Ícone do site Qual Viagem

Baku, no Azerbaijão, é a próxima etapa da Fórmula 1

Seaside boulevard in Baku, Azerbaijan

No próximo domingo, dia 19 de junho, Baku, capital do Azerbaijão, receberá pela primeira vez uma corrida da Fórmula 1. Localizada às margens do Mar Cáspio, na região do Cáucaso, a cidade é conhecida por conta da riqueza gerada pelo petróleo, construções do século XII e rica cultura. Atualmente conta com uma população de 2,56 milhões de habitantes.

Foto por iStock / photoaliona

Baku é dividida em duas partes principais: a cidade velha e a cidade baixa. A primeira é murada, formada por uma estrutura de pedra de oito andares que data, no mínimo, do século XII. Em seu interior, construções do século XV formam labirintos de ruas sinuosas, e um cenário de tirar o fôlego. No centro, fica o Palácio dos Shirvanshahs, a sede da dinastia soberana do Azerbaijão durante a Idade Média.

Fora dos muros, a visão é completamente contrária, mas não menos deslumbrante. Extraordinárias mansões, construídas pelos primeiros barões do petróleo da cidade hoje abrigam lojas de grifes internacionais renomadas.

Foto por iStock / Sohadiszno

Pelas ruas floresce uma autêntica cultura urbana. Além disso, turistas ouvem uma rica mistura de línguas, graças às várias influências sofridas ao longo dos anos, como turco, iraniano, francês, russo, entre outros. Os jovens, em especial, costumam falar três ou quatro línguas, inclusive, com frequência cada vez maior, o inglês.

Recentemente, a cidade recebeu grandes obras, como construções de hotéis luxuosos, atualização de rede elétrica, reforma de estradas e uma nova ferrovia regional. Na culinária, destacam-se frutas e verduras frescas, espetinhos de carne e uma especialidade, os dolmá, charutos de folha de uva ou repolho recheados com carne moída e tomate.

Foto por iStock / ET1972

A partir desse ano, a cidade ganha um atrativo a mais com a realização do GP de Fórmula 1 em um circuito urbano que conta com a maior reta do campeonato, curvas a quase 300km/h e menos áreas de escape do que o tradicional traçado de Mônaco. A Fanato, operadora global especializada em viagens esportivas, oferece roteiros exclusivos, que incluem passeios, tours e experiências que trazem até o cliente toda a vivência do destino e do esporte. Mais informações em: fanato.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Ramilaliyev

Comentários

Sair da versão mobile