logo

Telefone: (11) 3024-9500

Stuttgart é a meca do automóvel na Alemanha | Qual Viagem Logo

stuttgart

Stuttgart é a meca do automóvel na Alemanha

18 de agosto de 2017

Localizada em Baden-Wüttemberg, sul da Alemanha, Stuttgart é a sexta maior cidade do país e conta com museus automobilísticos que são espetaculares por fora e por dentro. Tanto o da Mercedes-Benz quanto o da Porsche encantam o visitante por meio de sua arquitetura e exposições fascinantes que acolhem.

Foto por iStock / repistu

Foto por iStock / repistu

Partindo do topo do prédio do Museu Mercedes-Benz, em forma de trevo, a exposição segue uma hélice que se estende por todos os nove andares. A cada piso, o visitante trilha o caminho da história do automóvel. Ao longo das sete “Salas do Mito”, a trajetória da Mercedes-Benz é narrada de 1886 até os dias atuais por meio de 160 veículos e outras 1.500 peças à mostra.

Internamente, a conexão entre os espaços ocorre por meio de rampas, as quais representam o desenvolvimento da empresa espelhado na história mundial. As salas de coleções exibem as peças da exposição em contextos temáticos, como na “Galeria das Viagens” e na “Galeria dos Nomes”, que apresentam veículos de celebridades e famosos. Essas duas rotas levam à unidade Silverpfeil – Corridas e Recordes, na qual lendários carros de corrida, como o Phönix, o Blitzen-Benz e, claro, o Silverpfeil, podem ser vistos em uma pista elevada para corridas.

Foto por iStock / tamix115

Foto por iStock / tamix115

Por sua vez, o Museu Porsche reúne mais de 80 veículos e 200 peças numa área de 5.600 m². Sobre três colunas em V, o prédio futurístico dá a impressão de avançar sobre o chão. Na Praça Porsche, em frente ao museu, os olhos se voltam para a Inspiration 911, uma escultura de 24 metros de altura cujas estruturas de sustentação são coroadas por modelos Porsche 911 fabricadas em diversos anos. Um tour cronológico mostra a história dos produtos da empresa, complementado por setores temáticos especiais, como o de atividades esportivas da companhia.

Um dos pontos altos deste museu é a nova estrutura do Porsche 64, o primeiro modelo construído pela marca, e também os modelos 356 e 911. Logo na entrada, encontra-se a Oficina do Museu, onde estão expostas peças de veículos de corrida e competição que ainda são pilotados quando participam de corridas históricas. Os visitantes podem ver os mecânicos trabalhando nos clássicos da Porsche por meio de uma parede de vidro. Ao fim da exposição, a “Porsche Touchwall” permite interatividade na busca e pesquisa sobre a história da empresa.

Mais informações em: germany.travel

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / Centro de Turismo Alemão (DZT)

Comentários