logo

Telefone: (11) 3024-9500

Termas de Jurema: um oásis de natureza e saúde nos rincões do Paraná | Qual Viagem Logo

img_2763

Termas de Jurema: um oásis de natureza e saúde nos rincões do Paraná

24 de agosto de 2018

A história desse icônico empreendimento, localizado em Iretama, bem pertinho de Campo Mourão, no extremo norte paranaense, começa com a descoberta de águas termais emergentes a 42°C e lama negra. Depois, com a realização de um sonho do agricultor e descobridor desse belíssimo local, o Sr. Delcides Constantino Miguel, que homenageia a paixão de sua vida, dando o nome do empreendimento a sua mulher amada, Jurema, nasce o Termas de Jurema, complexo hoteleiro localizado a 135 km de Maringá. Espalhado numa área de 338 hectares, o resort é reconhecido como um dos melhores do país em sua categoria.

img_2527

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Termas que aquecem e relaxam

A descoberta das fontes aconteceu na década de 1940, mas somente nos anos 60, após análises do Departamento Nacional de Proteção Mineral, aconteceu  o reconhecimento destas entre as águas nacionais com maior quantidade de sais minerais benéficos à saúde. As águas que brotam de suas fontes termais têm efeitos relaxantes, diminuindo a tensão e a insônia, além de ser hidratantes e desintoxicantes.

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Classificadas como mineral hipertermal, jorram do subsolo à temperatura de 42°C, exalando um odor característico de enxofre que se expande rapidamente e desaparece na água fria.

A lama negra com poder de cura

De origem orgânica, a lama acumulou sais depositados por muitos anos pelas águas termais. Tem propriedades benéficas à pele e, por isso, é considerada medicinal, em especial no combate a dermatoses de origem fúngica ou bacteriana. Além disso, promove uma excelente limpeza de pele, graças à sua ação esfoliante.

Atividades e agito durante o dia inteiro

img_2697

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Com estrutura completa, o complexo do Termas de Jurema compreende um parque aquático com quatro piscinas termais e frias, cobertas ou ao ar livre, dois bares molhados, ofurô, SPA Jurema, Circuito de Relaxamento,  salas de ginástica e outras atividades de lazer orientadas por uma equipe de profissionais. Silvana Kelly da Silva é a Supervisora do Lazer do Termas de Jurema e comanda uma equipe de 20 monitores. Formada em Educação Física, é uma das mais antigas colaboradoras do hotel e divide com todos sua simpatia e fatos interessantes da história do lugar.

img_2775

Foto por Carlos Henrique Pacheco

São muitas as opções para as crianças, os adultos e até para os mais maduros. Uma intensa programação de atividades, direcionadas conforme a faixa etária, é oferecida diariamente e garante diversão o dia todo com brincadeiras e passeios a trilhas e cachoeiras. Cavalos, charretes, um ginásio poliesportivo, lagos para pesca, tirolesa, arvorismo, cancha de bocha, quadra de esportes ,pedalinho – são tantas atividades que é impossível ficar parado.

Spa para o corpo e a alma

img_2480

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Num lugar onde o diferencial é a qualidade e as propriedades das águas e da lama negra, não poderia faltar um Spa, e o Termas de Jurema oferece o que há de mais moderno em matéria de equipamentos e serviços. Instalado num ambiente planejado especialmente para proporcionar todo conforto e tranquilidade, o Spa Jurema  conta com um menu de serviços desenvolvidos para o cuidado com a saúde, beleza e relaxamento.

img_2467

Foto por Carlos Henrique Pacheco

As opções de massagens são diversas e vale destacar a massagem com turmalinas negras aquecidas, uma exclusividade do Jurema. Nas várias salas privativas para banhos, com decoração caprichada e romântica, sugerimos o banho de vinho, ideal para um momento a dois. Salão de Beleza, estética, sala de ginástica: são tantas opções que com certeza valem um dia todo de cuidados.

Circuito de relaxamento

img_2492

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Localizado próximo ao Spa, esse espaço foi concebido para oferecer momentos de relaxamento e reflexão. Tem o Caminho dos Sentidos, um estreito leito de água que corre sobre pequenos seixos que massageiam os pés; tem o banho de lama negra, logo ali; depois uma ducha ou um banho num dos diversos ofurôs estrategicamente instalados à beira do rio.

