logo

Telefone: (11) 3024-9500

Tiradentes: descubra a histórica e charmosa cidade de barroco e rococó | Qual Viagem Logo

Foto via iStock por Willbrasil21

Tiradentes: descubra a histórica e charmosa cidade de barroco e rococó

10 de julho de 2019

Fundada em 1702, a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, é um livro a céu aberto sobre a história brasileira. Situada em uma das regiões mineiras que mais investiu em infraestrutura turística nos últimos anos, consegue abrigar todos os elementos que representam a cultura mineira, através de muita arte e culinária.

Regada por alguns dos mais belos acervos barrocos do país, é ali que estão todas as memórias da época da Inconfidência Mineira e outras riquezas que a tornam um Patrimônio Histórico Nacional.

Centro Histórico

O centro histórico de Tiradentes é uma viagem de volta à época colonial do país. As construções são rodeadas de hotéis e pousadas, restaurantes, lojinhas de arte e artesanato e especiarias locais, como os deliciosos doces de compota e cachaças artesanais.

Também é no centro que fica o Largo das Forras, local onde os escravos recebiam suas cartas de alforria. Há também um busto de Tiradentes, herói nacional e ativista político que é símbolo de resistência e da Inconfidência Mineira.

Foto via iStock por BrasilNut1

Foto via iStock por BrasilNut1

Ainda na região fica a atual sede da prefeitura do município, que além de estar em um dos mais antigos casarões de Tiradentes, é a única edificação de três pavimentos da cidade. Outro atrativo que deve ser visitado é o Chafariz de São José, formado por três fontes que, no século XVIII, abasteciam a população com água potável.

Foto via iStock por Gilberto_Mesquita

Foto via iStock por Gilberto_Mesquita

Para os amantes de história, o destaque vai a Casa da Cultura, inaugurada em 1974, que conta com diversos documentos referentes ao período colonial. Fazem parte do acervo publicações do Arquivo Público Mineiro e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, além de trabalhos de artistas modernistas brasileiros: uma tela de Guignard, três estudos de Cândido Portinari e um poema de Carlos Drummond de Andrade sobre Tiradentes.

Museus

Em uma cidade histórica, o que não falta são museus. Localizado no casarão que abrigava a antiga Cadeia Pública de Tiradentes, o Museu de Sant’Ana possui um acervo de quase 300 belas imagens de Santa Ana produzidas em todas as regiões do país, com os mais diversos estilos e materiais.

O Museu da Liturgia de Tiradentes é o único dedicado ao tema na América Latina. Seu espaço é destinado exclusivamente para a devoção religiosa da cidade e região. Seu acervo possui mais de 420 peças sacras dos séculos XVIII a XX, completamente restauradas, e ainda conta com instalações audiovisuais, terminais multimídia e um amplo programa educativo.

Outro destaque é o solar onde viveu o inconfidente padre Toledo, que se tornou um museu e conta com uma coleção de móveis, imagens e artefatos da época. Os sucessos do acervo ficam por conta de uma tela de São Mateus e um armário-estante, ambos pintados por Manoel da Costa Ataíde, um dos nomes da arte colonial. O piso do solar é decorado com diversos espelhos que refletem todas as obras expostas, dando uma graça ainda maior ao local.

Igrejas

As igrejas de Tiradentes merecem um destaque totalmente a parte. A mais famosa é a Matriz de Santo Antônio, construída em XVIII, que está em um dos pontos mais altos da cidade, de onde ser pode vista por todos.

A Matriz é a igreja que mais rica em ouro na região de Minas e a segunda do Brasil, com cerca de 482 quilos do material. Além de guardar esculturas feitas por Aleijadinho, também conta com um altar de talha dourada, um lustre de prata, o teto de madeira e ouro, um antigo órgão de tubos português e a Capela dos Sete Passos que retrata o caminho que Jesus enfrentou antes de ser crucificado.

Foto via iStock por VanessaVan

Foto via iStock por VanessaVan

O relógio de sol é outro detalhe que merece atenção. Construído em pedra-sabão pelos artesãos locais e colocado em frente à igreja em 1785, hoje é um dos símbolos da cidade.

Outra igreja que merece a visita é a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Construída em meados século XVIII pelos escravos, é o santuário mais antigo de Tiradentes. Sua arquitetura e adornos peculiares são o que mais chamam atenção, além de uma incrível estátua de São Benedito.

Foto por Pedro Vilela/MTur

Foto por Pedro Vilela/MTur

A Capela de Nossa Senhora das Mercês conta com um belíssimo interior no estilo rococó, decorado por Manoel Victor de Jesus no período de 1793 a 1824. Não muito longe dali está a Capela de Santo Antônio da Canjica, datada construção nos primeiros anos do século XVIII. Após ter sido reconstruída pelos moradores, atualmente abriga as imagens de Santo Antônio, São João de Deus e Nossa Senhora da Conceição.

Serviço

Quando ir

Com um clima bem tropical, Tiradentes pode ser visitada em qualquer época do ano, já que há predominância de temperaturas agradáveis e pouca chuva, entretanto, os meses mais secos, durante abril e setembro, deixarão sua visita ainda melhor.

Onde ficar

Pousada Alecrim: www.alecrimpousada.com.br 

Pousada Ouro de Minas: www.pousadaourodeminas.com.br 

Solar da Serra: www.solardaserratiradentes.com.br 

Pousada Villa Allegra: www.villaallegra.com.br 

O que comer

Tiradentes é sinônimo de comida mineira preparada no fogão à lenha. Pão de queijo, rocambole, torresmo, tutu à mineira, doces, queijos e bebidas artesanais são apenas algumas das iguarias da região. A cidade ainda oferece um leque de opções gastronômicas para todos os gostos. 

Como chegar

Partindo de carro de Belo Horizonte o melhor caminho é pela BR040, passando pelas cidades de Congonhas e Lago Dourado, até chegar em São João del Rei, que está a cerca de 10 quilômetros de distância de Tiradentes. 

Também é possível chegar em Tiradentes pelo Aeroporto Prefeito Octávio de Almeida Neves, em São João del Rei, que recebe voos fretados, além ser cidade mais próxima. Saindo do aeroporto, existem diversas opções de traslados, táxis e vans de transporte coletivo.

Pacotes Turísticos

CVC –  www.cvc.com.br

Submarino Viagens – www.submarinoviagens.com.br

Informações Turísticas

www.turismo.mg.gov.br 

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por Willbrasil21

Comentários