logo

Telefone: (11) 3024-9500

Roteiro completo para curtir as férias em Caldas Novas | Qual Viagem Logo

imagem_release_1332048

Roteiro completo para curtir as férias em Caldas Novas

26 de junho de 2018

Caldas Novas, em Goiás, é um dos principais destinos turísticos do Brasil e um dos maiores da região Centro-Oeste. Com 85 mil habitantes, a cidade recebe mais de quatro milhões de visitantes todos os anos, que chegam atraídos pelas fontes de águas termais que emergem a 58°C do solo e mantêm uma temperatura média de 32°C. Essa característica faz com que os empreendimentos hoteleiros não economizem quando o assunto é piscina e, por isso, muitos dos hóspedes ficam um bom tempo das viagens em seus hotéis.

Apesar da água termal ser a principal atração de Caldas Novas, a cidade tem mais a oferecer quando o assunto é turismo, possuindo lindas cachoeiras e uma natureza exuberante. E por ser um local relativamente pequeno, quem tiver interesse em passeios fora dos hotéis consegue conhecer a região em poucos dias. Confira algumas dicas a seguir:

Casarão dos Gonzaga

Foto por Adilson Zavarize

Foto por Adilson Zavarize

Patrimônio histórico e cultural da cidade de Caldas Novas, o Casarão dos Gonzaga foi construído no começo do século XX por Orcalino Santos, um dos responsáveis pela emancipação política da cidade junto ao primeiro prefeito, Bento de Godoy. Em estilo colonial, a casa, que é uma das mais antigas da cidade, hoje abriga o centro de apoio ao artesão. Em seu interior, encontra-se um acervo de peças antigas, guardando todas as características da época.

Praça Mestre Orlando

Também conhecida como Praça da Matriz por ser o local da principal igreja da cidade, inaugurada em 1850, ou Praça Central. Símbolo do crescimento e da vocação turística de Caldas Novas, a Praça Mestre Orlando é um ponto de encontro tanto de moradores quanto de visitantes, já que, além da igreja e dessa representatividade toda, fica bem em frente ao Calçadão Orcalino Santos, cheio de bares e restaurantes.

Santuário Nossa Senhora da Salete

O objetivo do Santuário é promover a evangelização reconciliadora, encontros para a reflexão, romarias e peregrinações. É aberto a todas as pessoas, sejam elas curiosas, que desejam buscar atendimento pastoral ou que vão ali apenas que expressar a sua fé cristã. Pode ser uma excelente opção para o turismo religioso, além de oferecer uma bela vista da cidade.

Parque Estadual Serra de Caldas – PESCAN

Foto por Adilson Zavarize

Foto por Adilson Zavarize

Essa dica de passeio é ótima para quem não abre mão da água termal, mas quer ter ainda outras experiências em contado com a natureza. Localizado a apenas 5 km do centro da cidade e com 120 km² de extensão, o Parque Estadual Serra de Caldas é uma unidade de conservação que foi criada em 1970 para proteger o principal ponto de recarga do lençol termal da região. Aberto à visitação desde 1999, o PESCAN recebe cerca de três mil pessoas por mês e, em julho, devido ao período de férias, esse número chega a dobrar.

O parque possui duas trilhas que levam a belas cachoeiras e mirantes da região: a trilha da Cascatinha tem meia hora de duração aproximadamente e quem a percorre, ao final, dá de cara com uma linda cachoeira de quatro metros de queda. Para quem pensa em fazer esse tipo de passeio, vale também a caminhada até a Cachoeira do Paredão, que tem queda de seis metros. Em ambas, há a formação de uma piscina pra recompensar a caminhada, e para finalizar, três mirantes com vista de 360° para a cidade de Caldas Novas.

Lago Corumbá

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Além de abastecer a Usina Hidrelétrica de Corumbá I, o Lago de Corumbá é ponto de encontro dos praticantes de esportes náuticos. Com 65 km², é perfeito para passeios de lancha, barco e jet-ski, que levam a cachoeiras e também a bares ao longo da orla. Com natureza abundante, o lago proporciona um maravilhoso passeio ecológico.

Privé Diversão

Fora esses roteiros, quem não estiver hospedado em Caldas Novas, mas quiser curtir as piscinas, pode aproveitar os vários parques aquáticos espalhados pela cidade. Aqui, destaque para o Privé Diversão, composto pelo Clube Privé, Water Park e Náutico Praia Clube. Visitantes podem obter ingressos individuais ou o passaporte, que dá direito à diversão nos três empreendimentos. Para compras diretamente na loja virtual, há opções de ingressos com preços exclusivos.

Clube Privé

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

É o parque pioneiro da cidade de Caldas Novas e o mais tradicional dos três, sendo muito procurado por famílias. É nele que está a atração infantil “Clubinho da Criança”, um mundo encantado onde existe água quente com escorregadores, duchas temáticas e muita diversão, além do “Espaço Zen”, para os pais que quiserem aproveitar um banho de ofurô e saírem de lá revigorados. Apesar do foco na família, o Clube Privé também tem toboáguas radicais, piscinas de água quente e fria, sauna, recreação, serviço de foto e vídeo, restaurante, bar molhado, pizzaria e churrascaria.

Water Park

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Localizado a menos de 800 metros do centro de Caldas Novas e com estrutura completa, o Water Park é um dos principais parques aquáticos da cidade. Conta com piscina de ondas, toboágua gigante, rampa para deslizar com ou sem boia e playground aquático com escorregador e labirinto. Nesse espaço, hóspedes e visitantes desfrutam não só das piscinas de águas termais, como também de uma grande variedade de opções de alimentação, como churrascaria, restaurante, bar molhado, sorveteria, creperia e lanchonete. O Water Park recebeu recentemente o Certificado de Excelência do TripAdvisor.

Náutico Praia Clube

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Localizado às margens do Lago de Corumbá, a 8 km do centro de Caldas Novas, o Náutico Praia Clube reúne lazer aquático temático e experiências náuticas, como passeio de escuna. Possui piscinas de água aquecida, de água fria, com ondas e com hidromassagem, bar molhado, toboáguas radicais, além de atrações infantis como a “Ilha do Kaká” e o “Clubinho do Pirata”, com personagens próprios do Privé Diversão. Para comer e beber, oferece lanchonetes, bares e restaurantes.

Mais informações em: privediversao.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários