logo

Telefone: (11) 3024-9500

Sardenha: belas praias paradisíacas no Mediterrâneo | Qual Viagem Logo

Beach Sardinia Capo Testa

Sardenha: belas praias paradisíacas no Mediterrâneo

26 de setembro de 2016

Quem acha que não existem belas praias na Europa está muito enganado. A Sardenha, ilha que pertence à Itália, possui quase dois mil quilômetros de um litoral belíssimo, com um mar azul e cristalino digno do Caribe. O clima é mais ameno do que no resto da Europa, com verões bem quentes e secos.

colorful coastal nature in Villasimius (Sardinia) with sea mountain. Lagoon of Porto Giunco for tourism

Foto por iStock / AniphaeS

Segunda maior ilha do Mar Mediterrâneo, a Sardenha fica a oeste da parte continental da Itália, logo abaixo da ilha francesa da Córsega. De uma ponta a outra, de norte a sul, são 250 km de extensão aproximadamente. Nas cidades, depare-se com influências espanholas, romanas, árabes, bizantinas e muitas outras. Com um relevo montanhoso no interior, o destaque fica mesmo por conta das praias.

Cada uma é mais bonita do que a outra. As águas são de um azul profundo, delimitadas por rochas e areia branquinha. Muitas delas têm um visual paradisíaco em enseadas e são isoladas das cidades e vilas, verdadeiros refúgios escondidos de tudo e de todos. Só ficam um pouco mais movimentadas na alta temporada, principalmente em agosto.

Spiaggia del Principe in Costa Smeralda, Sardinia

Foto por iStock / Gabriele Maltinti

A Sardenha é rodeada por algumas ilhas menores, como o arquipélago de La Maddalena, um parque nacional marinho. Lá estão algumas das praias mais bonitas da região, que permanecem praticamente intocadas. A ponta nordeste da Sardenha, entre La Maddalena, Porto Cervo, Olbia e um pouco mais ao sul, é conhecida como Costa Esmeralda, um dos destinos de veraneio mais badalados e glamorosos da ilha.

Blue beach with some people seen from the top. Cala Goloritze (Sardinia) in summertime

Foto por iStock / AniphaeS

É tanta beleza, que fica até difícil escolher quais são as praias mais bonitas da Sardenha. Entre as mais conhecidas estão Cala Mariolu, Cala Goloritze, La Pelosa, Cala Coticcio, Porto Giunco, Berchida Beach e Spiaggia del Principe.

Entre uma praia e outra, não deixe de conferir as ruínas antigas da ilha. A Sardenha possui mais de sete mil nuragues, enormes construções feitas em pedra em períodos pré-históricos. O principal deles é o Nurague de Barumini. Visite também a cidade de Alghero, onde as influências catalãs permanecem vivas em cada esquina, conheça a capital Cagliari, no sul da ilha, e faça uma trilha até o Cânion de Gorroppu.

Cagliari, Sardina, Italy cityscape.

Foto por iStock / Sean Pavone

Combine a viagem com uma visita à vizinha Córsega. Para atravessar o estreito que separa as duas ilhas, há passeios de barco que saem do extremo norte da Sardenha.

Como chegar

Em grande parte do ano, há voos diretos regulares entre Cagliari e várias cidades europeias, como Roma, Milão, Londres, Paris e Frankfurt, por diversas companhias aéreas. Outra opção é seguir de barco a partir da costa continental da Itália.

Onde ficar

Hotel Mariposas

Hotel Panorama

Cruccuris Resort

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / BastianLinder

Comentários