logo

Telefone: (11) 3024-9500

Toda a animação do São João de Salvador e da Bahia | Qual Viagem Logo

18652376710_fab2944d9c_k

Toda a animação do São João de Salvador e da Bahia

20 de abril de 2016

A capital do axé e do Carnaval tem uma das festas de São João mais animadas do Nordeste. É o São João de Salvador, que, só no ano passado, organizou mais de 100 shows gratuitos no Pelourinho, no Subúrbio Ferroviário de Salvador e no bairro do Paripe em dez dias de muita animação. Artistas de tudo quanto é ritmo tradicional nordestino, do forró ao axé, fazem apresentações nessa época do ano. No ano passado, a festa trouxe nomes como Elba Ramalho, Daniel, Saulo Fernandes e Aviões do Forró.

18384327003_dd8ecba46c_k

Foto por Elói Corrêa / GOVBA

O público também pode curtir as quadrilhas populares no São João do Pelô, no centro histórico de Salvador, além de trios de forró, maracatus e boi-bumbá. A intenção é que neste ano a capital baiana receba ainda mais turistas no mês de junho. O Mercado Modelo, o Pelourinho, as praias de Itapuã e Rio Vermelho são ótimas opções de turismo para curtir em Salvador, além das mais de 365 igrejas e vários belos museus espalhados pela cidade.

Quem estiver em Salvador também vai poder curtir os festejos no interior do estado. Na verdade, o número de municípios baianos que organizam festas de São João é maior do que a quantidade de cidade que fazem festas de Carnaval. O Governo do Estado promove o projeto São João da Bahia, que incentiva festas juninas em mais de 100 outras cidades além de Salvador. Entre os municípios mais procurados para o São João estão Cachoeira (a 100 km de Salvador), Mucugê (a 450 km), Lençóis (a 400 km), Cruz das Almas (a 150 km), Jequié (a 360 km), Santo Antônio de Jesus (a 100 km) e Senhor do Bonfim (a 380 km). São organizados desde grandes shows a festas mais tradicionais, com fogueiras e bandeirinhas coloridas.

18627262453_e648075183_k

Foto por Amanda Oliveira / GOVBA

O São João de Amargosa é uma das principais festas do estado. Esse ano vai acontecer entre os dias 23 e 26 de junho e terá como seu tema o mote “Resgatando as Tradições”. Vai ter muita música e dança em Amargosa, conhecida também como a “cidade do forró”. Quando estiver por lá, confira também a Praça Lourival Monte, a Catedral de Nossa Senhora do Bom Conselho e a Praça do Cristo. Na cidade de Cruz das Almas, o evento mais famoso da época é a Guerra de Espadas, na qual são usados fogos de artifício.

Em Senhor do Bonfim, o São João leva milhares de pessoas à região central da cidade todos os anos. O forró é o ritmo de destaque e aparece nos shows, nas danças, nas bandas de pífano e até no chamado Forró no Trem, que proporciona aos turistas um verdadeiro arrasta-pé sobre trilhos. Não deixe de conferir a feira livre da cidade, considerada a segunda maior do Nordeste. Visite também a Catedral do Senhor do Bonfim e os outros prédios históricos do centro.

Mais informações em: saojoaobahia.com.br e salvador.ba.gov.br

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Camila Souza / GOVBA

Comentários