logo

Telefone: (11) 3024-9500

Vinícola Guaspari surpreende com vinhos finos no interior de SP | Qual Viagem Logo

guaspari-4

Vinícola Guaspari surpreende com vinhos finos no interior de SP

8 de maio de 2018

No interior paulista, em uma região marcada historicamente pela produção de café, surge aos poucos um novo polo produtor de vinhos no Brasil. A Vinícola Guaspari é uma grata surpresa na pequena Espírito Santo do Pinhal, a cerca de 200 km da cidade de São Paulo e próxima à divisa com Minas Gerais.

Conheça a vinícola

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

A vinícola ainda é um empreendimento recente – sua história começou oficialmente em 2006, com a plantação das primeiras parreiras. Mas já acumula prêmios e conquistas importantes, como a produção de vinhos de altíssima qualidade em uma região totalmente inesperada. Isso só foi possível graças à perseverança da família fundadora, que acreditou que tudo isso seria possível.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Espírito Santo do Pinhal possui um terroir que pode ser comparado ao de importantes regiões vitivinicultoras pelo mundo. A combinação de uma altitude entre 800 e 1.300 metros (em plena Serra da Mantiqueira), uma grande amplitude térmica (com dias ensolarados e noites frescas) e um solo seco e granítico é excelente para a produção de uvas viníferas.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Para que a colheita fosse feita em uma época com condições climáticas ideais, a Vinícola Guaspari inovou com o sistema de dupla poda. Assim, diferente do resto do Brasil, a vindima ali acontece durante o inverno, quando o tempo é mais seco. A primeira colheita na Guaspari foi realizada em 2008, sendo que os primeiros rótulos foram lançados no mercado em 2014.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Hoje, a fazenda possui 50 hectares de vinhedos divididos em 12 terroirs distintos, onde são plantadas as variedades francesas Syrah, Sauvignon Blanc, Viognier, Chardonnay, Cabernet Franc e Cabernet Sauvigon.

Foto por Divulgação / Marcela Barros

Foto por Divulgação / Marcela Barros

A vinícola ainda conserva alguns elementos da antiga fazenda de café que existia ali – inclusive mantém 23 hectares de plantação de café. Mesmo assim, é fácil se sentir em plena Toscana. Além disso, as paisagens são de tirar o fôlego, com um lugar mais bonito do que o outro. Além dos extensos vinhedos, há trechos de rica vegetação e os recortes da Serra da Mantiqueira como moldura.

Visitação

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Em 2017, a Vinícola Guaspari abriu para visitação. Somente nesse primeiro ano, recebeu mais de 3.000 fãs do vinho, que puderam conferir um pouco mais sobre o processo de produção dos vinhos Guaspari. O tour dura cerca de 2h30 e conta com o acompanhamento de um enólogo da vinícola.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Esse tipo de visita inclui passeio pelo vinhedo “Vista da Vinícola”, pela indústria e pelas caves, degustação de quatro vinhos acompanhada de pães e queijo artesanal e visita à loja Guaspari. Acontece aos sábados, domingos e feriados, às 9h30 ou às 14h30. As reservas devem ser feitas com antecedência pelo site da vinícola. O preço por pessoa é de R$ 125,00.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Já durante a vindima, a Guaspari criou um tour especial que vai acontecer entre maio e junho. O passeio exclusivo contará com visita aos vinhedos, à área de produção e às caves, colheita simbólica e degustação com vinhos da linha “Vista”, azeite Guaspari e queijo artesanal da marca Pardinho, além de uma experiência com “salumeria de terroir” com produtos artesanais paulistas harmonizados com vinhos.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Com duração de quatro horas, a visita da vindima será realizada aos sábados e aos domingos, às 9h30, e quinzenalmente às sextas-feiras, às 15h (até 17 de junho), sob o valor de R$ 420,00 por pessoa. As vagas são bem limitadas, já que cada visita será feita para um grupo de no máximo 20 pessoas. As reservas devem ser feitas pelo telefone (19) 3661-9191 (ramal 3) ou pelo e-mail [email protected].

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Vinícola Guaspari

Rua Pedro Ferrari, 300 – Espírito Santo do Pinhal/SP

Mais informações em: vinicolaguaspari.com.br

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite da Vinícola Guaspari.

Foto destaque por: Divulgação

Comentários