logo

Telefone: (11) 3024-9500

Socorro tem natureza, aventura e tranquilidade no interior paulista | Qual Viagem Logo

socorro-vista-da-cidade

Socorro tem natureza, aventura e tranquilidade no interior paulista

15 de maio de 2019

Socorro é uma apaixonante e agradável surpresa para os amantes do campo, da natureza, dos esportes radicais e das compras. A 138 km da capital paulista, a cidade abraçou o turismo como fonte de renda e riqueza para a região e está perto de vários outros polos turísticos, como Águas de Lindóia, Serra Negra e Bragança Paulista.

trilha-cachoeiras-5

As opções para lazer são as mais diversas. O turismo foi separado nos chamados Caminhos Turísticos: do Oratório, da Pompeia, das Lavras de Cima, do Rio do Peixe, da Pedra da Bela Vista, do Cristo, dos Pereiras, do Jaboticabal e da Usina.

chales-2

Nossa reportagem dedicou três dias ao Caminho Turístico do Rio do Peixe, com hospedagem nos Chalés Santa Catarina. Com uma estrutura pequena, os Chalés agradam a qualquer um que procura se hospedar num lugar tranquilo, aconchegante e com atendimento muito bom. Alguns dos quartos podem acomodar até seis pessoas. Há uma pequena cozinha que tem de tudo para uma refeição rápida: geladeira, fogão, micro-ondas, utensílios domésticos, talheres, xícaras e copos. Para o café da manhã, a super atenciosa Ana Luiza, proprietária, oferece a opção de escolher o que desejamos comer e a que horas queremos que seja servido o café, na varanda do chalé.

chales-8

Os Chalés possuem ainda uma piscina e um ofurô climatizado com hidromassagem, o que é sensacional para quando se volta quebrado de um dia inteiro de atividades. E, para aqueles que não querem deixar seu animal de estimação sozinho em casa, a pousada é pet friendly. Aliás, Brahma e Pretinha são duas cadelas que recepcionam  os hóspedes na chegada e são uma ótima companhia durante a estadia.

chales-3

Em nossos três dias em Socorro, buscamos atividades mais suaves. Na manhã do primeiro dia, aproveitamos as piscinas e a massagem relaxante oferecida aos hóspedes na própria pousada.

restaurante-segatto

O almoço foi no Restaurante Segatto, no espaço chamado Circuito das Malhas Outlet, localizado antes do pórtico da cidade para quem vem de Bragança Paulista. É uma boa opção de comida caseira saborosa e com preço justo.

cafe-7-senhoras-4

Após o almoço, partimos para conhecer a Fazenda de Café 7 Senhoras. Nossos anfitriões dessa vez foram o Eduardo, proprietário do local, e o Danilo, barista e guia, que nos apresentaram as fases do café com suas nuances, aromas, sabores e processos até chegar ao momento da venda. Sem dúvida, uma aula que não esqueceremos tão cedo.

cafe-7-senhoras-5

Ao final da visitação pudemos degustar um dos cafés em três formas diferentes de preparação, que alteram completamente o sabor – uma experiência incrível. Se você gosta de café, poderá comprar os pacotes com diferentes sabores e torras, por um preço muito acessível.

pedra-bela-vista-6-mirante

Por último, o passeio escolhido foi o pôr do sol no Mirante Pedra Bela Vista. Está localizado no parque de mesmo nome, onde há outras atividades, como rapel, trekking, arqueria e slackline. Não deixe de assar você mesmo o seu Pan de Palo, de origem indígena peruana.

pedra-bela-vista-11-pao-de-palo

Uma massa pré-preparada é colocada em volta da ponta de um pau que você segura pela outra extremidade e assa apenas com a brasa da lenha que queima na fogueira. Cuidado para não colocar o pão sobre o fogo, pois queimará a massa e não ficará assado. Depois de assado você escolhe o recheio que quer colocar e aguarda chamarem pelo seu nome. Uma delícia! Experimente também os outros pratos disponíveis na Pedra Bela Vista, como a pizza na pedra.

