logo

Telefone: (11) 3024-9500

Visite o Château de Fontainebleau, a residência mais preservada da França | Qual Viagem Logo

FONTAINEBLEAU, SEINE-ET-MARNE, FRANCE, MAY 2016. View of the historical Palace of Fontainebleau. Fontainebleau Palace. Built by French royalty, with parts dating back to the 1100s, the palace houses Marie Antoinette’s Turkish boudoir, the Napoleon Museum and a lavish theater.

Visite o Château de Fontainebleau, a residência mais preservada da França

9 de outubro de 2019

Com mais de 1500 quartos, três galerias e quatro museus, Fontainebleau está situado em uma área de 130 hectares de parques e jardins, na cidade de mesmo nome, no Norte da França. É o único castelo real e imperial que foi habitado continuamente por mais de 7 séculos. Construído em 1137, o palácio abriga relíquias da história do país que vão desde a Idade Média até o Renascimento.

Ali, viveram personalidades como Henri IV, Luís XV, Catarina de Médici, Maria Antonieta, Família Valois e a linhagem de Hugo Capeto. Além de ser a residência de diferentes monarcas, o castelo serviu como palco para importantes reuniões de Estado, casamentos e festejos da sociedade europeia e outros eventos marcantes.

Comece a visita pela escadaria principal, conhecida como “Pátio da Despedida”, onde Napoleão deu suas últimas palavras de adeus antes de partir para a Ilha de Elba. Dali, conheça os principais aposentos da casa, em sua maioria, decorados por artistas da renascença italiana.

Foto via iStock por CaraMaria

Foto via iStock por CaraMaria

No castelo existem três galerias de arte. A François I é onde estão diversos manifestos sobre o Renascimento na França. A Galerie Diane, dedicada à deusa da lua e da caça, Diana, é o maior espaço do castelo. Por último, a Deer Gallery, que abriga esculturas de bronze e animais empalhados.

Os quatro museus são dedicados a diferentes períodos vivenciados no castelo, em especial, os mais antigos. O Chinês da Imperatriz conta com um acervo recolhido por Eugênia de Montijo, durante a ocupação de Pequim pelos franceses. A coleção sobre Napoleão remonta sua trajetória como Imperador da França e ainda conserva sua sala do trono. A Galeria de Pinturas abriga um conjunto especial do século XVII, em exposição desde 1995. O mais recente museu é a Le Galerie de Meubles, com uma seleção de objetos artísticos, móveis e tecidos dos séculos XVIII e XIX.

Entre as obras-primas mais visitadas estão o Quarto de Maria Antonieta, o Gabinete da Odisseia, a Sala do Trono, a capela da Trindade e o Elefante Real.

Foto via iStock por msdnv

Foto via iStock por msdnv

O jardim do castelo é um museu a céu aberto. Cada monarca que passou por Fontainebleau deixou de lembrança belezas naturais e arquitetônicas, através de plantas nativas e importadas e esculturas de diferentes períodos artísticos. Para deixar o passeio ainda melhor, um pequeno trem e um carruagem ficam à disposição para levar os visitantes pela propriedade.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por Fortgens Photography

Comentários