logo

Telefone: (11) 3024-9500

Birdwatching é novidade do Aventoriba em Campos do Jordão | Qual Viagem Logo

tecela%cc%83o

Birdwatching é novidade do Aventoriba em Campos do Jordão

22 de julho de 2021

O Aventoriba, programa de expedições promovido pelo Hotel Toriba, um dos mais tradicionais do país, acaba de lançar uma nova experiência, o birdwatching. O Aventoriba é uma oportunidade que o Hotel Toriba oferece para que tanto hóspedes quanto não hóspedes conheçam mais o coração da Serra da Mantiqueira. São várias experiências nas quais os participantes podem conhecer trilhas, caminhar, cavalgar e respirar o ar mais puro do Brasil em Campos do Jordão e região.

O birdwatching é basicamente a observação de pássaros em seu habitat natural. Além de admirar essa beleza, o participante pode documentar tudo que vê. A bióloga Yasmin Sarraf, uma das responsáveis pelas expedições do Aventoriba Birdwatching, comenta que essa é uma atividade democrática: “o birdwatching pode ser praticado por qualquer pessoa, de crianças a idosos, em grupos ou individualmente, é divertido, emocionante e proporciona uma nova forma de reconexão com a natureza”.

Essa é uma atividade incrível e cada pessoa tem um objetivo pessoal, como passar um momento na natureza, fazer uma foto bonita e inédita de uma determinada ave, colecionar momentos, obter conhecimento e observar o comportamento dos animais.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Camila Bassil Gradim Mendonça, outra bióloga à frente do programa, afirma que essa é uma prática de lazer excelente até para o meio ambiente. “Entre as muitas vantagens de se fomentar a observação de aves, destaca-se a de ser uma atividade de baixo impacto ambiental. Geralmente, quem observa aves se desloca nos ambientes naturais em pequenos grupos, caminhando de forma discreta e silenciosa, anotando as espécies vistas, gerando o menor impacto possível no local”, explica. A bióloga acrescenta que o birdwatching pode ser um grande aliado para obtenção de dados científicos.

Aventoriba Birdwatching

Na região em que as expedições acontecem existem mais de 100 espécies de pássaros catalogadas, algumas endêmicas da área de Campos do Jordão. Algumas aves que podemos destacar são: Tinamidae; Cracidae; Penelope obscura jacu; Rallidae; Aramides saracura (saracura-do-mato); Cuculidae; Piaya cayana alma-de-gato.

A experiência termina ainda com uma deliciosa refeição em um dos restaurantes da região ou do Grupo Toriba. Serão fornecidos binóculos, mas cada participante pode usar o seu. Além disso, as fotos poderão ser feitas com celular mesmo ou câmera de cada participante. Outro detalhe importante é que, durante a prática, as biólogas irão ensinar a chamar os pássaros e todas as técnicas para a observação.

Mais informações em: aventoriba.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários