logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ushuaia: entre a Terra do Fogo e o fim do mundo | Qual Viagem Logo

Amazing view of Ushuaia city at night, the most south city in the world in Patagonia, Argentina, South America.

Ushuaia: entre a Terra do Fogo e o fim do mundo

25 de outubro de 2016

A Terra do Fogo, na Patagônia argentina, é destino certo para os aventureiros. Trata-se da província mais ao sul do país, em meio às últimas montanhas da Cordilheira dos Andes, geleiras e o oceano. Localizada nessa província e às margens do Canal Beagle, a cidade de Ushuaia é considerada a mais austral do mundo e porta de entrada para a Antártida.

Ushuaia End of the World City Sign (Fin del Mundo)

Foto por iStock / Photon-Photos

Devido a essa sua localização única, possui a maior temporada de neve da América do Sul. Ou seja, é um prato cheio para quem curte esportes de inverno. Lá é possível fazer um pouco de tudo: andar de moto de neve, fazer snowboard, esquiar, andar de trenó e muito mais. Isso em meio às paisagens únicas da Terra do Fogo.

Ski lift in Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina

Foto por iStock / Dmitry_Saparov

Ao longo da Rota nº 3, não muito longe do centro de Ushuaia, há 11 centros de inverno, que oferecem todo o tipo de atividades na neve, como a Estação de Esqui Cerro Castor. Há dois grandes diferenciais do esqui em Ushuaia em relação a outros grandes centros de esqui pelo mundo. Primeiro, é possível esquiar em altitudes bem mais baixas, a menos de 1.000 metros de altura em relação ao nível do mar. Outra questão é a temperatura, menos extrema do que em outras partes do mundo: mesmo no inverno, a média nos centros de esqui é de -5°C.

this train is known as the world's end train, and works in ushuaia, inside of the argentinian patagonia

Foto por iStock / Procy_ab

Passeio imperdível, o Trem do Fim do Mundo (Tren del Fin del Mundo) é uma locomotiva a vapor que leva os passageiros através de lindos bosques nevados, até o Parque Nacional Tierra del Fuego, próximo à fronteira com o Chile. Outra opção clássica é navegar pelo Canal Beagle, passando por diversas ilhas da região. Nesse passeio, é possível avistar as colônias de lobos marinhos, de pinguins e de outras aves locais.

King Cormorant colony sits on an Island in the Beagle Channel. Sea lions are visible laying on the Island as well. Tierra del Fuego, Argentina - Chile

Foto por iStock / Kseniya Ragozina

Durante o inverno, suba ao topo da Geleira Martial de teleférico. As vistas para Ushuaia e o Canal Beagle são incríveis. Os corajosos podem fazer até mesmo mergulho nesse canal, acompanhados por guias. É recomendável mergulhar nos meses de verão. No centro de Ushuaia, visite pontos turísticos como a Plaza Islas Malvinas, o Museu do Fim do Mundo e o Museu Marítimo.

Quanto à gastronomia, os restaurantes de Ushuaia apresentam uma boa seleção de carnes e, principalmente, peixes e frutos do mar típicos de águas geladas, como o king crab (“centolla”) e a merluza negra, servidos bem frescos. Numa viagem a Ushuaia, as compras não vão ficar de lado. A cidade está cheia de lojas duty free, pois é uma área alfandegária especial, ou seja, os produtos vendidos ali são isentos de impostos.

Como chegar

A Latam e a Aerolíneas Argentinas oferecem voos de São Paulo a Ushuaia, com parada em Buenos Aires. O aeroporto de Ushuaia fica a poucos quilômetros do centro da cidade.

Onde ficar

Arakur Ushuaia Resort & Spa

Los Cauquenes Resort & Spa

Los Acebos Ushuaia Hotel

Mais informações em: tierradelfuego.org.ar e turismoushuaia.com/pt

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / leonardospencer

Comentários