logo

Telefone: (11) 3024-9500

Um roteiro alternativo com o melhor da natureza de Miami à Flórida Central | Qual Viagem Logo

crystal-river-peixes-boi-7-foto-por-cgrant13_discover-crystal-river-florida

Um roteiro alternativo com o melhor da natureza de Miami à Flórida Central

16 de abril de 2020

Com um clima predominantemente ensolarado e estilo de destino tropical, a Flórida é queridinha entre os brasileiros que visitam os Estados Unidos. Miami, a porta de entrada do estado, é famosa por oferecer um mix de culturas com alto astral contagiante e, ainda assim, surpreende por ser um recanto de sossego e paz.

Já a poucos quilômetros ao norte de Orlando, a natureza é a grande protagonista nos destinos de Crystal River, Ocala e West Volusia, com destaque para nascentes cristalinas e refúgios de vida selvagem.

 

MIAMI

Banhada pelas águas cristalinas da Baía de Biscayne e pelo mar azulzinho, Miami é um destino como nenhum outro. Capaz de se reinventar sempre e aderir a novas tendências, a cidade-ilha do sol, das praias e das compras é a combinação perfeita para quem busca badalação e, ao mesmo tempo, tranquilidade junto à natureza. 

Foto por Greater Miami Convention & Visitors Bureau / Divulgação

Foto por Greater Miami Convention & Visitors Bureau / Divulgação

Miami Beach nunca fica fora de moda

A fama de Miami vem do lifestyle vibrante e totalmente único que pode ser encontrado pelos bairros da cidade. A área de South Beach é a mais famosa e uma das mais tradicionais nos roteiros turísticos. Por ali, a mistura eclética varia entre hotéis cinco estrelas, praias que são cartões-postais e bons restaurantes.

Ocean Drive é a parada principal para quem quer curtir sol e mar. Com poucas barracas e muitos pássaros voando ao redor, a praia é imperdível para qualquer visitante. O lugar também é movimentado de dia e de noite. De um lado, o calçadão e a costa, do outro, parques e muita arquitetura art déco em tom pastel. No meio, bares, clubs, lojas e hotelaria para todos os gostos e bolsos. Para quem busca atrações gratuitas, o Lummus Park e o Collins Park dão conta do recado. ambos estão bem centralizados e oferecem sombra para se refrescar do calor escaldante de Miami. Os coqueiros altos dão um charme ainda maior.

Ainda pela região, a famosa Lincoln Road é destino certo para compras. Emoldurando a paisagem, treze esculturas de Bottero se integram ao cenário que parece um grande shopping a céu aberto. Com o tráfego exclusivo para pedestres, a avenida de sete quarteirões oferece muitas lojas, restaurantes e galerias de arte, e é uma boa alternativa para quem não curte outlets. Encontre ali marcas de renome mundial, como Levi’s, Puma, A/X Armani Exchange, Sephora, Victoria’s Secret, Urban Outfitters, Apple, Couture, Macy’s, L’Occitane, Forever 21, Osklen e muito mais.

O coração da cidade

Foto por iStock / Dreamframer

Foto por iStock / Dreamframer

Apesar de ser o lado mais tradicional de Miami, Downtown tem a maior concentração de arranha-céus da cidade, além de oferecer vistas incríveis para a Baía de Biscayne. Suas diversas faces conseguem mostrar séculos de uma história incrível, áreas comerciais badaladas e espaços para aproveitar ao ar livre.

Nossa dica é o tour histórico guiado com Paul George, um dos historiadores mais antigos do HistoryMiami Museum. Embarque em uma jornada pelas ruas do distrito, mergulhe no passado e conheça a região e sua cultura de uma maneira totalmente diferente. 

O HistoryMiami Museum também é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a história dos fundadores de Miami, por meio de exposições temporárias e permanentes. Parte da mostra é composta por objetos e imagens que são constantemente enviadas por moradores que desejam contar um pouco da sua relação com a cidade.

Wynwood: onde arte e modernidade andam de mãos dadas

Foto por Carolina Berlato

Foto por Carolina Berlato

Desde os prédios em arte déco que circulam a Ocean Drive até os arranha-céus de Brickell e Downtown, Miami é uma cidade que respira arte. Em Wynwood, há, pelo menos, 70 galerias e museus, inúmeros murais e muita arte de rua e graffiti. O bairro, conhecido por dar um “boom” e se tornar ponto turístico desejado entre os visitantes, é aclamado como um dos mais legais da cidade.

As pinturas em grande escala emolduram paredes, postes de rua, calçadas e lojas. Os antigos armazéns ganharam cor e se tornaram point de encontro de uma galera mais jovem e descolada. Cervejarias artesanais, bistrôs e restaurantes boutiques também fazem parte do cenário. 

E, claro, não podemos deixar de fora Wynwood Walls. Alô, instagrammers! Esse é o local mais bonito da cidade e perfeito para tirar fotos incríveis. Pegue sua câmera e leve o tempo que for para apreciar a arte urbana.