Acomodações

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Foto por Carlos Henrique Pacheco

São 184 confortáveis apartamentos, divididos por várias categorias, inclusive com acomodação para pessoas com limitações físicas. Conforto e espaço também não faltam: todos têm decoração moderna e oferecem ar-condicionado, frigobar, TV a cabo, telefone e cofre. Além disso, até as torneiras são abastecidas com água mineral termal.

Responsabilidade ambiental é foco principal

A preocupação com o meio ambiente fez nascer um conjunto de ações envolvendo colaboradores e comunidade na implantação de um programa que abrange conscientização e atitude, com destaque para:

– criação de sistema de tratamento de esgoto, onde a água volta à natureza limpa e dentro dos melhores padrões de qualidade;

– recomposição da mata ciliar com plantio de árvores e repovoamento dos rios;

– implantação de uma estação de tratamento com separação, prensagem e transporte do material separado e entregue para reciclagem dando um destino correto e sustentável para cada tipo de resíduo;

– transformação dos restos de origem orgânica em composto no próprio hotel para adubar a horta e o pomar.

A participação dos colaboradores nessas iniciativas acabou por envolver as famílias e os moradores da região, que participam ativamente dos processos de reciclagem gerando menos lixo e mais aproveitamento dos recursos da terra. O hotel precisa ser reconhecido com o Selo Verde de Sustentabilidade Social.

O pecado da gula e a gastronomia de excelência

Reconhecido pela qualidade de sua gastronomia, o Termas de Jurema oferece ao hóspede o regime de pensão completa – mas entenda: pensão mais que completa!  Difícil é manter qualquer dieta num resort onde são oferecidos três banquetes diários.

Com uma seleção de pratos elaborados sob o comando do chef Sérgio Zitelli, uma equipe de 137 pessoas prepara diariamente praticamente tudo o que é consumido no hotel. Os laticínios, pães, embutidos e hortaliças saem de sua cozinha depois de uma alquimia que transforma mesmo elementos simples em verdadeiras delícias. A cada refeição, uma experiência diferente e que atende ao paladar de todos, pois são dezenas de opções oferecidas.

O balé das garças no entardecer

img_2556

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Diariamente, no finalzinho da tarde, a natureza nos brinda com um verdadeiro espetáculo. Centenas de garças, vindas de todas as partes, vão chegando e se agrupando sob as copas das árvores à beira da lagoa de peixes, onde se pode pescar e solicitar seu preparo. O som emitido pelas aves cria a graciosa sensação de que elas conversam e, conforme escurece, elas silenciam e repousam, criando outro espetáculo ao amanhecer quando saem em revoada.

À noite, o agito continua

img_2589

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Atividades não faltam, mesmo à noite, no Termas de Jurema. Um teatro próprio oferece shows com temas variados, que vão dos musicais a temáticos ou “talk shows” entretendo adultos e crianças. O interessante nessa programação é que os “artistas” são os próprios funcionários, 24 pessoas no total, que passam por ensaios comandados pelo bailarino e coreógrafo Dionata Rodrigues, que há quatro anos faz a supervisão, criação e direção artística das seis apresentações semanais. Para os mais festeiros, uma danceteria, uma roda de viola e um bar aberto 24 horas completam as opções noturnas.

img_2586

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Novos investimentos para 2019

Em fase final de construção, o novo empreendimento da família Constantino Miguel, visionário fundador do Termas de Jurema, será inaugurado no meio do próximo ano: o Jardins de Jurema Convention Center. O complexo está implantado numa área próxima ao resort e contará com 205 novos apartamentos de categoria superior, restaurante à la carte, além do buffet, piscinas, Spa, teatro e seis salas de convenção com capacidade para até 1.000 pessoas. Há previsão para iniciar as atividades em soft opening em julho de 2019.

Sem dúvida, com uma história de trabalho como esta, com competente administração e a certeza do potencial da região, o Termas de Jurema aponta no cenário turístico nacional como um destino de sucesso garantido.

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Foto por Carlos Henrique Pacheco

Termas de Jurema Resort Hotel

s/n, BR-487, Iretama – PR

Mais informações em: termasdejurema.com.br

Texto por: Sylvia Falseti

Foto destaque por: Carlos Henrique Pacheco

A jornalista e o fotógrafo viajaram a convite do Termas de Jurema.

Comentários