que, por mais de duas décadas, todos os avanços no setor de ecoturismo e turismo de aventura do país passaram por esse congresso. “É um orgulho recebermos esse belíssimo evento pela segunda vez no Litoral Norte, região emblemática e que é prioridade na agenda do governo do Estado de São Paulo”. Ilhabela já havia sido sede do Abeta Summit em 2019.
A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), responsável pelo evento, ressaltou a importância da articulação entre iniciativa privada e poder público. “Nesse momento-chave do setor o Summit se propõe a deixar um legado de conhecimento técnico, fortalecimento de políticas públicas e integração entre empresários, gestores e especialistas em uma região com enorme potencial turístico ainda a ser desenvolvido, com exemplos que podem ser replicados em todo o território nacional”, completou o diretor-executivo da associação, Luiz Del Vigna.

Durante o evento, os operadores de turismo puderam participar de rodadas de negócios com fornecedores locais. Além disso, o Circuito Litoral Norte de São Paulo promoveu uma capacitação exclusiva para esses profissionais, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o destino. Durante a apresentação, foram detalhados os acessos regionais, as experiências vivenciadas no famtour e outras possibilidades de roteiros, incluindo passeios voltados ao contato com a natureza e visitas a comunidades caiçaras. A atividade reforçou a diversidade de atrativos disponíveis e a estrutura preparada para receber visitantes durante todo o ano.
Para mais informações, acesse: circuitolitoralnorte.tur.br.
Texto por: Agência com edição
Fotos: Divulgação