logo

Telefone: (11) 3024-9500

Três vinícolas para visitar no período mais aromático da produção de vinhos | Qual Viagem Logo

collectors-experience-6

Três vinícolas para visitar no período mais aromático da produção de vinhos

29 de agosto de 2019

O consumo de vinho sempre nos remete ao friozinho do inverno. Mas se você quer saber como aquele líquido maravilhoso chega até sua taça, visitar as vinícolas que o produzem é a melhor maneira. Nas 4 estações do ano você pode acompanhar as diferentes fases da criação dos vinhos, mas no verão, certamente vai viver uma experiência mais imersiva e sensorial. É essa a época da vindima, a colheita das uvas, e diversas regiões produtoras realizam festas, enquanto nas vinícolas, é possível participar da colheita, entrar no vinhedo e se inebriar com o aroma das uvas, emoldurado pelas paisagens banhadas pelo sol e céu azul. Por isso, selecionamos 3 vinícolas espetaculares e seus programas para visitar nesta época do ano.

Don Melchor Experience – Santiago, Chile

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Em 2017, para comemorar a 30ª safra de Don Melchor, vinho que leva o nome do fundador da Vinícola Concha Y Toro, a marca criou a Collector’s Experience. A visita de duas horas contempla um tour pelo parque de 22 hectares da residência de verão – hoje sede da empresa – de Don Melchor. Uma passagem pela adega de guarda, onde o vinho é envelhecido, precede a entrada no Casarão de Pirque, hoje batizado de Casarão Don Melchor, onde o anfitrião Enrique Tirado, o enólogo da marca desde 1997, compartilha a história de cada um de seus salões. A visita se encerra na “Sala Coleção”, que recebe a alcunha justamente por ser a pousada de todas as safras do vinho desde a primeira, de 1989.

Viña Eden – Uruguai

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Na cidade de Pueblo Eden, considerada a Toscana do Uruguai por suas belas paisagens de vales e montanhas, a apenas 30 minutos do hotel Enjoy Punta del Este, está a Viña Eden. Única vinícola do Uruguai em uma montanha, cujo clima e vinhos se assemelham a Médoc / Bordeaux e seus solos a Hermitege / Rhone Nord. Sua cave é encrustada em uma rocha, e sua produção em pequena escala, dispondo da mais moderna tecnologia para seus 4 vinhos: Tannat Reserva, Chardonnay, Espumante e um Gran Reserva. É possível realizar visitas guiadas pela vinícola e vinhedos (em veículos elétricos e segways), e realizar eventos privados em toda a área social e nas salas reservadas, além de se hospedar em lindas casas de campo ao redor. Além disso, o restaurante Viña Edén prioriza ingredientes locais em sua carta, oferecendo produtos orgânicos de sua horta e de pequenos agricultores da região.

Guaspari – Brasil

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Na fronteira com Minas Gerais, na cidade paulista de Espírito Santo do Pinhal, está a Vinícola Guaspari, cuja vocação para o enoturismo já é conhecida. Em grupos de no máximo 22 pessoas, é possível fazer um passeio de aproximadamente 2 horas. No início do trajeto, feito de caminhão, são apresentados os vinhedos da Vista da Vinícola, que proporciona uma visão geral dos terroirs e onde estão plantadas as uvas da variedade Sauvignon Blanc, Chardonnay e Syrah.  Ao final, uma degustação de 4 vinhos, sendo 2 da linha Vale da Pedra e 2 da linha Guaspari, acompanhada de pães e queijo artesanal.

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via Divulgação

Comentários