logo

Telefone: (11) 3024-9500

Vai viajar de avião? Saiba o que fazer e não fazer durante a viagem Logo

passagem aerea preços baixos

Vai viajar de avião? Saiba o que fazer e não fazer durante a viagem

18 de dezembro de 2015

Quem não gosta de viajar? O fim do ano chegou e muitos brasileiros estão se programando para passar uns dias fora da cidade ou país e a convivência dentro de um avião pode fazer toda a diferença durante uma viagem. Confira algumas dicas de comportamento que a GOL Linhas Aéreas Inteligentes preparou para garantir um voo tranquilo, com respeito mútuo e sem aqueles comportamentos inadequados que percebemos por aí a todo o momento.

Antes de embarcar

Cuidados pessoais – Por estar perto de dezenas de pessoas, é bem importante ter alguns cuidados com a sua higiene pessoal antes de um voo. Isso pode evitar desconfortos para você e para quem viajar ao seu lado.

Vestir-se confortavelmente e não abusar de perfumes são dicas básicas para deixar o voo ainda mais agradável.

intercambio one

Chegue no horário – Lembrar de chegar com uma hora de antecedência em voos nacionais e ao menos duas horas em voos internacionais é sinônimo de um começo de viagem tranquilo. Mas, apesar dos cuidados, imprevistos acontecem, por isso, o ideal é calcular o tempo da sua casa até o aeroporto. Uma dica valiosa da GOL é baixar no seu smartphone o aplicativo da companhia, que conta com o serviço de Geolocalização. O serviço permite ao cliente receber, antes da viagem e enquanto estiver a caminho, orientações que vão indicar o tempo estimado para o deslocamento até o aeroporto, além de informações sobre o trânsito.

Usufrua das facilidades do check-in online e evite filas no aeroporto – Se dá pra facilitar, por que dificultar? A GOL foi a primeira companhia aérea brasileira a oferecer o check-in inteiramente pelo celular (WAP e aplicativos mobile), sem nenhum custo adicional. Neste canal, é gerado um cartão de embarque virtual, que permite ao passageiro seguir direto para a sala de embarque, caso não tenha bagagem para despachar, sem precisar passar pelo balcão de atendimento.

Você pode apresentar o seu cartão de embarque eletrônico direto na tela do seu smartphone e caso o aparelho fique sem bateria é só ir a um totem de autoatendimento ou ao balcão de check-in para imprimir o cartão de embarque.

bagagem gol dicas

Imagem: divulgação/GOL

Despache você mesmo a sua bagagem – Além de fazer o check-in inteligente você também pode despachar a sua bagagem, ainda mais rápido, usando o totem de autoatendimento da GOL, localizado no aeroporto.

O serviço é exclusivo no Brasil e permite que você mesmo faça a pesagem e a etiquetagem da sua bagagem. Depois é só seguir para o balcão de entrega de Bagagem Expressa e embarcar.

A Bagagem Expressa está disponível para voos regulares operados pela GOL no Aeroporto de Congonhas (SP) e Aeroporto Santos Dummont (RJ).

Lembre-se dos limites de bagagem – Identifique suas malas com nome e endereço para não confundir com as de outros passageiros. Os objetos de valor, como dinheiro e joias, não poderão ser despachados e serão aceitos apenas como bagagem de mão.

Quando for preparar suas malas, lembre-se de separar notebooks, câmeras fotográficas, telefones celulares, documentos e outros objetos de valor na sua bagagem de mão.

Os aparelhos eletrônicos precisarão passar pelo aparelho de raio-x do aeroporto no mesmo momento em que você passará pelo detector de metais, na entrada da sala de embarque. Por isso, esses itens só podem ser transportados com você.

Fique atento para não ultrapassar o limite de peso de cinco quilos da sua mala de mão. Por isso, dê preferência a mochilas ou malas pequenas.

Alguns objetos precisam de atenção especial ou atender algumas regras para serem transportados.

Respeite as regras de embarque e as prioridades – Alguns passageiros – como os acompanhados por crianças de colo, idosos, gestantes e pessoas com deficiência – têm prioridade da hora do embarque. Mas isso não é motivo para você se preocupar, pois o seu assento está reservado.

viajar de avião dicas

Durante o voo

Respeite o seu espaço – Já que é uma área comum, o apoio de braço deve ser visto como o limite entre o seu espaço e o do passageiro que está ao seu lado. Nesse caso, vale o bom senso. Nada de colocar seus objetos pessoais na cadeira do colega, o pé no encosto da frente ou dormir caindo do ombro do viajante ao lado. Faça a sua parte e divida de maneira justa.

Durante o pouso, preste atenção nas orientações da tripulação – Poltronas na vertical, bandejas travadas e cintos afivelados são algumas das medidas obrigatórias durante o pouso. Não há porque encrencar com elas, isso tudo é para garantir a sua segurança.

Respeite a tripulação – As boas maneiras durante uma viagem não se limita ao respeito entre os passageiros. Algumas indelicadezas de quem viaja acabam também atrapalhando o trabalho dos tripulantes. Aposte no respeito e na educação também com os colaboradores da companhia aérea.

airplane-698539_1920

Chegando ao destino

Permaneça sentado até a parada final da aeronave – Levantar antes da parada completa da aeronave ou ficar em pé com o avião ainda em movimento pode comprometer a sua segurança. Portanto, fique sentado até a parada total da aeronave e a abertura das portas. Se tiver alguma dúvida, os comissários de bordo estão lá para te ajudar.

Problema com as malas – Em caso de problema com as bagagens, vá até o balcão de atendimento da companhia  e converse com um dos funcionários. Eles irão te orientar a como proceder e quais serão os próximos passos. É seu direto reclamar com a companhia aérea. Mantenha a calma e tente resolver tudo da melhor maneira possível.

Serviço:
voegol.com.br

Texto por: agência com edição de Andressa Volpini

Fotos via pixabay.com

Comentários