Little Havana, um pedacinho de Cuba em Miami

Centro da cultura hispânica em Miami, em Little Havana toda a ambientação parece ter saído direto de Cuba. Pessoas jogando dominó, cafés cubanos, placas em espanhol, restaurantes latinos e lojas de charuto compõem um bairro extremamente colorido e acolhedor. 

Andando pela agitada Calle Ocho, principal avenida do bairro, o visitante se sente transportado para fora dos Estados Unidos. Os moradores falam em espanhol e tudo tem um charme descontraído e cheio de vitalidade. Nossa dica é o festival de música Viernes Culturales, que acontece na última sexta-feira do mês e dá um gostinho da pluralidade cultural que só Miami consegue oferecer.

Aventura Mall é sinônimo de diversão e compras 

Foto por Leo Diaz

Foto por Leo Diaz

Classificado como um dos melhores destinos de compra da Flórida, o Aventura Mall é mais do que um shopping. Com 250 mil m² e vários andares, abriga seis lojas de departamento, incluindo Nordstrom, Bloomingdale’s e Macy’s, a maior Apple Store do estado, outras 300 lojas e restaurantes e um playground interativo projetado pelo artista Rainbow Valley.

E que tal descer no maior escorregador de Miami Beach? O Aventura Slide Tower possui um tobogã duplo com 28 metros de altura. Os tubos, construídos em direções opostas, permitem que os visitantes possam ver um ao outro durante a descida que pode atingir até 24 km/h. Vai encarar? 

Cenário gastronômico de Miami é uma fusão de culturas 

Desde a cozinha moderna americana à tradicional cubana, de lanchonetes a restaurantes Michelin, Miami tem de tudo e mais um pouco. Sua cozinha reflete a multicultura presente no dia a dia e ainda conta com a presença de chefs renomados mundialmente. Em Miami Beach, dá para comer bem em qualquer lugar.

Nossa dica é o Meat Market, na Lincoln Road. O espaço dinâmico conta com um cardápio de selecionados cortes nobres de carne, delicados frutos do mar e uma ampla carta de vinhos. Em Wynwood, o 1-800-lucky é ideal para os amantes de comida asiática. O lugar parece um enorme refeitório com diversas opções de pratos asiáticos. São sete fornecedores e inúmeras iguarias. O local também conta com um karaokê, para deixar o clima ainda mais leve.

Já em Little Havana, indicamos o El Exquisito. Sua fachada pode passar despercebida, mas é um dos melhores lugares para apreciar a culinária típica de Cuba. Próximo aos Everglades, o Pisco y Nazca, em Kendall, oferece uma cozinha tradicional peruana em um ambiente moderno, além de uma carta de drinques exclusivos.

Jungle Island: uma aventura ecológica 

Localizado em uma área de sete hectares, o Jungle Island é um dos maiores e mais antigos zoológicos do país. Por lá, é possível encontrar alguns dos animais mais raros e exóticos do mundo, como o ligre, araras, papagaios e casuares. O parque é um destino bem familiar e oferece diversos espaços que permitem interação com lêmures, preguiças, flamingos e capivaras. 

A adrenalina fica por conta do Superflight. Imagine só: voo livre a 6 metros de altura e sem paraquedas. O túnel consegue gerar ventos a mais de 300 km/h, que sustentam o visitante e oferecem a sensação de estar voando. Apesar de parecer uma experiência muito radical, o Superflight é tranquilo e bem seguro. De quebra, ainda dá para ter uma visão incrível de Miami. 

Oleta River State Park: natureza intocada no meio de Miami 

Foto por Carolina Berlato

Foto por Carolina Berlato

Com uma área de mais de 422 hectares, o Oleta River State Park é o maior parque urbano da Flórida. Situado a cerca de trinta minutos do centro de Miami, o parque é um refúgio tranquilo no meio do agito da vida na cidade. 

Originalmente a região pertencia à tribo nativa tequesta e até 1800 recebia o nome de Big Snake Creek, que abraçava desde o território do Everglades até a Baía de Biscayne. Em 1922, a região foi nomeada como Parque Estadual do Rio Oleta e passou a ser um importante ecossistema protegido pelas autoridades governamentais. 

Atualmente, esse oásis natural é perfeito para os amantes de ecoturismo. O local oferece uma variedade de atividades que podem ser feitas em grupos, família, casal ou até mesmo sozinho. Apesar de Miami ser plana e costeira, o parque abriga algumas das melhores trilhas de mountain bike da cidade. São 24 km de estrada em diferentes níveis, sendo ideal para iniciantes e experientes. 

Aventureiros podem explorar as belezas da vida selvagem e apreciar a diversidade da fauna e flora. Um dos melhores passeios fica por conta da rota Stairway to Heaven, que leva até a melhor vista do Oleta. Os visitantes têm a opção de levar sua própria bike ou alugar uma no BG Oleta Outdoors.