pedra-bela-vista-8-mirante

Voltando ao pôr do sol, a vista é simplesmente deslumbrante. Do mirante avista-se toda a cidade de Socorro e a região até onde os olhos podem enxergar. Se quiser esticar um pouco mais seu tempo na Pedra Bela Vista, aguarde ficar bem escuro e verá um céu com milhares de estrelas. Lembre-se de levar um agasalho nos dias de frio.

parque-aui-maue-3

No segundo dia de viagem, começamos com a Trilha das Cachoeiras a convite da Mundaka Aventura, que tem base operacional no Parque Aui Mauê. A duração é de aproximadamente 1h30 para um percurso de 2 km e são visitadas três cachoeiras, onde é possível se refrescar em cada uma delas.

parque-aui-maue-4-rio-do-peixe

A trilha é acompanhada por um ou mais condutores experientes, de acordo com o tamanho do grupo, que orientam e estão atentos a cada movimento para deixar o percurso seguro e agradável. A Mundaka Aventura oferece várias outras atividades, como passeio de quadriciclo, tirolesa, boia cross, cavalgada, rafting e muito mais.

pesqueiro-nene-oliani-1

Outro bom passeio é o Pesqueiro Nenê Oliani. Fundado em 1980 pelo casal Adelino Oliani (Nenê Oliani) e Darci Rossi Oliani, é um dos primeiros “pesque e pague” da região. Um lugar lindíssimo, muito bem estruturado e cuidado, onde a família e os amantes da pesca podem passar momentos de relax e descontração.

pesqueiro-nene-oliani-vera-e-ze-ricardo

A nossa recepção foi feita pela atual proprietária, a simpaticíssima Vera, filha de Nenê Oliani, que nos levou para conhecer alguns dos oito lagos. Após algumas explicações de como funciona o pesqueiro, almoçamos uma tilápia grelhada preparada pela própria Vera, com arroz, batatas fritas, feijão e salada, que estava absolutamente fantástica de tão saborosa.

rios-de-aventura-5

Dali, fomos até a Rios de Aventura conhecer o Roteiro da Cachoeira pilotando um quadriciclo. Nossa recepção foi feita pelo Juneca, muito atencioso, que nos explicou em detalhes como seria realizado o passeio, que tem cerca de 1h20 de duração. Nosso guia foi o Paulo, paulista de Santo André que não quer mais voltar para a cidade grande, que nos levou para lugares fantásticos e uma cachoeira de tirar o fôlego.

rios-de-aventura-4

Se você nunca pilotou um quadriciclo, há um treinamento prático em pista exclusiva antes do passeio para testar suas habilidades e saber se você poderá seguir como piloto. Uma segurança para todos. A Rios de Aventura oferece ainda outros passeios: cavalgada, rafting no Rio do Peixe e três roteiros de quadriciclo, além de um local muito bem estruturado.

Neste último dia, ainda tivemos tempo de conhecer o Balneário, a Maria Fumaça e a loja premium da Cervejaria Artesanal Ecobier, no Caminho Turístico da Pompeia, além do Mirante do Cristo e Empório, no Caminho Turístico do Cristo.

Nossa despedida foi um jantar oferecido pelo Paulo Segatto, chef do Ristorante D’Napoli. Com decoração típica italiana e bandeiras de várias partes do mundo penduradas desde o teto, o Ristorante D’Napoli oferece uma gastronomia italiana e internacional de dar inveja a qualquer máster chef. Há pratos muito bem servidos e saborosos, acompanhados de uma carta de vinhos de todas as partes do mundo.

Socorro oferece ótimas alternativas de compras de roupas, especialmente femininas, em polos muito bem construídos. São eles o Circuito das Malhas, a Moda de Fábrica e a Feira Permanente de Malhas. Vale a pena fazer uma visita e conhecer as novidades e tendências da moda.

rios-de-aventura-8

Serviços

Onde ficar

Chalés Santa Catarina

Onde comer

Segatto Restaurante

Ristorante D’Napoli

Passeios

7 Senhoras Specialty Coffee

Pedra Bela Vista

Mundaka Aventura

Pesqueiro Nenê Oliani

Rios de Aventura

Mais informações em: socorro.tur.br

Texto e fotos por: Marcos Telore, que viajou a convite dos Chalés Santa Catarina.

Comentários