logo

Telefone: (11) 3024-9500

Sintra, pertinho de Lisboa, tem atrações históricas | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Sean Pavone

Sintra, pertinho de Lisboa, tem atrações históricas

10 de março de 2016

Bem pertinho de Lisboa, capital de Portugal, 28 km de distância, a cidade de Sintra é uma ótima opção para um passeio de um dia. Palácios, igrejas, museus, bons restaurantes e ótimos cafés tem a emblemática cidade. A maneira mais fácil  é ir de trem. Eles partem da estação do Rossio ou de Roma/Areeiro e chegam a estação de Sintra, que fica a um quilômetro do centro da vila. A viagem de trem entre Lisboa e Sintra dura 40 minutos. Chegando nela, faça o tour até o centro a pé. Veja dicas de locais imperdíveis em Sintra:

O Palácio Nacional da Pena é o exemplo máximo da arquitetura romântica portuguesa. Construído no alto de uma colina de 500 metros de altura. O ar puro da montanha e a neblina que às vezes cerca o palácio só adicionam charme a esta obra prima. É possível também chegar até lá com o ônibus número 434 que sai da frente do Centro de Informações Turísticas bem no centro da cidade. O interior original do palácio foi mantido, e é possível ver objetos pessoais do rei e da rainha, além das salas luxuosamente decoradas e fotos originais.

Foto via Istock/ CCaetano

Foto via Istock/ CCaetano

Castelo dos Mouros – Esta impressionante edificação foi construída pelos árabes no século VIII. O castelo tinha enorme importância militar, já que sua posição privilegiada permitia que os seus moradores avistassem tropas inimigas a quilômetros de distância. Hoje em dia, restam apenas as muralhas do castelo e suas guaritas, sobre as quais é possível caminhar e ter vistas impressionantes da região de Sintra, do Palácio da Pena e até de Lisboa!

O Palácio Nacional de Queluz teve sua construção iniciada por D. Pedro III, em 1747. O Palácio de Queluz costuma ser comparado com Versalhes, na França, e foi lá que a Rainha Maria I viveu (e dizem que enloqueceu) depois da morte de Dom Pedro em 1786. Foi residência oficial da família real até a fuga para o Brasil, em 1807. É possível chegar a Queluz saindo de trem ou ônibus do centro de Sintra.

O Palácio de Monserrate foi construído por Francis Cook, e retrata as origens do seu dono, misturando os estilos mourisco, gótico e inglês. O palácio fica no topo de uma pequena colina, possui  belos jardins ao seu redor, perfeitos para relaxar ou tomar um bom copo de vinho. Monserrate é o exemplo perfeito das possibilidades infinitas da arquitetura das casas de campo de Sintra.

Foto por Istock/ Sean Pavone

Foto por Istock/ Sean Pavone

A Quinta da Regaleira é um dos palacetes mais especiais de Sintra, sendo considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Construído no meio da floresta, o prédio foi projetado pelo arquiteto italiano Luigi Manini, a pedido do seu dono, Antônio Augusto Carvalho Monteiro. O palácio é cercado por jardins luxuosos que têm poços, fontes e várias edificações interessantes. Dizem que várias partes dos jardins têm símbolos enigmáticos relacionados à alquimia, Maçonaria e até à Ordem dos Cavaleiros Templários. O acesso é bem fácil e pode ser feito a pé a partir do centro de Sintra.

Como chegar

Sintra está a cerca de 28 quilômetros de Lisboa, podendo ser acessada principalmente de trem. A cada 15 minutos há trens que partem da estação do Rossio em Lisboa.

Onde ficar

Penha Longa Resort – penhalonga.com

Tivoli Sintra – tivolihotels.com

Texto por: Eliria Buso

Comentários