logo

Telefone: (11) 3024-9500

Um pedacinho da Europa no Brasil o espera | Qual Viagem Logo

Sao Bento do Sul

Um pedacinho da Europa no Brasil o espera

12 de maio de 2014

São Bento do Sul é um município do Estado de Santa Catarina. Localizado a oeste, tem altitude de 838 metros. Sua população em 2011 era estimada em 75.520 habitantes. A distância rodoviária até a capital do estado é de 250 quilômetros.


 

Encantos da Serra

Ed5-117O norte de Santa Catarina o leva ao cenário de uma paisagem europeia: espalhadas pelo vale e pelas encostas das altas montanhas, erguem-se as casas construídas em autêntico estilo enxaimel.

Os picos montanhosos desenham o azul do céu, os rios e lagoas compõem molduras no verde da vegetação e as cachoeiras, grutas e estradas de ferro, em sua maioria, tombados pelo patrimônio histórico de Santa Catarina. No inverno, a névoa que encobre toda a região e a fumaça que sobe das chaminés tornam ainda mais vívida a impressão de que estamos em um pedaço da Europa.

São Bento do Sul tornou-se famosa pelas belas paisagens naturais e oferece a tranquilidade de uma pequena cidade do interior. É uma ótima alternativa para quem procura o clima ameno das montanhas e a paz do convívio íntimo com a natureza. A semelhança com as terras altas da Europa atrai até hoje alemães, suíços, italianos e muitos outros, saudosos de sua terra natal. A influência europeia é visível em todos os lugares, desde o estilo das construções até os produtos encontrados no comércio local.

Situada a 840 metros acima do nível do mar tem topografia acidentada, a região é dominada pelas imponentes montanhas, cujos picos se elevam a 1.118 metros de altura. Os caminhos que levam aos mais altos pontos da serra oferecem visual imperdível: lá de cima se descortina uma paisagem magnífica.

Ed5-116Inclua no roteiro a cidade de Rio Negrinho, onde se pode realizar o passeio de Maria Fumaça. Descer a Serra Dona Francisca, recortando uma área de proteção ambiental coberta de Mata Atlântica primária até chegar em Joinville, a maior cidade do estado, conhecida como a Cidades dos Príncipes. Lá é possível realizar o passeio em barcos que mostram aos visitantes 14 ilhas que formam a Bahia da Babitonga até chegar à cidade portuária de São Francisco do Sul, que oferece construções históricas e mais de 15 praias espetaculares.

É interessante em Joinville (foto) percorrer a Rua Visconde de Taunay, chamada de Via Gastronômica. Os famosos cafés coloniais e os restaurantes especializados em frutos do mar estão espalhados por ela. Compra de roupas, utensílios em couro como bolsas, cintos e jaquetas e cristais são ótimas dicas para quem deseja levar uma recordação.

A mais nova aposta da região é o cicloturismo realizado no distrito de Piraí. São 39 quilômetros por estradas de terra percorrendo paisagens rurais, rios, cachoeiras e propriedades rurais que vendem produtos coloniais, como mel, queijos, vinhos e sucos de uva e pêssego.

ONDE FICAR

Em São Bento do Sul a melhor dica de hospedagem é o Novotel www.accorhotels.com.br

Já em Gravatal a dica é www.hotelinternacionalgravatal.com.br

Quem for curtir as praias de Garopada pode pesquisar www.moradapraianha.com.br.

Na praia do Rosa, www.solarmirador.com.br

Em Lagura o mais indicado é www.lagunatourist.com.br

Comentários