logo

Telefone: (11) 3024-9500

São Francisco Xavier: um oásis para os paulistas e joseenses | Qual Viagem Logo

sl_panoramica-cidade

São Francisco Xavier: um oásis para os paulistas e joseenses

15 de setembro de 2017

Simpática e atraente, São Francisco Xavier é um ótimo refúgio para quem procura por natureza, montanhas, clima agradável e cachoeiras para se refrescar no calor de São Paulo. Distrito de São José dos Campos, a 94 km da capital paulista, a pequena vila, repleta de charme, está situada na Serra da Mantiqueira e oferece opções de lazer e atividades de ecoturismo.

O destino vem conquistando os paulistas e recebendo cada vez mais turistas. Isso é devido à beleza natural existente no local, onde você pode abusar das cachoeiras, conferir o artesanato e saborear uma deliciosa gastronomia que usa produtos naturais oriundos da Serra da Mantiqueira. Além desses atrativos, outro destaque está nas charmosas e românticas opções de hospedagem, em ribeirões de águas cristalinas, trilhas, picos de altitude, ranchos e fazendas, em meio à abundância da fauna e da flora.

sl_crbst_cachoeira-01

Foto por Reprodução via www.saofranciscoxaviersp.com.br

Os esportes radicais e de aventura, voltados à preservação e à contemplação da natureza, são outras opções para os visitantes. Você poderá desfrutar do trekking, escalada, rapel, cascading, mountain bike, boia cross e até sentir o friozinho na barriga em um voo livre. Além dos destaques citados acima, em São Francisco Xavier não deixe de praticar a observação de aves – há inúmeras espécies existentes nas áreas preservadas e protegidas.

Enquanto isso, na rua principal estão concentrados diversos restaurantes, bares, lojas de artesanato e comércio em geral. Há também a praça da igreja, com bancos e parquinho para crianças, local que serve de palco para as apresentações de músicas ao ar livre.

sl_crbst_coreto-praca

Foto por Reprodução via www.saofranciscoxaviersp.com.br

A tradição e a cultura do campo são valorizadas e se fazem presentes pelos moradores, que fazem questão de preservá-las para que o turista se encante com a beleza e as características de uma cidade pequena do interior. Mesmo assim, o calendário anual é repleto de festas e eventos. No mês de outubro, o distrito recebe três festas, e uma delas, é claro, é em comemoração à Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), data que também se comemora o Dia das Crianças.

Quem optar por conhecer outras cidades vizinhas, tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais, pode ir para Monte Verde (MG), a 57,3 km, ou para Campos do Jordão (SP), a 77,5 km.

Onde ficar

Pousada Apoena

Pousada Recanto das Pedras

Pouso do Rochedo

Onde comer

Neo Armazém

João de Barro – Empório & Restaurante

Serra das Águas

Villa K2

Texto por: Caroline de Oliveira

Foto destaque por Reprodução via www.saofranciscoxaviersp.com.br

Comentários