logo

Telefone: (11) 3024-9500

13 destinos para curtir o melhor do Carnaval | Qual Viagem Logo

4336514906_cc50da55da_b

13 destinos para curtir o melhor do Carnaval

12 de maio de 2014

Praias, cidades históricas e capitais estão entre as boas opções para os foliões.

Rio de Janeiro – RJ

Qual_Ed3-25A cidade mais turística e conhecida do Brasil oferece para os foliões o desfile do grupo especial na Marquês de Sapucaí. Há programações para todos os gostos, como os Blocos de Rua que, espalhados por toda a cidade comandam a festa de cariocas e turistas. Os destaques ficam para os tradicionais blocos Cordão da Bola Preta, Suvaco do Cristo e Mas Não Largo do Copo. A maioria dos hotéis oferece pacotes para a Festa de Rei Momo. Uma dica mais barata é hospedar-se nos hotéis em Botafogo e no Flamengo que oferecem preços mais atrativos.

 

São Paulo – SP

Qual_Ed3-20A cidade de São Paulo dispõe atualmente de vários cenários interessantes para comemorar o dia de Momo. No sambódromo do Anhembi, os desfiles começam às sextas-feiras com blocos afros, e os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que também ocorrem no sábado. O sambódromo ainda é invadido com desfiles no domingo e segunda , e na terça-feira acontece a apoteose com um resumo de todos os estilos de carnaval paulista.

 

Ouro Preto – MG

Qual_Ed3-23Frequentado por estudantes e pela juventude, Ouro Preto tem um dos carnavais mais concorridos do país, atraindo milhares de foliões em busca de diversão pelas suas ladeiras. Os tradicionais blocos das repúblicas estudantis merecem destaque: sempre animados e com grandes atrações. Outra atração do carnaval de lá é o tradicional desfile das escolas de samba. Uma vantagem é que o carnaval acontece em todos os períodos do dia e os visitantes podem visitar igrejas centenárias, museus e refrescar-se nas cachoeiras da região. A gastronomia típica mineira e o passeio de Maria Fumaça até Mariana completam os dias de folia e diversão.

 

Recife – PE

Qual_Ed3-22Recife possui o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada. Além de apresentar formas diferentes de carnaval de rua, com desfiles de agremiações carnavalescas e apresentações de cantores e conjuntos musicais em palanques específicos, o carnaval recifense mostra sempre ao público uma variedade de ritmos que vai do maracatu ao frevo. Visitar as praias de Boa Viagem e passear pelo centro histórico são dicas imperdíveis.

 

Salvador – BA

Qual_Ed3-24Com temas afros e o famoso ritmo do axé, o carnaval de Salvador é a maior manifestação popular do mundo e é dividida em três principais circuitos: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Os blocos mais procurados são Camaleão, Nana Banana, Timbalada e Eva. Além de lindas praias e um conjunto arquitetônico dos mais preservados no centro histórico do Pelourinho, o visitante tem uma infinidade de passeios próximos antes de cair na folia, como a Ilha de Itaparica ou visitar a Praia do Forte que está a 60 quilômetros da capital.

 

Porto Seguro – BA

O carnaval em Porto Seguro conta com a grande atração Carnaporto, conhecida por ser a melhor micareta do Brasil. A cidade também promete muita animação na Passarela do Álcool, palco de grandes festas populares. A maneira mais fácil e econômica para se chegar em Porto Seguro é comprar os pacotes turísticos oferecidos pelas grandes operadoras em fretamentos aéreos. Se optar por comprar separadamente a passagem aérea e o hotel pode-se pagar 300% a mais do que os pacotes oferecidos, por exemplo, pela CVC.

 

Antonina – PR

Qual_Ed3-17A cidade histórica de Antonina tem um carnaval animado com os famosos bonecos que tocam marchinhas pelas ruas de paralelepípedo da cidade. Quem não conhece o litoral do Paraná pode aproveitar e conhecer Paranaguá, as praias de Pontal do Sul e a Ilha do Mel, com praias virgens e natureza exuberante. Visitar a cidade Morretes e descer de boia as corredeiras do Rio Nhumdiaquara, e experimentar o Barreado, prato típico do litoral do Paraná, são diferentes opções de passeios pela região.

