logo

Telefone: (11) 3024-9500

Tubarão é destino de águas medicinais no sul de Santa Catarina | Qual Viagem Logo

17082_resample_400_300

Tubarão é destino de águas medicinais no sul de Santa Catarina

24 de dezembro de 2015

A cidade de Tubarão localizada no sul de Santa Catarina oferece várias atrações para os turistas que vão desde as relaxantes estâncias hidrotermais a passeios culturais pelo centro da cidade. Existem vários museus, casas de cultura e até um trem maria-fumaça que percorre antigas estações e povoados da região. O ponto de partida é o Museu Ferroviário, um dos destaques turísticos de Tubarão.

Foto por Douglas Antunes via Wikipedia

Foto por Douglas Antunes via Wikipedia

A cidade tem também boas opções gastronômicas e de vida noturna. E, para quem curte rapel e escalada a apenas 4 km do centro há dois pontos para a prática destes esportes. Na área rural, você pode acompanhar a rotina da vida no campo nas propriedades abertas à visitação e comprar produtos caseiros.

Os principais eventos de Tubarão são a Feira da Indústria, Comércio e Serviço, a Produsul e a Cavalgada Tropeira – passeio de uma semana por vários municípios do sul e da serra catarinense.

Algumas dicas imperdíveis do que fazer na cidade:

Morro do Formigão e Morro da Antena
Bons pontos de rapel e escalada, indicados inclusive para iniciantes. A vista panorâmica a partir do Mirante do Morro da Antena  abrange a cidade de Tubarão, as praias e a Serra Geral. O Morro do Formigão fica junto à BR-101.

Calvagada Tropeira
Percorre o trajeto histórico dos tropeiros pelo Picadão da Serra, partindo de Lages rumo à Tubarão. A chegada dos cavaleiros à cidade é uma das festividades que comemoram o aniversário do município. Em maio

Museu Ferroviário
Locomotivas a vapor, vagões (ingleses, alemães, norte-americanos e tchecos), equipamentos e documentos da Ferrovia Tereza Cristina (a estrada de ferro do carvão) fazem parte do acervo do museu.

Foto por Kaktus Kid via Commons Wikimedia

Foto por Kaktus Kid via Commons Wikimedia

Museu Willy Zumblick
Guarda parte significativa da extensa obra do pintor tubaronense Willy Zumblick (1913-2008), que teve em Santa Catarina sua maior inspiração. Está instalado no Centro Municipal de Cultura (CMC), onde você também vai encontrar a Biblioteca Municipal Olavo Bilac, além de galerias de exposições temporárias, ateliês e salas de vídeo.

Memorial Anita Garibaldi
Um monumento doado pelo governo italiano marca o local onde nasceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi, em 1821.
Estrada Geral da Madre, Morrinhos, a 4 km do Centro.

Casa da Cidade Humberto Rohden
Datado de 1897, o palacete neoclássico já foi sede da Prefeitura e de outros órgãos públicos. Hoje, possui um ponto de venda de artesanato e recebe exposições, cursos comunitários e outras atividades culturais. No Natal, o local se transforma na Casa do Papai Noel, uma das atrações do Mix Cultural de Natal, no Centro.
Av. Marcolino Martins Cabral, s/n, Centro.

Visite também as pequenas propriedades rurais de Rio do Pouso e de Sertão dos Corrêa, aprecie deliciosas refeições coloniais e adquira produtos caseiros e artesanais.

Onde ficar

Hotel Termas do Rio do Pouso – termasdoriodopouso.com.br

Termas da Guarda Hotel – termasdaguarda.com.br

Hotel Sandrini- sandriniparkhotel.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque via tubarao.sc.gov.br

Comentários