Ícone do site Qual Viagem

Trilha da Fenda é atração em Salesópolis

No feriado prolongado da Independência, dias 7, 8 e 9  de setembro, o Museu da Energia de Salesópolis, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, oferecerá aos visitantes a atividade “Trilha da Fenda”. O roteiro, que será realizado em dois horários, às 10 e às 14 horas, propõe uma caminhada, acompanhada de monitores, por uma trilha do Museu que circunda o reservatório de água da Usina de Salesópolis, e que tem como ponto alto a chegada à base da Cachoeira dos Freires, passando por uma fenda natural entre rochas. A atividade visa, além de proporcionar a interação do visitante com a natureza do local, tratar de temas como a preservação do meio ambiente.

De nível médio, a trilha tem aproximadamente 2.600 metros e duração estimada de uma hora.Não há necessidade de agendamento, bastando ao participante chegar com 15 minutos de antecedência. “O visitante vai atravessar tanto trechos de mata nativa como de mata exótica, podendo observar a fauna local, contemplar a natureza e refletir sobre a importância da água nas nossas vidas. A ideia é promover uma sensibilização ambiental”, explica Fernando Maia, educador e biólogo do Museu da Energia de Salesópolis.

O Museu da Energia encontra-se instalado na área da centenária Pequena Central Hidrelétrica de Salesópolis, em um parque de 156 hectares com remanescentes de Mata Atlântica. O espaço abriga a Cachoeira dos Freires, maior queda d’água do Tietê, de 75 metros de altura.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

SERVIÇO
Datas:  7, 8 e 9 de setembro de 2018 (sexta, sábado e domingo), com saídas às 10 e 14 hrs. Chegar com 15 minutos de antecedência.
Onde: Museu da Energia – Estrada dos Freires, km 06, Freires, Salesópolis – SP
Funcionamento: terça a sexta, das 9 às 16 horas; sábados, domingos e feriados: das 10 às 16 horas
Informações e agendamento: 11 4696 1332 / 99115 0020 ou salesopolis@museudaenergia.org.br

INGRESSOS

Inteira: R$ 4,00 + R$ 1,00 (FUMTUR)
Meia-entrada: crianças até 7 anos e estudantes com carteirinha.
Entrada gratuita: professores, pessoas acima de 60 anos e moradores de Salesópolis (mediante comprovação de residência).
Ingresso-família: pais com filhos até 7 anos pagam meia-entrada e os filhos têm entrada gratuita.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação

 

 

Comentários

Sair da versão mobile