logo

Telefone: (11) 3024-9500

Teresina: berço de tesouros históricos e naturais Logo

Ponte-Estaiada-de-Teresina___0870mX0795m

Teresina: berço de tesouros históricos e naturais

11 de dezembro de 2015

Capital do Piauí, o estado mais populoso do Brasil, Teresina é uma cidade de várias faces. Paisagens singulares, natureza abundante e relíquias históricas e culturais se unem para oferecer diversas atividades de lazer aos visitantes e moradores.

Quem visita Teresina não pode deixar de se envolver com os traços históricos espalhados pela cidade em prédios antigos e museus. Alguns monumentos ainda preservam suas características primárias, levando os visitantes a viagens pelo tempo. No Museu do Piauí, por exemplo, o acervo com mais de duas mil peças, entre elas coleções de moedas, peças indígenas, fósseis, móveis coloniais e pinturas, é um tesouro incalculável da história da região. Imperdível de se visitar.

potycabana-5-11 teresina

Outro ponto importantíssimo da cidade que vale o passeio é a Praça Marechal Deodoro da Fonseca, também conhecida como Praça da Bandeira. O local é cercado pela Igreja Nossa Senhora do Amparo, Mercado Central, Prefeitura e Palácio da Justiça e repleto de áreas verdes. Há, também, um anfiteatro, que é utilizado para variados eventos.

parques teresina semdec

A natureza também domina parte do território de Teresina. O Parque Ambiental Encontro dos Rios, um dos atrativos mais importantes do estado, é parada obrigatória. Ele está localizado no bairro Poty Velho, na margem esquerda da desembocadura dos rios Poty e Parnaíba. O local possui infraestrutura completa para receber visitantes, oferece espaços para exposições e comercialização de produtos artesanais e centros gastronômicos. Além disso, há cabanas para hospedagem, um restaurante flutuante, trilhas pela mata e mirantes que oferecem vistas incríveis.

parque ambiental encontro dos rios teresina

No Jardim Botânico de Teresina, instalado em uma área de 38 hectares, se encontra a maior área de preservação permanente da cidade. Nele, são desenvolvidas pesquisas com elementos da natureza, contando, para isso, com um laboratório, além de um herbário com vegetais secos para estudos de botânica. Também é possível fazer trilhas educativas pela mata preservada. Além disso, o local abriga o Museu de História Natural, que concentra objetos relativos a ciências e peças de valor histórico.

jardim botanico de teresina

Teresina é um ótimo lugar para passear com a família, aproveitar os ambientes ao ar livre e cercados pela natureza e reviver a história da região. Também é uma verdadeira escola de preservação da natureza e respeito ao meio ambiente, que vem sendo trabalhado na região em todos os aspectos, principalmente no desenvolvimento do mercado turístico.

Como chegar:

A melhor forma de se chegar à Teresina é de avião. Diversos voos das principais companhias aéreas desembarcam no aeroporto da cidade diariamente.

Onde ficar:

Gran Hotel Arrey – granhotelarrey.com.br

 Blue Tree Towers Rio Poty Hotel – bluetree.com.br/hotel/blue-tree-towers-rio-poty

Metropolitan Hotel – metropolitanhotel.com.br

Texto por: Andressa Volpini

Fotos: divulgação/SEMDEC Teresina

Comentários