Oleta está localizada em uma importante rota de migração de aves, então fica muito fácil encontrar falcões, toutinegras e outras espécies que utilizam a região para caçar e se reproduzir. 

Além do manguezal, os remos podem levar até o mar aberto, onde o visitante tem a opção de escolher onde deseja parar. Há três opções: seguir até a Baía de Biscayne; curtir as praias, como a Haulover Beach, famosa por ser adepta ao naturismo; ou, ainda, curtir a Raccoon Island. Este é o local mais tranquilo e refrescante e conta com a presença de vários guaxinins. 

A Raccoon Island ainda é ponto de parada de iates, lanchas e jet-skis, uma boa pedida para aqueles que possuem algum tipo de veículo aquático. A via intercostal também dá acesso a um píer de pesca. Por ali, é possível encontrar tainha, cabeça de carneiro, tarpão, robalo e pargo. 

Já a Praia de Oleta é uma ótima escolha para quem está em família com crianças pequenas. As águas são rasinhas e bem límpidas, além de estarem cercadas de mata e coqueiros que são garantia de sombra. Fique atento, pois, em algumas ocasiões, se tiver sorte, poderá encontrar um peixe-boi ou um golfinho nadando tranquilamente pelas águas. 

Everglades: um pântano subtropical 

Foto por iStock / helen89

Foto por iStock / helen89

Com uma área de mais de 600 mil hectares, o Parque Nacional Everglades é a maior reserva subtropical dos Estados Unidos. Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e biosfera de importância internacional, o local é um habitat essencial para inúmeras espécies raras e em risco de extinção, além de proteger um ecossistema variado que abriga pântanos, prados, extensa vegetação de pinheiros e mangues costeiros. 

O parque possui quatro entradas principais, sendo as mais próximas de Miami a Main Entrance, a Flamingo Everglades e a Shark Valley. A melhor época para visitar o parque é durante a estação seca, entre novembro e abril. Devido às temperaturas mais baixas e quedas nos níveis dos rios, os animais se reúnem perto dos reservatórios de água, o que torna a visibilidade mais fácil. 

Flamingo Park 

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Situado no extremo sul do Everglades National Park, a 140 km do centro de Miami, o Flamingo Everglades é o único local no mundo onde crocodilos e jacarés coexistem em harmonia. Considerado um dos destinos mais exóticos e bonitos do estado, o parque permite que seus visitantes tenham experiências diferenciadas e bem próximas com os animais que vivem por ali. 

Uma das maneiras de conhecer toda a extensão do Flamingo é através de passeios de barco. A excursão atravessa o canal Buttonwood, passa pela baía de Coot Bay e Tarpon Creek até chegar à área pantanosa de Whiterwater Bay. Durante todo o percurso é possível observar a vida vegetal e animal, enquanto um naturalista apresenta toda a história do parque. Os tours duram cerca de 90 minutos e acontecem diariamente, das 11h às 15h. Outra maneira de aproveitar a região é fazendo caiaque no rio dos crocodilos ou passeios de bicicleta pelas trilhas do parque. É possível alugar os itens na loja local.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Caso queira estender a estadia pelos Everglades, a dica são as hospedagens ecológicas localizadas em diversos pontos do parque. Para os amantes de camping, existem duas áreas reservadas para a prática. A Long Pine Key Campground está localizada pertinho das trilhas de Long Pine Key e Anhinga Trail e de uma lagoa de pesca. Dispõe de chuveiros e estações de despejo. Já a Flamingo Campground, em frente à Baía da Flórida, oferece um dos melhores visuais dentro do parque. O local conta com mesas de piquenique, churrasqueira, chuveiro e um anfiteatro. Ambos aceitam tendas e trailers. 

As “eco tents” são ideais para quem quer fazer camping, mas sem abrir mão do conforto e da sensação de estar em um hotel. Dentro de cada tenda há uma ou duas camas queen, eletricidade, cômoda, tela de proteção contra insetos e pátio privado com mesas ao ar livre. As “houseboats” são outra opção interessante. Dispostas ao longo da marina de Whiterwater Bay, a cerca de 60 km da entrada principal do Everglades National Park, todas estão equipadas com dois quartos, banheiro, sala de estar, cozinha mobiliada e ar-condicionado. Para deixar a experiência ainda mais diferenciada, o visitante pode navegar a acomodação aquática ao longo do rio e fazer seu próprio tour pelo parque. 

Alligator Farm

Foto por iStock / AppleZoomZoom

Foto por iStock / AppleZoomZoom

De jacarés e crocodilos a cobras exóticas, o Alligator Farm é uma das experiências mais emocionantes no sul da Flórida. A mais antiga fazenda de répteis crocodilianos do estado está situada na principal entrada do Everglades National Park e contém mais de dois mil animais dessas espécies. 

