logo

Telefone: (11) 3024-9500

Tupã comemora 88 anos com programação especial do Museu Índia Vanuíre | Qual Viagem Logo

p-217-tup_03_0840_p

Tupã comemora 88 anos com programação especial do Museu Índia Vanuíre

5 de outubro de 2017

A estância turística de Tupã, completa 88 anos de fundação. A 514 km da capital paulista, a cidade oferece aos visitantes um clima de tranquilidade no interior paulista e com uma variedade de opções nos grandes centros. Fundada em 1929, rapidamente se expandiu devido à cafeicultura, atraindo imigrantes japoneses, portugueses, italianos, espanhóis, sírios e letos. Seu nome, significa Deus do Trovão, e homenageia os antigos habitantes do local, entre eles os índios – muitos ainda vivem na região.

Toda sua riqueza cosmopolita e cultural pode ser apreciada em seus diversos museus, igrejas e festividades que acontecem na estância no decorrer do ano. A vasta natureza permite que a cidade tenha outro ponto de destaque, oferecendo aos visitantes várias atrações em balneários, parques, trilhas ecológicas com cachoeiras e mata preservada.

Para celebrar, e misturar a comemoração com a vida cultural de Tupã, o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realizará um concurso cultural de fotografias para estudantes da cidade, com votação nas mídias sociais, e passeios culturais com visitantes por pontos de memória do município, aos sábados.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

O concurso de fotos é destinado aos alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas estaduais. O objetivo é trazer à tona o sentimento dos pequenos em relação a onde vivem. Eles serão convidados a produzir uma fotografia a partir da frase: “Por que eu gosto da minha cidade?”.

A ação será dividida em cinco partes: período de entrega das imagens nas escolas (até 9/10), classificação das cinco melhores pelas instituições (até 13/10), envio das fotos para o Museu (até 16/10),votação popular pelo Facebook no @museuindiavanuire (17 a 29/10) e a divulgação do resultado (30/10).

Já o passeio cultural começa no dia 14 de outubro (sábado) e segue nos dias 21 e 28, às 15h, com saída do Museu. O objetivo é proporcionar um olhar mais atento sobre a cidade. Nos três sábados, serão percorridos marcos importantes que se relacionam ao processo de formação e desenvolvimento do município. Em cada ponto, serão apresentados áudios com informações sobre o trajeto e os locais.

A ação busca valorizar os monumentos históricos de Tupã como lugares de acontecimentos importantes. A programação permite a compreensão sobre a importância de preservá-los para as gerações futuras, o que se contrapõe a um processo de transformação intenso, que desconsidera o valor cultural de algumas construções, substituindo-as por outras.

Serviço:

Dia da Cidade – 88 anos da fundação de Tupã

Ação: “Por que eu Gosto da Minha Cidade?”

Período: de 9 a 30/10/2017

Local: Escolas da Rede Estadual eMuseu H. P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, 521 – Tupã/SP)

Horário: das 9h às 17h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Passeio Cultural – Conhecendo Tupã

Datas: 14, 21 e 28/10/2017

Local: Museu H.P. Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP)

Horário: 15h

Informações: (14) 3491-2333

Entrada: gratuita

Texto por: Agência com edição de Caroline de Oliveira

Foto destaque por Ken Chu / Expressão Studio

Comentários