logo

Telefone: (11) 3024-9500

6 cidades para apreciar o Sol da Meia Noite | Qual Viagem Logo

Aerial view of the alpine valley in sunlight. Great and gorgeous morning scene. Location place Puez-Odle National Park, Gardena, Seceda peak, Geisler Dolomiti group. Tyrol, Italy, Europe. Beauty world

6 cidades para apreciar o Sol da Meia Noite

19 de abril de 2018

O Sol da Meia-Noite é um fenômeno que acontece nos hemisférios sul e norte do planeta, na região do Círculo Polar Ártico.

O fenômeno natural acontece nessas regiões próximas aos polos terrestres. A Terra começa a girar em um eixo inclinado em relação ao Sol, de modo que essa parte da terra fique virada para o Sol durante o verão inteiro, onde ele pode ser visto quase o dia todo.

Descubra seis cidades onde você pode conferir tal espetáculo da natureza:

Tromso – Noruega

Foto via iStock/ Terje Lein-Mathisen

Foto via iStock/ Terje Lein-Mathisen

Conhecida antigamente como Paris do Norte, hoje é a capital do Ártico e a maior cidade da região norte da Noruega.

Lá, acontecem dois fenômenos naturais incríveis: a aurora boreal, entre setembro e março, e o sol da meia noite, que tem início no dia 20 de maio e vai até 20 de julho.

Fairbanks – Alasca

Foto via iStock/ Elizabeth M. Ruggiero

Foto via iStock/ Elizabeth M. Ruggiero

A cidade interiorana do Alasca é a segunda maior do estado e tem um ar típico de cidadezinha pequena.

O fenômeno do sol da meia-noite é tão importante para a cidade, que anualmente eles promovem o Festival do Sol da Meia Noite, ressaltando a importância do solstício para aquele povo. São 12 horas de música ao vivo, apresentações culturais e muitas barraquinhas de comida.

O evento pode ser visto entre os meses de abril a agosto, mas é só em junho que a luz do sol fica visível 24 horas.

Rovaniemi – Finlândia

Foto via iStock/ RomanBabakin

Foto via iStock/ RomanBabakin

Conhecida como a capital oficial do Papai Noel, Rovaniemi é uma mistura de cultura, contos de fadas e acontecimentos naturais.

Lá acontecem diversos eventos por conta do Sol da Meia Noite, e os visitantes podem escolher participar de todos eles para possuir diversas experiências do mesmo evento. É possível fazer trilhas com huskies pela floresta enquanto admira o fenômeno, tours fotográficos para poder conseguir os melhores cliques, enquanto guias te levam pelos melhores lugares de Rovaniemi ou flutuar no lago ártico usando um traje próprio, enquanto admira a paisagem da “noite sem noite”.

Yukon – Canadá

Foto via iStock/ Chilkoot

Foto via iStock/ Chilkoot

O território noroeste do Canadá é rodeado de montanhas e gelo. No inverno, a noite chega a ter mais de vinte horas e chove muito, no entanto, no verão, a temperatura pode passar até dos 30 graus e o sol fica visível quase o dia todo.

Uma das principais atrações é o comboio, um trenzinho turístico que leva a diversos pontos da cidade.

Illulissat – Groelândia

Foto via iStock/ RobertH82

Foto via iStock/ RobertH82

Conhecida como “Paraiso dos Icebergs”, a terceira maior cidade da Groelândia não encanta apenas por suas enormes geleiras, mas também por ser cenário de um dos fenômenos naturais mais intrigantes da natureza.

É possível conhecer a arte local, fazer passeios de barco por entre os fiordes de gelo, e claro, aproveitar o espetáculo do sol da meia noite.

Reykjavík – Islândia

Foto via iStock/ TomasSereda

Foto via iStock/ TomasSereda

A capital da Islândia é a cidade mais setentrional do mundo. Durante a temporada de inverno, os dias duram apenas quatro horas, enquanto no verão, a dia simplesmente não tem fim.

Entre as atrações que podem ser exploradas durante o dia inteiro estão as águas termais do Lago Azul, o farol de Grótta, cachoeiras e montanhas.

Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ leonid_tit

Comentários