 

Diamantina – MG

Qual_Ed3-19Diamantina apresenta atrações diversificadas como charangas, blocos caricatos, desfiles, shows, rodas de samba, raves, entre outras. O destaque principal da cidade são as batucadas apresentadas no palco principal da Praça do Mercado Velho. Aproveite para visitar os museus e construções históricas da cidade, como a Casa de Xica da Silva, atualmente sede do IPHAN, a casa de JK, o Mercado Velho e o Museu do Diamante e as igrejas centenárias. Uma dica especial é visitar as dezenas de cachoeiras que a cidade oferece. Não deixe de provar o famoso doce de leite serviço na casca do limão.

 

Florianópolis – SC

Qual_Ed3-18Nesta época do ano, a capital catarinense é invadida por blocos carnavalescos, reunindo moradores e turistas. A principal atração é o Bloco de Sujos, onde homens se vestem de mulher no centro de Floripa. Há mais de 50 lindíssimas praias e passeios imperdíveis como o Forte de Inhatomirim e a Lagoa da Conceição. Para quem gosta de frutos do mar vale um passeio até a cidadezinha de Governador Celso Ramos para experimentar os melhores mexilhões do Brasil. Em Florianópolis, os amantes da gastronomia não podem deixar de experimentar a sequência de camarões nos restaurantes tradicionais da cidade.

 

São Luis do Paraitinga – SP

Qual_Ed3-14Localizada a 170 km de São Paulo, a folia tem estilo tradicional. A festa acontece nas ruas do centro histórico, e é animada com marchinhas e blocos carnavalescos. A cidade está se recuperando das enchentes de 2010, que quase destruíram totalmente os prédios históricos de origem colonial. As pousadas de São Luis do Paraitinga ficam completamente lotadas. Uma dica é hospedar-se em Taubaté, que oferece boa estrutura hoteleira com preços bem mais vantajosos. Visitar Cunha, a terra das cerâmicas é uma ótima alternativa de passeio.

 

Bragança – PA

Qual_Ed3-16Quem estiver na região norte do Brasil pode visitar a cidade histórica de Bragança, que está localizada há duas horas e meia de Belém, aproximadamente. A “Pérola do Caeté” tem um dos melhores carnavais de rua do norte brasileiro. “A Furiosa”, por exemplo, é uma banda de sopros centenária, que preserva a tradição das marchinhas. Atualmente, o bloco Urubu Cheiroso é acompanhado por uma banda. “Um milhão de amigos” e “Os Normais” são as escolas de samba mais conhecidas da cidade. Na região, as lindas praias de Ajuruteua são boas opções de passeio.

 

Olinda – PE

Qual_Ed3-15Em Olinda o que faz sucesso é a mistura de ritmos. Atualmente há mais de 70 bonecos gigantes que desfilam durante os dias de folia na cidade das ladeiras. O carnaval de Olinda acontece 24 horas e as ladeiras da cidade fervem ao som do frevo, do maracatu e das antigas marchinhas com bandas ao vivo. Na cidade, é imperdível a vista do Alto da Sé e sua igreja centenária, o Convento de São Francisco e o Mosteiro de São Bento. Não deixe de provar as tapiocas regionais, símbolo cultural da cidade.

 

Fortaleza – CE

Qual_Ed3-13As principais atrações da cidade são o parque temático Beach Park, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Avenida Beira Mar com sua feira de artesanato, a Praia de Iracema, com a Ponte dos Ingleses e o famoso Pirata Bar, e o agito da Praia do Futuro. Embora não tenha uma tradição carnavalesca forte, ultimamente a capital do Ceará oferece desfiles de trios elétricos e de boas escolas de samba.

 

 

 

 

Comentários