Fazer um passeio pelo pântano com jacarés não significa que você tenha que descer e se sujar. Embarque em um airboat e observe as aves, os animais nativos e a alta vegetação. Conheça as diferentes espécies de crocodilos e assista a um show de entretenimento com cobras. Se for sortudo, pode até segurar uma píton amarela nas mãos. 

Miccosukee Resort & Gaming: jogos e cultura nativa

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Localizado no coração dos Everglades, o Miccosukee Resort & Gaming reúne em um único lugar a diversão dos jogos de cassino com a tranquilidade da natureza. Situado a menos de uma hora de Miami Beach, o hotel pode ser visto a quilômetros de distância graças ao seu conjunto arquitetônico com dimensões faraônicas e os letreiros coloridos que convidam a fazer apostas.

O resort foi nomeado em homenagem à tribo Miccosukee e sua cultura. Ele foi projetado de frente para a reserva e para o Parque Everglades, além de contar com uma decoração que remete aos ornamentos tribais e com estátuas Miccosukee. A área de lazer é composta pela piscina interior que está sempre aquecida, jacuzzi e sauna. O resort ainda conta com um Spa e salão de beleza, o Pa-hay Okee. 

No oeste de Miami, o resort é um dos principais pioneiros em jogos de azar. Apesar da imponente construção, o interior do hotel-cassino é aconchegante e familiar. Em termos de estrutura, são mais de duas mil máquinas caça-níquel que oferecem desde jogos clássicos a slots com temas de filmes e séries famosas e que apresentam as recentes inovações, efeitos especiais, bônus e recompensas. 

Nas salas de jogos exclusivos, os apostadores podem aproveitar a diversão 24 horas por dia. Os ambientes privativos como o Hidden Gems e a High Limit oferecem espaços sofisticados e intimistas, além de serviços especiais, como seguranças extras, iguarias culinárias preparadas na hora, bar e outras atividades personalizadas conforme o desejo do cliente. 

Clássico dos jogos de azar, o bingo é sinônimo de diversão. Não importa o jeito de jogar, seja individual, com amigos ou em família, o objetivo é o mesmo: testar a sorte, um número por vez. No Miccosukee, o Bingo Hall é a sala mais cara do sul da Flórida para tentar fazer as apostas. O local oferece, ainda, um Snack Bar, para que os jogadores possam se alimentar e se divertir ao mesmo tempo. 

Os jovens também têm seu espaço dentro do resort. o teen arcade é um ambiente especial para os adolescentes acima de 13 anos de idade, com jogos de fliperama, videogame, bilhar e pebolim. Os bares são outros atrativos. Abertos 24 horas, o Cypress Lounge e o Martini Bar oferecem uma variedade de bebidas e coquetéis, além de petiscos e entretenimento ao vivo. 

Palihouse: elegância e charme em Miami 

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Situado em uma das áreas mais bonitas e privilegiadas, o Palihouse Miami Beach está situado em um antigo edifício art déco, a menos de 20 minutos do aeroporto e a poucos metros da praia e das principais redes de comércio da região. O hotel renovou seus conceitos ao reimaginar a estrutura do antigo Greenbrier Hotel e criar um hotel boutique cheio de charme. Hoje, oferece 71 acomodações decoradas de maneira contemporânea e inspiradas no mediterrâneo. Os quartos possuem dois tamanhos, king e queen, e a maioria conta com pequena cozinha americana. 

Já a área de lazer do hotel oferece um lounge com bar de coquetéis, pátio, piscina externa e aluguel de bicicletas. Os hóspedes que desejarem ir até a praia podem solicitar um moke, pequeno veículo que faz o transporte até a orla. O serviço ainda abrange mordomo de praia, cadeiras, toalhas, guarda-sol e bebida cortesia.

 

FLÓRIDA CENTRAL

A popularidade de Orlando entre os brasileiros é algo indiscutível. Muitos, inclusive, costumam visitar a terra dos parques temáticos todos os anos. O que nem todos sabem é que, a poucos quilômetros ao norte de orlando, a Flórida reserva algumas de suas mais belas paisagens. 

De leste a oeste nessa faixa do estado, a natureza mostra uma faceta de puro encanto, com nascentes cristalinas, rios preservados e encontros com animais incríveis em seus habitats naturais. Esses são os maiores atrativos nessa viagem que cruza os condados de Citrus, Marion e Volusia – uma ótima opção de roteiro para quem quer ir além de Orlando. 

Nascentes cristalinas 

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Há centenas de nascentes na Flórida, graças ao calcário presente no solo e ao aquífero no subterrâneo do estado. Essas nascentes formam grandes piscinas naturais, com água cristalina que adquire tons que vão do turquesa ao esverdeado. Muitas delas são abertas ao público, onde você pode se refrescar nos dias ensolarados da Flórida.

