logo

Telefone: (11) 3024-9500

São Miguel dos Milagres: chique, preservada e natural Logo

003 - São Miguel dos Milagres_tendcriativa via SETUR ALAGOAS

São Miguel dos Milagres: chique, preservada e natural

9 de março de 2015

Quem está em Maceió pode aproveitar e conhecer lugares lindíssimos do litoral norte do estado de Alagoas. Saindo da capital e rodando 50 quilômetros, o turista encontrará um dos trechos de rodovia mais bonitos do país. Seguindo quase sempre paralelo à praia e ao coqueiral – depois disso, a estrada dá uma guinada para o interior. Passando por São Luís do Quitunde, deixe a rodovia principal e vire a direita em direção a Passo de Camaragibe e Barra de Camaragibe, onde a estrada volta a ser margeada pelo litoral e por belíssimas praias. Vale a pena dar uma esticadinha de 12 quilômetros, aproximadamente, e chegar a São Miguel dos Milagres.

A cidade é formada por quatro pequenos povoados, onde estão instaladas algumas das pousadas mais charmosas e bem estruturadas do litoral brasileiro. A AL-101 faz, às vezes, de avenida principal, interligando todos eles (e levando ao município vizinho de Porto de Pedras, onde fica a belíssima Praia do Patacho). O turismo começa a incentivar o desenvolvimento local, mas a cidade mantém traços de vila de pescadores. Na maré baixa, dá pra ver os recifes de coral e caminhar mar adentro até as piscinas naturais. Confira cinco motivos pra visitar São Miguel dos Milagres:

1 – Santuário do Peixe Boi – Há pouquíssimos lugares no país onde você pode ver de perto o mamífero ameaçado de extinção. Estima-se que na costa brasileira existam menos de 600. No Rio Tatuamunha orientado por guias você pode conhecer todo o processo de preservação. O passeio acontece na cidade vizinha de Porto de Pedras. Informe-se em frente a igreja de São Gonçalo.

2- Praia do Marceneiro – Na maré seca a praia fica especialmente bela e é uma das poucas com acesso de carro.  Boa para a prática de caminhadas e ótima para realizar passeios nas barreiras de arrecifes. Tons de azul e verde se mesclam por lá.

3 – Praia do Patacho – considerada uma das mais bela do país possui mar claríssimo, coqueiros por toda a parte e sossego.  Na maré baixa caminha-se por quilômetros mar adentro que possibilita os turistas nadar e fotografar a vida marinha.

4 – Praia do Toque – Aqui fica uma das maiores piscinas naturais da região. Na “Piscina do Toque” a água é tão transparente que mesmo sem snorkel, dá pra ver uma quantidade incrível de peixes.

5 – Rio Tatuamunha – Repleto de manguezais, e berço de dezenas de espécies o rio é um berçário natural para pequenos peixes, siris, caranguejos e outros pequenos animais. As águas do rio são escuras, geladas e completamente limpas.

Foto por tendcriativa via SETUR ALAGOAS

Foto por tendcriativa via SETUR ALAGOAS

ONDE FICAR – Pousada do Toque (praia) –  Diárias a partir de R$ 900,00, todos os chalés tem lençóis Trussardi, colchas de rendas de filé ar condicionado Split e Ipod. www.pousadadotoque.com.br

Aldeia Beijupirá. O charme do hotel são os seus chalés mediterrâneos, com paredes caiadas, portas e janelas azuis. Ótima gastronomia. De frente para o mar espreguiçadeiras garantem a mordomia. www.aldeiabeijuria.com.br

COMO IR – A partir de Maceió alugar um carro e seguir para o litoral norte alagoano até a atingir a AL- 101.  São Miguel fica há menos de 100 quilômetros de Maceió. Informe-se nos hotéis da capital as empresas de receptivo que oferecem passeios de um dia para a charmosa praia.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destacada: tendcriativa via SETUR ALAGOAS

Comentários