logo

Telefone: (11) 3024-9500

Uma viagem pelo Vale Europeu de Santa Catarina | Qual Viagem Logo

Casarios_vila_germ_Blumenau_NIK-3160_markito

Uma viagem pelo Vale Europeu de Santa Catarina

27 de julho de 2016

A região do Vale Europeu, em Santa Catarina, é famosa pela marcante influência de seus colonizadores. A herança deixada por alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses é visível, da arquitetura às festas típicas, dialetos e gastronomia. Além disso, as paisagens naturais não ficam atrás, com belos campos, rios e cachoeiras.

11al

Foto por Noir Stúdio / SANTUR

A cultura germânica é dominante em cidades como Blumenau, Brusque e Pomerode. Esses municípios reúnem um grande conjunto de construções em estilo enxaimel, tipicamente alemão. Outros destaques ficam por conta da culinária, dos museus e do patrimônio histórico. Os descendentes de italianos são a maioria em Nova Trento, São João Batista e outras cidades. Nova Trento, inclusive, é um verdadeiro centro de turismo religioso e atrai romeiros de todo o Brasil por suas igrejas e santuários.

SANTUARIO_SANPAULINA_NovaTrento_NIK0458markito

Foto por Markito / SANTUR

Se puder, visite o Vale Europeu na época das grandes festividades tradicionais dos imigrantes europeus. Em outubro, a região se anima com as festas alemãs, como a Oktoberfest de Blumenau, que é a maior do gênero nas Américas, a Fenarreco de Brusque e a Kegelfest de Rio do Sul. Há ainda a Festa do Imigrante de Timbó, a Festa Pomerana de Pomerode, entre várias outras durante todo o ano.

OKTOBERFEST_Blumenau_NIK-5594_markito

Foto por Markito / SANTUR

Os consumistas de plantão vão adorar o Vale Europeu, que é um reconhecido polo de produção têxtil e de calçados. Dá para comprar peças com ótimos preços, muitas delas direto das fábricas, em cidades como Brusque, São João Batista e Rio do Sul. Já em Blumenau e Pomerode é possível comprar alguns dos melhores chocolates do Brasil.

CAVERNA_DE_BOTUVERA_NIK4265_markito[1]

Foto por Markito / SANTUR

Outra opção de passeio é o turismo rural, com propriedades abertas à visitação. É uma ótima oportunidade de entrar em contato com a natureza, além de provar produtos caseiros. Quem prefere algo com mais adrenalina, pode praticar rapel, canoagem, mountain biking e até parapente nas belas paisagens do Vale Europeu. Visite também a incrível Caverna de Botuverá, a maior do sul do país.

Mais informações em: turismo.sc.gov.br/destinos/vale-europeu

Texto por: Patrícia Chemin, com informações da SANTUR.

Foto destaque por: Markito / SANTUR

Comentários