Já nos meses mais frios, as nascentes, encontradas em profusão na faixa central do estado, assumem um papel importante na sobrevivência dos peixes-boi. Grande mamífero marinho que pode chegar a mais de três metros de comprimento, o simpático peixe-boi é um dos animais-símbolo da Flórida. Toda a costa do estado é habitat natural do “Florida manatee”, uma subespécie do peixe-boi das índias ocidentais. São animais de movimentos lentos, herbívoros e incrivelmente pacíficos. 

Foto por Maurice Rivenbark for VISIT FLORIDA

Foto por Maurice Rivenbark for VISIT FLORIDA

Entre novembro e março, quando o mar esfria, eles migram pelos rios até as nascentes, onde a água brota a constantes 22°C, já que o peixe-boi não sobrevive em temperaturas baixas. Assim, as nascentes tornam-se refúgios de inverno para os peixes-boi – e você pode admirar dezenas deles reunidos em um só lugar. 

CRYSTAL RIVER 

No Condado de Citrus, a apenas 140 km de Orlando, Crystal River é conhecida como a capital mundial dos peixes-boi, pois, na área de Kings Bay, concentra pelo menos 70 nascentes a curtas distâncias do Golfo do México. Durante o inverno, a cidade chega a abrigar cerca de 1/6 de toda a população de peixes-boi no estado. 

Recantos do peixe-boi 

Foto por ©CGrant14 / Discover Crystal River Florida

Foto por ©CGrant14 / Discover Crystal River Florida

O Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Crystal River é o único lugar na América do Norte onde é legalmente permitido nadar com os peixes-boi em seu habitat natural. Chegar tão perto desses grandes mamíferos é uma sensação indescritível. Mas, por ser um animal que já sofreu graves riscos de entrar em extinção, tudo é muito bem regulamentado. Não é permitido tocar neles ou perturbá-los de qualquer maneira. Você deve apenas exercer uma observação passiva e o passeio só pode ser conduzido por operadoras autorizadas. 

Uma delas é a Plantation Adventure Center, localizada dentro do Hotel Plantation on Crystal River. Usando um “wetsuit”, máscara de mergulho e snorkel, você flutua tranquilamente nas águas cristalinas de Kings Bay enquanto observa os peixes-boi a uma distância muito curta. Um verdadeiro privilégio. 

King Spring, Hunter Spring e Three Sisters Springs são as maiores nascentes da região de Crystal River – e todas elas são refúgios de peixes-boi durante o inverno. Em fevereiro de 2016, havia 489 deles reunidos nas Three Sisters, uma grande piscina natural de água cristalina formada por três nascentes. Esse é um dos melhores lugares na Flórida para admirar os peixes-boi. Para isso, vá ao Three Sisters Springs Center, que dá acesso às passarelas de madeira que cercam as nascentes.

Foto por Discover Crystal River Florida

Foto por Discover Crystal River Florida

Fora da temporada de peixes-boi, a piscina natural das Three Sisters Springs é aberta ao público, onde você pode passear de caiaque, fazer snorkel ou stand-up paddle nesse verdadeiro oásis. Por ser uma área protegida, o acesso às nascentes é feito apenas pela água e há operadoras que levam os visitantes até lá de barco – a Plantation Adventure Center é uma delas. 

Outro refúgio de inverno dos peixes-boi na região é o Ellie Schiller Homosassa Springs Wildlife State Park, parque dedicado à conservação da vida selvagem local. Junto à nascente, há um observatório submerso, onde você pode ver esses animais dentro da água. O parque trabalha com a reabilitação de animais machucados e preserva aqueles que não podem voltar à natureza. 

Bicicletas, airboats e vieiras 

Além das nascentes, a região de Crystal River reserva outros passeios imperdíveis. Entre eles, os clássicos airboats, barcos típicos da Flórida que permitem navegar em águas rasas. A River Safaris, localizada na cidade de Homosassa, oferece vários tipos de tours em airboats, como o que segue pelos rios e canais até o Golfo do México. A paisagem ao redor é repleta de ilhas e manguezais, enquanto vários pássaros, peixes, pequenos tubarões, tartarugas marinhas e até, se você tiver sorte, golfinhos aparecem pelo caminho. O Wild Bill’s Airboat Tours, baseado em Inverness, leva para um passeio pelo Withlacoochee River e áreas de pântano – habitat natural dos jacarés, ou os “alligators”, da Flórida. 

Foto por Discover Crystal River Florida

Foto por Discover Crystal River Florida

A pequena cidade de Inverness também revela seu lado “bike friendly”. Seu centrinho charmoso é bem acessível para quem está sobre duas rodas e fica a poucas quadras de uma das principais ciclovias da Flórida: a Withlacoochee State Trail. Essa trilha é plana, toda pavimentada e cercada por árvores e possui 74 km de extensão no total. Em Inverness, é fácil alugar bicicletas em lojas especializadas, como a David’s World Cycle, para pedalar pela ciclovia e pelas passarelas junto aos lagos da cidade. 

