logo

Telefone: (11) 3024-9500

Salto, menos famosa que a vizinha Itu, tem atrativos naturais e históricos | Qual Viagem Logo

Foto: Paulo Li - Expressão Studio

Salto, menos famosa que a vizinha Itu, tem atrativos naturais e históricos

24 de agosto de 2017

Vizinha da famosa cidade onde tudo é grande (Itu), Salto é ainda um destino pouco explorado pelos paulistanos. Mas, com a união de belezas naturais e preservação histórica, a cidade tem tudo para atrair turistas de todo o Estado. Além da diversão garantida nos atrativos localizados às margens do rio, o local oferece um conjunto arquitetônico edificado nos séculos XIX e XX, que remetem ao começo da industrialização paulista.

Em atividade desde o século XIX, o parque industrial tem uma grande diversidade de segmentos, como metalurgia e plásticos, ligados a área automotiva, química, construção civil e outros. São mais de 639 estabelecimentos.

Foto: Paulo Li - Expressão Studio

Foto: Paulo Li – Expressão Studio

A história da cidade começou em 1698 com a fundação da capela do sítio Cachoeira. Desmembrou-se da cidade de Itu no século XIX, mas apenas em 1917 a cidade deixou de se chamar “Salto de Itu”, passando a ser denominada Salto.

Considerado Estância Turística, o município, distante apenas 100 quilômetros da capital paulista, faz parte do Roteiro dos Bandeirantes e possui diversos atrativos para ecoturismo, contemplação e turismo pedagógico.

O grande destaque fica por conta do Complexo Turístico da Cachoeira, um espaço com diversas atrações turísticas criadas em função da Cachoeira do Ytu-Guaçu, também conhecida como Cachoeira do Salto Grande. Lá está a maior queda d´água existente no rio Tietê. No espaço, o visitante pode desfrutar de paisagens surpreendentes pontuadas pela centenária Ponte Pênsil, construída ao lado da Fábrica de Tecido Brasital SA, pelo Caminho das Esculturas, que faz referência aos principais personagens da história da cidade, bem como pela Ilha dos Amores situada logo a acima da cachoeira.

E ao lado da cachoeira, o Memorial do Rio Tietê completa a visita com um rico acervo que faz referência às tradições culturais e aos aspectos geográficos atrelados a este importante rio paulista.

Foto: Paulo Li - Expressão Studio

Foto: Paulo Li – Expressão Studio

Outro atrativo que chama a atenção, principalmente de famílias com crianças, é o Parque da Rocha Moutonnée. Com 43.338 metros quadrados de área, o parque oferece aos visitantes diversos painéis explicativos sobre o surgimento da vida no planeta, bem como nove réplicas de dinossauros da era mesozoica. O parque, tombado pelo CONDEPHAAT, ainda conta com resquícios florísticos que indicam as alterações climáticas na escala geológica, bem como oferece um dos mais importantes vestígios geológico do país: a rocha moutonnée, um granito róseo com o formato arredondado, lembrando um carneiro deitado.

Ainda em torno da natureza que cerca a cidade, o Parque de Lavras, margeado pelo rio Tietê, é o lugar ideal para fazer trilhas e apreciar as paisagens naturais. Com cerca de 140 mil metros quadrados de área, o espaço também oferece aos visitantes outros atrativos como a nascente modelo, a praça do granito, o relógio do sol, o jardim das bromélias e o conjunto histórico- arquitetônico construído em 1906, que deu origem a segunda usina hidrelétrica construída no leito do Rio Tietê.

Foto: Paulo Li - Expressão Studio

Foto: Paulo Li – Expressão Studio

Entre os belos conjuntos arquitetônicos da cidade, se destacam: a Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat, datada de 1698 e o Museu da Cidade Ettore Liberalesso, situado na antiga Cada D’Italia, construída em 1903. Além disso, obras como o Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat e a escultura “Palma de Ouro”, doada pelo cineasta saltense Anselmo Duarte, e espaços como o Pavilhão das Artes completam um roteiro cultural por Salto.

Foto: Paulo Li - Expressão Studio

Foto: Paulo Li – Expressão Studio

Como chegar

Salto fica a pouco mais de 100 quilômetros de São Paulo e tem fácil acesso pelas rodovias Castelo Branco (SP-280) e Bandeirantes (SP-348).

Onde ficar

Salto Plaza Hotel

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque: Paulo Li – Expressão Studio

Comentários