logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ancona: belas praias no Adriático italiano | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ eddygaleotti

Ancona: belas praias no Adriático italiano

9 de maio de 2017

Fazendo fronteira com a Grécia e Croácia, Ancona é uma cidade italiana portuária que guarda belas atrações para seus visitantes. A mais importante comuna da região de Marche é formada por um cenário surreal: praias e enseadas quase selvagens contrastam com a rocha que cria um paredão quase em cima do mar.

Foto por Istock/ eddygaleotti

Foto por Istock/ eddygaleotti

E não tem como negar que as praias são o ponto alto da região. Banhadas pelas águas do Adriático, elas formam a chamada Riviera Conero. De praias tranquilas até as mais badaladas, o mar de um azul sem fim é o mais recorrente por lá. O Passetto, com suas grutas típicas e serviços balneários caracteriza-se pela sua rocha branca e pela atmosfera típica de Ancona. Destaque também para as praias de Trave, faixa que corta as águas límpidas e de Mezzavalle, um arco de litoral rochoso branco; e Portonovo.

Além de suas atrações naturais, Ancona revela um passado triste, porém ainda vivo em seus belos monumentos. Os bombardeios da Segunda Guerra destruíram boa parte do centro histórico da cidade, mas ainda hoje é possível observar alguns exemplos dos tempos mais antigos como a Loggia dei Mercati e a bolsa dos mercadores – ambos do século 15.

Foto por Istock/ Larisa13

Foto por Istock/ Larisa13

E entre os monumentos mais notáveis, é claro, não podiam faltar as igrejas. A de Santa Maria della Piazza e a de San Francesco delle Scale chamam a atenção dos turistas.

Em um passeio pelo centro vale visitar também: o Palácio do Governo, o Teatro dele Muse, a Galleria Comunale Francesco Podesti e o Museo Archeologico, com um acervo de peças que vai da pré-história aos romanos.

A cidade abriga ainda uma atração diferenciada: a Vanvitelliana Mole. O espaço, que é como uma ilha artificial em forma de pentágono, também conhecido por Lazzaretto, liga-se ao continente apenas por uma pequena ponte chamada “Mandracchio”.  A área de 20 mil m², originalmente era um espaço multiuso com hospital para proteger a saúde pública hospedando pessoas em quarentena, armazenar mercadorias, defender o porto e proteger a cidade das ondas. Hoje, o monumento é usado para exposições temporárias e outros eventos culturais.

Foto por Istock/ eddygaleotti

Foto por Istock/ eddygaleotti

Ancona é também uma das sedes do parque de Monte Conero. São seis mil hectares de área protegida, sendo considerado uma joia do Adriático italiano. O lugar é refúgio de espécies de aves e também oferece atividades de ecoturismo. São 18 trilhas que podem ser percorridas a pé sozinho, acompanhado com grupos e guias ou até de mountain bike.

Como chegar

Não há voos diretos saindo do Brasil, porém, o aeroporto local recebe voos das principais cidades italianas, como Roma. A Alitalia é uma das companhias que faz o trecho.

Onde ficar

EGO Hotel Ancona

SeePort Hotel

Hotel Europa Ancona

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ eddygaleotti

Comentários