Porém, se você está em busca de uma atividade bem inusitada, a dica é embarcar em um passeio de “scalloping” (algo como “coleta de vieiras”). As vieiras são moluscos bivalves e iguarias gastronômicas de sabor delicado e adocicado. A Flórida é conhecida pela qualidade de suas vieiras, encontradas facilmente pela costa. Em Crystal River e Homosassa, o “scalloping” transformou-se em atividade turística para adultos e crianças e acontece durante o verão, entre julho e setembro.

Foto por ©Romona Robbins / Discover Crystal River Florida

Foto por ©Romona Robbins / Discover Crystal River Florida

Os visitantes vão de barco com um guia até algum trecho de água rasa do Golfo do México. Ali, equipados com snorkel e máscara de mergulho, eles “colhem” no fundo do mar as conchas das vieiras. Ao final do passeio, você pode comer as vieiras que você mesmo coletou. É só levá-las para algum dos restaurantes locais que aceitam prepará-las. 

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Aliás, a gastronomia é um ponto forte da região. Deixe o fast food de lado e aproveite a ampla oferta de peixes e frutos do mar, muito frescos e saborosos. O restaurante Katch Twenty Two, localizado em Lecanto, oferece um cardápio refinado e repleto de camarões, lagostas e vieiras. Em Crystal River, o Vintage on 5th segue a mesma linha, mas com inspiração na cozinha do sul dos Estados Unidos. Outra boa opção é o Oscar Penn’s, em Inverness, que serve carnes e frutos do mar em pratos com referências à culinária oriental. Já o restaurante do Seagrass Waterfront, em Homosassa, é um deleite para quem adora camarões, vieiras e outros frutos do mar. 

Bônus: as sereias de Weeki Wachee 

Foto por John Athanason for VISIT FLORIDA

Foto por John Athanason for VISIT FLORIDA

A 40 km ao sul de Crystal River, as nascentes de Weeki Wachee encantam visitantes há décadas com seu famoso show de sereias, que aconteceu pela primeira vez em 1947, antes mesmo do lugar se tornar um parque estadual. O teatro foi construído abaixo do nível da água e, através de uma parede de vidro, se abre para a nascente cristalina, onde as sereias apresentam um espetáculo com músicas e nado sincronizado, em meio a peixes e tartarugas. 

Foto por Maurice Rivenbark for VISIT FLORIDA

Foto por Maurice Rivenbark for VISIT FLORIDA

O Weeki Wachee Springs State Park abriga também o único parque aquático da Flórida abastecido pela água de uma nascente, o Buccaneer Bay, com tobogãs, uma praia artificial e áreas naturais para nadar. Dentro do parque, você pode ainda passear de barco, de caiaque ou de stand-up paddle pelo rio Weeki Wachee. 

OCALA 

Do centro de Orlando à cidade de Ocala, no Condado de Marion, são cerca de 130 km, no sentido noroeste. A região dá a oportunidade de desbravar uma natureza praticamente intocada, com rios cristalinos, nascentes, parques estaduais e penhascos, junto à Floresta Nacional de Ocala. Depois de curtir um dia ensolarado da Flórida em uma das várias atrações naturais da região, aproveite a cidade de Ocala a partir do entardecer. 

Fundado em 1846, o centro histórico (Downtown Ocala) reúne compras, gastronomia e construções que preservam um charme de antigamente, como o antigo cinema Marion Theatre. Boutiques com peças únicas se misturam a pequenos restaurantes locais, como o mexicano Sayulita Taqueria, com seu agradável pátio ao ar livre. Ainda no assunto gastronomia, mas fora do centro da cidade, vale a pena conhecer o Sky Fine Dining, com uma culinária asiática contemporânea, e o Mojo’s, rede original de Ocala com o melhor das cozinhas de Cuba e do sul dos Estados Unidos. 

Mergulho em águas cristalinas 

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

A leste de Ocala, já dentro da Floresta Nacional, você pode nadar em um cenário que nem parece real de tão bonito. A piscina natural de Silver Glen Springs é um grande espaço de águas calmas e cristalinas. Como o fundo é composto por rochas e areia claras, a água ganha uma tonalidade azul turquesa. É como nadar em uma piscina, só que totalmente natural. Há trechos mais rasos, nos quais a água fica abaixo da cintura, e outros que chegam a quase 8 metros de profundidade, junto à abertura da nascente que forma esse paraíso. 

Leve uma máscara de mergulho ou óculos de natação, além de um snorkel, para contemplar as belezas do fundo da nascente, cardumes de peixes e até tartarugas e outros animais. A entrada é pelo Silver Glen Springs Recreation Area, onde há estacionamento, mesas para piquenique e banheiros químicos. 

