logo

Telefone: (11) 3024-9500

Toscana: vinho, arte e gastronomia no centro da Itália | Qual Viagem Logo

toscana 1

Toscana: vinho, arte e gastronomia no centro da Itália

29 de fevereiro de 2016

Morros e colinas verdes, por onde se estendem belos vinhedos, com pequenas estradas cercadas por pequenas árvores e casas de pedra. Essa é a imagem que nos vem à cabeça quando pensamos na Toscana, região do centro da Itália. Além desses cenários inspiradores, ficam também na Toscana cidades muito turísticas, como Florença, capital da região, Pisa, Livorno e Siena. Descubra um pouco mais desse destino que encanta a humanidade há gerações, dos antigos romanos aos mestres da Renascença.

toscana 2

Foto por GIOVANNI VOLPATO via Flickr

Com um clima mediterrâneo agradável, a Toscana pode ser visitada durante qualquer época do ano. Por ser um destino extremamente popular no verão, visitar a região na primavera pode ser uma boa escolha. Como a Toscana é repleta de pequenas cidades, uma mais encantadora do que a outra, o ideal é rodar pela região, de preferência de carro, e conhecer o maior número de lugares possível.

toscana 5

Foto por Jason Parrish via Flickr

Não dá para pensar na Toscana sem pensar em seus famosos vinhos. Entre os rótulos mais admirados estão o Chianti, o Vino Nobile de Montepulciano, o Brunello di Montalcino e o Vernaccia di San Gimignano. Visitar uma vinícola toscana é um passeio imperdível. Mas não deixe de conferir as regras de visitação, pois algumas exigem reservas antecipadas. Depois de aprender um pouco sobre a história e a fabricação dos vinhos, o visitante participa de degustações e passeios.

toscana 3

Foto por Maëlick via Flickr

Florença é um dos destinos mais populares da Toscana. Obras de arte renascentistas espalham-se pela cidade em igrejas, pontes e museus, como a Galleria degli Uffizi. Conheça também Siena e seu centro histórico amuralhado, Pisa e sua famosa torre, a cidade costeira de Livorno, a arquitetura medieval de San Gimignano, além de outros belos destinos, como Cortona e Arezzo.

toscana 4

Foto por Andrés Nieto Porras via Flickr

Como em outras partes da Itália, a gastronomia toscana é farta e deliciosa e não faltam restaurantes de alta qualidade. Os destaques ficam por conta da bistecca alla Fiorentina, um bife alto e grelhado com diversos acompanhamentos, e do azeite. A cozinha da Toscana baseia-se ainda em tomates, queijos, principalmente os feitos com leite de ovelha, e embutidos, como presuntos e salames, além de massas e pães. Como sobremesa são muito tradicionais os doces feitos à base de amêndoas, como o cantucci e o panforte.

Como chegar

Companhias como a Swiss, a Air France e a Alitalia oferecem voos entre São Paulo e Florença com uma parada. A partir de lá, percorra a Toscana com um carro alugado ou de trem pela Trenitalia.

Onde ficar

Florença: Hotel Pendini – hotelpendini.it

Siena: Hotel Palazzo de Valli – palazzodivalli.it

Pisa: NH Pisa – nh-hoteles.pt/hotel/nh-pisa

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: teldridge+keldridge via Flickr

Comentários