logo

Telefone: (11) 3024-9500

Uruguai o ano todo | Qual Viagem Logo

Aerial view over Punta Del Este and Atlantic Ocean on sunset. Uruguay.

Uruguai o ano todo

31 de dezembro de 2019

O país vizinho do Brasil é sempre uma boa opção de viagem, seja de férias ou nos finais de semanas e feriados prolongados. Para viagens em família, com os amigos ou sozinho há sempre um destino e atrativos sob medida.

Destino para desfrutar durante o ano todo, o nosso vizinho Uruguai surpreende em cada cantinho. Seja nas águas temais de Salto, Paysandú e Rivera, nas famosas praias de Punta del Este, nos balneários de águas cristalinas de Piriápolis e Cabo Polônio, na suntuosa e virgem Atlantida ou na cosmopolita capital Montevidéu. Ou ainda para curtir a beleza de Maldonado no inverno, de Colonia del Sacramento na primavera ou a frescura do enoturismo no verão.

O Uruguai é um país de contrastes, de gente, de tradições e folclores, onde a cultura, a arquitetura e a história convivem com o golfe, o turismo rural, náutico, esportes, cruzeiros e a gastronomia.

“Queremos mostrar ao brasileiro que temos muito a oferecer. O Uruguai é um país cheio de encanto e simpatia que está disponível todo ano para os brasileiros. As praias são belas e dotadas de acessibilidade total, como a Parada 8, em Punta del Este, idealizada para cadeirantes. Reforçamos nossa política de bem-estar ao turista”, garante o vice-ministro de Turismo do Uruguai, Benjamin Liberoff.

Para atrair turistas brasileiros e estrangeiros, o Uruguai criou uma Lei de Incentivo ao Turismo. Com vigência até 30 de abril de 2020, ela garante desconto de 22% nas contas de restaurante e locação de carros pagas com cartões internacionais de crédito ou débito. O percentual corresponde ao estorno de Imposto ao Valor Agregado (IVA). “O IVA é zero em hotéis e se o turista vier de carro, quando cruzar a fronteira ganhará desconto especial de 24% no combustível, desde que realize o pagamento de maneira eletrônica”, informa Liberoff, lembrando que também há desconto de 10,5% no aluguel de imóveis e tax free em locais aderidos.

Novas rotas aéreas

A partir de 16 de dezembro, a GOL Linhas Aéreas inicia voos partindo de Porto Alegre para Santana do Livramento, que faz fronteiras com a cidade uruguaia de Rivera. Serão quatro voos semanais realizados em parceria com a companhia TwoFlex, que usa aeronaves Cessna 208 Caravan, com nove assentos para passageiros.

A aérea também terá novos voos diretos entre a capital gaúcha e Punta del Este, às quartas e domingos, entre 29 de dezembro e 1º de março de 2020.

Natureza

Foto via iStock por Rudimencial

Foto via iStock por Rudimencial

Estamos na Primavera, época do ano em que os campos uruguaios estão verdinhos e floridos. Até o final de dezembro, ganham força os passeios à pé ou de bicicleta pelo calçadão de Montevidéu; escapadas para o Vale do Lunarejo (área protegida com trilhas de ecoturismo para toda a família) e as minas de Corrales, em Rivera; ou vivenciar o Festival da Primavera, em Dolores.

A estação convida para um safári de mineração para garimpar pepitas de ouro e ametista na região Norte do país. Nas pedreiras de El Catalán os visitantes colocam capacete para extrair pedras semipreciosas a céu aberto.

Para completar a experiência de mineração, a pouco mais de duas horas de lá, está Minas de Corrales, uma cidade que gira em torno da corrida do ouro, iniciada no século 19, atualmente vibra com o prêmio “Cidade Turística” conquistado em 2018. Entre os atrativos estão visitas às minas de extração, ao Museu do Ouro e à grande barragem de Cuñapirú, que forneceu energia para a área durante anos.

Parques aquáticos 

Viva uma experiência incrível nos parques aquáticos de Salto, que têm piscinas com ondas artificiais, toboáguas, rio lento com boias, tirolesa, kamikaze, hidro turbo e jogos para crianças em Acuamania e Parque Salto Grande. Outra atração são as fontes termais encontradas na área de Almirón e Guichón, as únicas com água salgada na região.

Os visitantes podem desfrutar de piscinas em diferentes temperaturas, SPA, tratamentos e massagens anti stress, pedras quentes, terapias com florais de Bach e remédios naturais de Queguay, entre outras.

Foto via iStock por Natalia SO

Foto via iStock por Natalia SO

Cultura e diversão 

Em 2020, Punta del Este começa janeiro em grande estilo. Entre os dias 4 e 8, reúne as melhores obras de arte de galerias regionais e do mundo na exposição “Este Arte”. Logo depois, de 13 a 19, um grande show será realizado na baía do luxuoso balneário com a chegada da regata “Rolex Circuito Atlântico Sul”.

A partir de fevereiro, começam as comemorações dos 100 anos do nascimento do escritor uruguaio Mario Benedetti. O país programou uma série de celebrações internacionais com exposições e cinema. O Ballet Nacional del Sodre estreará uma adaptação de seu romance La Tregua, em setembro. E, em outubro, o fim de semana do Patrimônio estará por todo o Uruguai. Vinho Em 2019, o Uruguai foi escolhido pela VinePair como um dos dez melhores destinos do mundo para o enoturismo. Já a revista americana Wine Enthusisast concedeu o Wine Star Awards à Bodega Garzón como sendo a melhor vinícola do novo mundo em 2018.