Já a oeste de Ocala, a grande atração é percorrer o Rainbow River, na cidade de Dunnellon. Sua nascente, Rainbow Springs, é a quarta maior da Flórida e é aberta ao público para um bom mergulho. Já o percurso pelo rio pode ser feito sobre boias grandes (como aquelas de parques aquáticos), deixando a correnteza te levar, de caiaque ou de stand-up paddle. Sob a sombra das árvores, todo o rio apresenta águas cristalinas – dá para ver o fundo, além de muitos peixes e outros animais típicos da Flórida, como lontras, tartarugas e, nas margens, até jacarés (que são mais raros e não costumam chegar perto dos humanos). 

Para entrar no Rio Rainbow, o acesso tem que ser feito por um dos sete pontos abertos ao público. Para sair, também há pontos específicos. Você pode começar o passeio no KP Hole Park, que disponibiliza boias, caiaques e outros equipamentos para aluguel. A partir desse ponto, são cerca de 5 km até uma das saídas, no Blue Run of Dunnellon Park. O passeio de boia por esse trajeto dura de três a quatro horas. 

Passeio de barco e tirolesas 

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

O Silver Springs State Park, pertinho de Ocala, abriga uma das maiores áreas de nascentes dos Estados Unidos. O local recebe visitantes desde 1873, ano em que foi inaugurado o tradicional passeio de barco com fundo de vidro. Essa atração turística continua em funcionamento até hoje e é considerada a mais antiga da Flórida. Como não é permitido nadar na nascente, essa é a melhor maneira de admirar toda a vida subaquática de Silver Springs em detalhes, incluindo vários peixes e as aberturas no solo por onde a água brota. 

O parque estadual ainda conserva o charme da Flórida de antigamente, com construções bem preservadas. Outras atividades por ali incluem caiaque, canoas e stand-up paddle (equipamentos estão disponíveis para aluguel), além de trilhas leves entre as árvores e espaços para piqueniques. 

Ainda em Ocala, quem não tem medo de altura pode curtir o mais alto, mais rápido e mais longo circuito de tirolesas da Flórida no The Canyons Zip Line and Adventure Park. Os visitantes sobrevoam cenários únicos na Flórida, que tornam o passeio ainda mais especial: cânions e penhascos de calcário, além de lagos em tons de verde e azul. 

Há diferentes tours disponíveis, que compreendem uma sequência de três a nove tirolesas que variam em tamanho, altura e velocidade. Elas podem chegar a 50 metros de altura e 350 metros de comprimento. O parque oferece ainda passeios a cavalo, circuitos noturnos de tirolesa, passeios de caiaque e tour histórico com degustação de vinhos.

WEST VOLUSIA 

Faixa oeste do Condado de Volusia, essa região está localizada a meio caminho entre duas cidades bem conhecidas entre os brasileiros na Flórida: Orlando e Daytona. West Volusia é composta por 14 comunidades e atrações variadas, tanto em meio à natureza quanto em centros urbanos. 

Natureza e parques estaduais 

Foto por Sailforth Productions / West Volusia Tourism

Foto por Sailforth Productions / West Volusia Tourism

Em West Volusia também é possível encontrar os simpáticos peixes-boi. Na região, o refúgio de inverno escolhido por esses animais é o Blue Spring State Park, localizado em Orange City. De meados de novembro a março, a nascente deste parque chega a abrigar mais de 200 peixes-boi. Nessa época, os visitantes não podem entrar na água, mas dá para passar o dia inteiro admirando esses animais a partir das passarelas de observação. 

Já no restante do ano, é permitido nadar, mergulhar ou fazer snorkel na nascente. No canal que atravessa o parque, deixe-se levar pela correnteza em um relaxante passeio de boia cross. Além das boias, o parque disponibiliza para aluguel caiaques, canoas e equipamento para snorkeling. 

As águas cristalinas da Blue Spring seguem até o Rio St. Johns, o mais longo da Flórida, com um curso de 485 km que atravessa áreas pantanosas e florestas. Você pode desbravar esse rio em passeios de canoa, caiaque ou barco. Partindo da cidade de DeBary, o St. Johns Eco Tour é um tranquilo passeio guiado de barco, no qual é possível avistar diversos animais típicos da Flórida em seu habitat natural, como jacarés, tartarugas, dezenas de espécies de aves e muito mais, além da exuberante fauna local em cenários de beleza cênica. 

Outro parque estadual de West Volusia é o DeLeon Springs, que oferece aluguel de caiaques e canoas, trilhas, áreas para piquenique e uma bela nascente. Mas o destaque fica por conta de uma atração bem inusitada: um restaurante famoso pelas panquecas. No The Old Spanish Sugar Mill, aberto em 1961, há chapas embutidas em cada mesa, sobre as quais você prepara suas próprias panquecas, depois de escolher o tipo de massa e os acompanhamentos. 

