logo

Telefone: (11) 3024-9500

Tradição, história e marchinhas nas ruas de São Luiz do Paraitinga | Qual Viagem Logo

b-196-SLP_08_4723_P

Tradição, história e marchinhas nas ruas de São Luiz do Paraitinga

31 de agosto de 2016

Histórica e charmosa, São Luiz do Paraitinga passou por um grande susto com a enchente de 2010. Mas a tragédia não abalou o rico passado da cidade, que é famosa por seu tradicional carnaval de rua e pelos casarões dos séculos 18 e 19.b-196-SLP_10_4773_P

Escondida entre Taubaté e Ubatuba, no meio da Serra do Mar, São Luiz foi reerguida e teve seus cartões-postais restaurados, assim como seu calendário cultural.

Sua arquitetura colonial, típica do séc. XIX, retrata o legado dos ciclos econômicos do ouro e do café, gravados no contorno de seus casarões, que guardam a singularidade do estilo daquele período, resultando no maior acervo arquitetônico colonial de São Paulo. Este patrimônio é constituído por 437 edificações preservadas, todas tombadas pelo Condephaat.

Em seu centro estão alguns dos principais pontos de atração, que são a Casa e Museu Dr. Oswaldo Cruz, a Capela das Mercês, o Mercado Municipal e as igrejas de Nossa Senhora do Rosário, todos rodeados pelo colorido casario.b-196-SLP_05_4740_P

Privilegiada pela natureza, a cidade oferece diversas atrações de aventura e ecoturismo. Além do rafting nas corredeiras do Rio Paraibuna e das inumeráveis trilhas e cachoeiras, são oferecidos também cavalgadas, passeios de bicicletas, arborismo e passeios de duck.

Entre as trilhas, destacam-se a da Pirapitinga, com cinco quilômetros, que leva às cachoeiras das Andorinhas, Salto Grande e Saltinho; a do Poço do Pito, de oito quilômetros e chega à cachoeira que dá nome à trilha e à do Lajeado; e a trilha das Sete Cachoeiras, percorrendo sete quilômetros dentro de uma fazenda e passando por quedas d’água, piscinas naturais e um mirante a quase 1.400 metros de altura.

O destino preserva suas manifestações religiosas populares e é bastante conhecido por isso. A tradicional Festa do Divino Espírito Santo, por exemplo, chama a atenção por sua peculiar gastronomia, no típico afogado, um prato a base de carne, preparado com misticismo e fartura.

Nessa comemoração, que se dá há mais de dois séculos, acontece ainda o encontro das bandeiras, a novena do Divino, a cavalhada, na explosão do folclore em grupos de moçambique, jongo e congada, entre outros.b-196-SLP_18_4859_P

E por falar em festa, nada supera seu Carnaval de Marchinhas. Embalados pelas tradicionais músicas carnavalescas, os foliões desfilam animados pelo centro histórico de São Luiz do Paraitinga. Durante a festa, turistas e moradores locais se misturam em seus blocos coloridos no chitão das fantasias e ainda se divertem com os bonecões ali presentes.

Como chegar

A cidade está localizada na Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125), no km 42 entre Taubaté (saída 111 da Rodovia Presidente Dutra) e Ubatuba (BR 101).

Onde ficar

Pousada Araucária

Pousada Quinta Das Amoreiras

Pousada Vila Verde

Texto por: Eliria Buso

 

Comentários