logo

Telefone: (11) 3024-9500

Araripe: um refúgio natural ainda intocado | Qual Viagem Logo

Araripe

Araripe: um refúgio natural ainda intocado

26 de junho de 2020

Localizada em frente ao recife de corais de mesmo nome, a região de Araripe é formada por praias emolduradas por coqueirais, vegetação nativa de mata Atlântica e recifes, que formam piscinas naturais, são alguns dos itens que compõe o cenário paradisíaco, próximo à Vila de Santo André, na Costa do Descobrimento, no sul da Bahia.

A 30 km ao norte de Porto Seguro, o vilarejo de Santo André, que pertence à cidade de Santa Cruz Cabrália, é um paraíso natural ainda pouco explorado, mas que tem se tornado uma rota turística cada vez mais atrativa para quem procura sossego, beleza natural e boa comida. Entre as atrações que a região oferece, estão esportes aquáticos, festivais, ecoturismo, além da famosa gastronomia baiana.

A vila tem aproximadamente 13 km de praias desertas, entre elas as mais famosas, das Tartarugas e a do Guaiú. A região também é banhada de forma privilegiada por dois rios, o Santo Antônio e o João de Tiba. Entre as águas doces e salgadas, o principal destaque está nos mergulhos imperdíveis em águas mornas, que constantemente são visitadas por vários animais marinhos, como tartarugas e peixes.

Já os apaixonados pela natureza selvagem não podem perder a temporada de baleias Jubarte na região, que vai de julho a outubro. Em busca de águas com temperaturas mais amenas, os mamíferos são uma atração à parte, pois migram da Antártica para o Hemisfério Sul e o litoral brasileiro torna-se o ambiente perfeito para procriarem.

Pegando um barco na Vila Santo de André, é possível chegar até a região de Araripe, formada por recifes de corais, onde é possível praticar diversos esportes como aquáticos, como: surf, vela, caiaque, snorkeling, kitesurf e stand-up paddle.

Nessa localidade também está sendo desenvolvido o Alameda do Araripe Haras Residence, um charmoso condomínio ecológico de alto padrão, formado por 16 lotes de 20 mil metros quadrados cada. O empreendimento é da Katz Construções e reúne conforto e sofisticação em um único lugar. “A região proporciona uma experiência sensorial única, onde é possível viver e sentir tudo o que a natureza pode oferecer de melhor. O Araripe é um espaço para quem procura privacidade, conforto, beleza natural e um refúgio luxuoso para descansar”, destaca o presidente da Katz Construtora, Daniel Katz.

A gastronomia, recheada de frutos do mar ao tempero apimentado do dendê, é outro ponto forte desse paraíso intocado. Alguns dos destaques da região são os restaurantes Maria Nilza, Ponta de Santo André, El Floridita, Vila Araticum, Victor Hugo, Santannas, Gaivota, Paralelo 16 e Caju, que fica no hotel onde a seleção alemã ficou hospedada. Além disso, há pequenos pontos de encontro para um bate-papo regado a bolinho de lagosta, acarajé, açaí e sorvetes.

Os amantes da lagosta podem aproveitar o “Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento”, que acontece em setembro na região de Santo André. No evento, que está na quarta edição, os principais restaurantes servem pratos com o crustáceo durante uma semana.

Visitas à fazendas de cacau do século XIX

A cidade de Belmonte, que fica a 37 km a norte de Santo André entre o oceano Atlântico e o Rio Jequitinhonha, também é outra atração da região da Costa do Descobrimento. Com pouco mais de 20 mil habitantes, o município ficou conhecido pelas diversas fazendas de cultivo do cacau, durante o século XIX, tornando a cidade uma das mais prósperas na época.

Uma das propostas de Belmonte é permitir uma volta simbólica pelo passado, por meio dos costumes e do acesso à arquitetura, à literatura, além das belezas naturais e da gastronomia típica. Visitas às antigas fazendas de cacau também entram para a lista de atrativos do município.

Outra atração que faz parte do calendário da cidade é o “Encontro de Filarmônicas”, um dos principais eventos musicais da Costa do Descobrimento que reúne mais 500 músicos de vários estados brasileiros. A região ainda abriga o Museu das Cadeiras Brasileiras (MUCA), um projeto do designer Zanine de Zanine e do empresário Daniel Katz.

O espaço tem acervo completo de cadeiras, assinado por renomados designers brasileiros, como: Irmãos Campana, Aida Boal, Joaquim Tenreiro, Carol Gay, Claudia Moreira Salles, Domingos Totora, Estevão Toledo, Etel Carmona, Fernando Mendes e Flávio Franco.  É o único espaço cultural no país destinado apenas a esse tipo de móvel.

Texto por: Agência com edição Cláudio Lacerda Oliva

Foto: Divulgação

Comentários