logo

Telefone: (11) 3024-9500

Parque do Varvito é destaque geológico em Itu | Qual Viagem Logo

Parque do Varvito é destaque geológico em Itu

19 de março de 2018

Itu, a cidade dos exageros no interior de São Paulo, também tem atrativos naturais que valem uma visita. Um deles é o Parque Geológico do Varvito. Inaugurado em 1995, o espaço é um verdadeiro monumento geológico, construído em uma área de mais de 44 mil m² de uma antiga pedreira.

O parque abriga a mais importante exposição da rocha de tipo varvito sul-americana. A pedra, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contém evidencias de mais de 280 milhões de anos, quanto um enorme manto de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.img_9283 Eliria Buso

Perfeito para um passeio educativo, o espaço conta com painéis explicativos, que explicam em detalhes as formações rochosas e contextualizam sua importância na construção da cidade.

Mas o grande destaque fica por conta dos paredões de varvito, que já se tornaram pontos turísticos. São imperdíveis: Praça do Eco, Cascata do Antanho, Lago dos Fósseis, Vereda dos Seixos, Trilha Bentônicos, Anfiteatro Gondvana, Gruta Lágrima do Tempo, Bosque dos Matacões e o Lago Jurássico. A Gruta Lágrima do Tempo recebe esse nome devido à formação de gotas d’água em sua parede, dando a impressão de lágrimas.img_9291 Eliria Buso

O parque é uma boa opção para se refrescar das altas temperaturas da cidade e oferece tranquilidade para uma tarde de piquenique ou relax em meio à natureza.

O Varvito de Itu funciona de terça a domingo, das 8h às 17h e tem entrada gratuita.

Texto e fotos por: Eliria Buso

Comentários