logo

Telefone: (11) 3024-9500

Santa Cruz Cabrália: lindas praias e fazenda ecológica no sul da Bahia | Qual Viagem Logo

6736588901_87010227bd_b

Santa Cruz Cabrália: lindas praias e fazenda ecológica no sul da Bahia

25 de abril de 2016

Na Costa do Descobrimento, no litoral sul baiano, Santa Cruz Cabrália é uma cidade construída em dois planos, seguindo a tradição portuguesa. Existe a cidade alta que abriga a grande parte cultural como igrejas e construções da época colonial e a parte baixa com as praias, rios e reservas indígenas.

São 22 km  partindo do centro histórico de Porto Seguro passando por belas praias, até chegar a Santa Cruz Cabrália, na foz do Rio João de Tiba. Aproximadamente 16 km depois do trevo de Porto Seguro, o visitante chega em Coroa Vermelha, um dos diversos distritos de Santa Cruz Cabrália, e local da celebração da primeira missa no Brasil e onde se encontram diversas famílias de índios pataxós que ali residem, e vivem do comércio de artesanato indígena, usando madeira, palha e objetos do mar como areias, conchas do mar e outros utensílios.

Foto por Jota Freitas via Turismo Bahia

Foto por Jota Freitas via Turismo Bahia

Neste local, vale conhecer tanto o Memorial da Primeira Missa e a réplica da cruz que emoldurou esse evento histórico religioso. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, oito décadas depois, a Vila de Santa Cruz foi transferida para um platô na foz do Rio João de Tiba, o atual Centro Histórico, como forma de proporcionar à população melhores condições de defesa para os frequentes ataques indígenas. O Mirante de Coroa Vermelha proporciona uma bela vista panorâmica de toda cidade.

E as praias de Coroa Vermelha,  da Ponta de Santo Antônio,  de Arakakaí, de Guaiú, de Mutari, de Santo André e a do Mogiquiçaba. Completam as belezas do local.

Um passeio indescritível é visitar a Fazenda Mãe Tereza. Nela o turista encontrará um parque ecológico instalado em uma fazenda de coco, a dois quilômetros do centro histórico da cidade. Na programação, atividades como caminhadas por trilhas em meio à mata Atlântica, cavalgadas, banhos de rio, pesca artesanal, tirolesa e passeios de caiaque.

Foto por maetereza.com.br

Foto por maetereza.com.br

Por toda a propriedade é possível observar espécies nativas da flora e da fauna, como cajueiros, coqueiros e árvores da piaçava e do dendê, além de bichos-preguiça, pica-paus, tamanduás, tucanos, sabiás, além de muitos peixes e tartarugas que tem no rio João de Tiba um berçário para procriarem. Com sorte você pode avistar bandos de macacos e pequenos roedores. Mais informações maetereza.com.br

Onde ficar

bahiacabralia.com.br

vilarosada.com.br

Como Chegar

A Tam, Gol e Azul operam voos diários de Guarulhos, Congonhas e Campinas para Porto Seguro.

Quem leva

cvc.com.br

visualturismo.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Tayse Argôlo – Setur

Comentários