Foto via iStock por ELO KYRMSE

Foto via iStock por ELO KYRMSE

O país também é considerado a Capital Mundial do Tannat, variedade de vinho muito conhecida na França, que encontrou a estrutura ideal para seu melhor desenvolvimento no clima e no solo uruguaio. Os tintos desse tipo de uva recebem premiações em todo o mundo, enquanto o Moscatel Hamburgo, Merlot, Ugni Blanc, Marselan, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir, Malbec, Sauvignon Blanc e Chardonnay também cativaram o paladar dos amantes de vinho.

Durante todo o ano é possível fazer degustações de vinho e refeições típicas, visitas guiadas e experimentação de vários processos nas vinícolas. São várias as rotas de vinho: Canelones, Rivera, Salto e Carmelo, além de Maldonado, cuja proposta integra o melhor dos vinhos e azeites. Na Trilha das Vinhas e das Oliveiras os visitantes percorrem diferentes vinícolas e moinhos de azeite. José Ignacio, Punta del Este, Aiguá, Pueblo Eden, Piriápolis e Pan de Azúcar integram este roteiro que mescla a natureza com o melhor da gastronomia e cultura local.

Cerveja

A produção de cervejas artesanais teve um boom no Uruguai. Cada vez mais pessoas se aventuram nessa área que teve um notável crescimento mundial na última década. Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade Udelar no país, os estilos mais consumidos são Indian Pale Ale (IPA), Golden Ale, Pale Ale (EPA e APA), cervejas de trigo e Poter.

Foto via iStock por Golden_Brown

Foto via iStock por Golden_Brown

A recente e variada oferta de bares especializados em cervejas artesanais atende tanto aos seus fiéis clientes quanto aqueles que procuram para experimentar. O jornal uruguaio El Pais relacionou cinco bares especializados em cervejas para o turista desfrutar em Montevidéu como um verdadeiro uruguaio:

TIERRA DE OSOS – Produz 15 estilos de cervejas, variando de suaves como a Blonde Belga, até a Imperial Stout com 12% de álcool. A mais solicitada é a Maracuyipa, uma IPA dose dupla com adição de polpa de maracujá. A casa também se orgulha de ter um dos melhores hambúrgueres de Montevidéu.

MONTEVIDEO BREW HOUSE – Possui 20 torneiras e uma enorme oferta de loiras suaves e vermelhas até as pretas. A estrela da casa é a Red Stout, uma receita uruguaia mundialmente famosa. Há petiscos quentes e frios para acompanhar.

ENNIS IRISH PUB – Entre as cervejas mais solicitadas pelos clientes estão a IPA e a Blonde Ale. Queijos e frios, batatas fritas com diferentes molhos e pizzas estão entre as opções para acompanhar.

BRAUER BIERHAUS – Oferece quatro cervejas próprias: Blonde, Apa, Iris Red e IPA. Atualmente, trabalham na receita de uma Oatmeal Stout. As preferidas pela clientela são a IPA e a Blonde. Quem quiser pode comprar um growler para levar a cerveja para casa. Para acompanhar, pizzas e batatas fritas.

SHELTER PATIO CERVECERO – Tem seis estilos de cervejas (Golden, Red Ale, Hoppy Golden, APA, IPA e Porter) produzidas em fábrica própria, ao lado do bar. Há, também, outras que variam no menu, como Red IPA, Black IPA, American Wheat, Belgium Amber. As campeãs entre os clientes são a Golden e a IPA. Se estiver com sorte o visitante pode até saborear um choripans, um delicioso pão com linguiça feito na hora churrasqueira.

Gastronomia 

Desde o final de agosto, um histórico edifício de Montevidéu ganhou vida e integra a rota gastronômica do país, o Mercado de la Abundancia – Mercado da Abundância, em português. Inteiramente revitalizado, o novo espaço chamado Mercado del Inmigrante tem arquitetura única, datada de 1904, inspirada no mercado Les Halles de Paris.

Em 1990, foi declarado Patrimônio Histórico Nacional incorporando novas propostas ao seu portifólio, como o Mercado de Artesãos, a Sociedade Joventango, a venda de livros e abertura de restaurantes com ofertas gastronômicas clássicas da culinária uruguaia.

Atualmente, o mercado gourmet possui mais de 20 locais com variadas propostas que atendem aos mais diversos paladares. Ao lado do clássico “asado” uruguaio ou receitas típicas de comidas de panela, estão pratos de outros países e regiões do mundo, que acompanhadas de cervejas artesanais e premiados vinhos podem fazer dessa nova experiência algo inesquecível. O local também integra um lado cultural com uma agitada agenda de eventos, shows e música.

ESPAÇOS CLÁSSICOS – A capital uruguaia reserva também outras tradicionais opções gastronômicas. Entre elas o Mercado del Puerto, na cidade velha; o Mercado Agrícola, que, sob uma enorme estrutura de ferro do início do século 20, funciona um mercado de frutas, legumes, lojas especializadas e uma praça de alimentação com ênfase na identidade local; o Mercado Ferrando, localizado no bairro de Cordón; ou o Sinergia Design, um local com propostas de design, gastronomia, cultura e eventos.

INFORMAÇÕES: turismo.gub.uy | uruguaynatural.com

Texto por Roberto Maia

Imagem Destacada via iStock por LuckyViks

Comentários