De DeLand a Cassadaga 

Foto por Sailforth Productions / West Volusia Tourism

Foto por Sailforth Productions / West Volusia Tourism

DeLand é o foco do agito em West Volusia. Com um centro cheio de personalidade e construções históricas, é fácil se apaixonar pela cidade logo na primeira visita. A tranquila Woodland Boulevard, considerada a avenida principal, e suas ruas adjacentes convidam para um passeio a pé, no qual você vai descobrir pequenos tesouros pelo caminho, como lojas de chocolate, de roupas vintage e de discos de vinil, pequenos museus, galerias de arte, teatros e coloridos murais grafitados. Dos restaurantes aos cafés, tudo é bem local – grandes redes internacionais são inexistentes. 

Por tudo isso, o centro de DeLand já ganhou vários prêmios, como o “Great American Main Street Award”, que reconhece pequenos distritos comerciais que se mantêm autênticos nos Estados Unidos. Vale conhecer também a microcervejaria Persimmon Hollow e o restaurante The Table, cujo menu muda sazonalmente, mas sempre privilegiando os ingredientes frescos, locais e orgânicos. 

Já a pequena Cassadaga, ao sul de DeLand, é o lar da mais antiga comunidade de espiritualistas do sudeste dos Estados Unidos, a Cassadaga Spiritualist Camp, com mais de 120 anos de história. Os espiritualistas acreditam que os espíritos não só existem, mas podem se manifestar e se comunicar com os vivos. A crença foi amplamente difundida na América do Norte e no Reino Unido durante a época vitoriana, mas, com a descoberta de charlatões que tentaram se aproveitar da popularidade do movimento, o espiritualismo foi reduzido a poucas comunidades por essas regiões. 

Uma das que se mantêm ativas é Cassadaga. A comunidade recebe não só espiritualistas, mas também os curiosos e os céticos. Há um tour pela cidade para descobrir as histórias dos antigos residentes, dos pontos de energia encontrados por lá e de construções onde foram constatadas manifestações de espíritos – como no próprio Hotel Cassadaga. Visitantes também podem participar das chamadas “leituras” com médiuns de Cassadaga, entre outras atividades espiritualistas. Seja qual for a sua crença ou religião, conhecer a cidade é uma experiência bem diferente. 

 

SERVIÇOS

Como chegar

As companhias aéreas American Airlines (aa.com.br), Azul (voeazul.com. br), GOL (voegol.com.br) e LATAM (latam.com) operam rotas diretas partindo de várias cidades brasileiras com destino a Miami e/ou Orlando. Para se locomover dentro da Flórida, a melhor opção é alugar um carro. As rodovias do estado são bem cuidadas e sinalizadas.

Onde comer

MIAMI

1-800-Lucky – 1800lucky.com

El Exquisito – elexquisitomiami.com

Meat Market – meatmarket.net

Pisco y Nazca – piscoynazca.com

CRYSTAL RIVER

Katch Twenty-Two – katchtwentytwo.com

Oscar Penn’s Restaurant – oscarpenns.com

Seagrass Waterfront – seagrassresort.com

Vintage on 5th – vintageon5th.com

OCALA

Blue Gator Tiki Bar & Restaurant – blue-gator.com

Mojo’s – ilovemojos.com

Sayulita Taqueria – saytaco.com

Sky Fine Dining – skyfinedining.com

WEST VOLUSIA

Sinatra’s – sinatras.us

St. John’s River Grille – stjohnsmarinaresort.com

The Old Spanish Sugar Mill – oldspanishsugarmill.com

The Table – thetabledeland.com

Onde ficar

MIAMI

Miccosukee Resort & Gaming – miccosukee.com

Palihouse Miami Beach – palisociety.com/hotels/miami-beach

Eden Roc Miami Beach – edenrochotelmiami.com

CRYSTAL RIVER

Plantation on Crystal River – plantationoncrystalriver.com

Best Western Crystal River Resort – bestwestern.com

Holiday Inn Express Inverness – ihg.com/holidayinnexpress

OCALA 

Best Western Ocala Park Centre – bestwestern.com

Hilton Ocala – hilton.com

Holiday Inn & Suites Ocala Conference Center – ihg.com/holidayinn

WEST VOLUSIA 

Courtyard DeLand Historic Downtown – marriott.com

Fairfield Inn & Suites (Daytona Beach) – marriott.com

Hard Rock Hotel (Daytona Beach) – hardrockhotels.com/daytona-beach

Mais informações em:

Flórida: visitflorida.com

Miami: miamiandbeaches.com

Crystal River: discovercrystalriverfl.com

Ocala: ocalamarion.com

West Volusia: visitwestvolusia.com

Texto por: Carolina Berlato e Patrícia Chemin

A jornalista Carolina Berlato viajou a convite do Greater Miami Convention & Visitors Bureau, com a proteção do seguro viagem da GTA (Global Travel Assistance). A jornalista Patrícia Chemin viajou a convite do Visit Florida, com o apoio de Discover Crystal River, Ocala/ Marion County e West Volusia Tourism, com a proteção do seguro viagem da GTA (Global Travel Assistance). 

Foto destaque por: ©CGrant13 / Discover Crystal River Florida

Comentários